terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Série de entrevistas: Bolsa Família (parte 2 de 5)

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Antes de falarmos do Programa Bolsa Família é importante entender o Cadastro Único.

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal é um instrumento que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, entendidas como aquelas que têm renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; ou renda mensal total de até três salários mínimos.

O Cadastro Único permite conhecer a realidade socioeconômica dessas famílias, trazendo informações de todo o núcleo familiar, das características do domicílio, das formas de acesso a serviços públicos essenciais e, também, dados de cada um dos componentes da família.

O Governo Federal, por meio de um sistema informatizado, consolida os dados coletados no Cadastro Único. A partir daí, o poder público pode formular e implementar políticas específicas, que contribuem para a redução das vulnerabilidades sociais a que essas famílias estão expostas.

O Cadastro Único é coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), devendo ser obrigatoriamente utilizado para seleção de beneficiários de programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família.

O Cadastro Único é auto declaratório e o Responsável Familiar assina pelas informações prestadas na hora da entrevista, ficando ciente que: em caso de omissão de informações ele poderá responder judicialmente. A cada ano o governo federal faz cruzamento de dados com Inss, Ministério do Trabalho e outros órgãos para averiguações de possíveis irregularidades e manda um relatório ao município para que faça averiguação. Diante do relatório o município através de um Assistente Social juntamente com o Conselho Municipal DE Assistência Social, instância fiscalizadora no programa Bolsa Família no município faz as devidas averiguações e responde ao Ministério do Desenvolvimento Social a veracidade das informações obtidas no cruzamento de dados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.