quarta-feira, 30 de abril de 2014

Conheça as 15 candidatas ao título de Rainha da 2º Cocal Fest

por Davi Carrer 
– cocalcomunitario@gmail.com

Já foram divulgadas a lista das 15 candidatas ao título de Rainha da 2º Cocal Fest. Este ano há representantes dos bairros Centro, Rio Comprudente, Boa Vista, Rio Galo, Guanabara, Jardim Itália, Monte Carlos, Jardim das Palmeiras, Vila Nova, Cristo Rei, Horizonte, União, Rio Perso, Jardim Elizabeth, Brasília, todas entre 16 e 21 anos. O concurso que irá eleger a soberana e as princesas no dia 9 de maio, às 20 horas, no Ginásio de Esportes Gílio Búrigo. A Cocal Festa ocorre de 24 a 28 de setembro.

Confira os nomes e algumas características das candidatas:

Moradores do Guanabara deixam Câmara indignados após rejeição de projeto

por Rodrigo Szymanski  e Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Os moradores do Bairro Guanabara lotaram o plenário da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul na noite de ontem (30/4), mas não ficaram até o final. Em forma de protesto, após os vereadores rejeitarem por 5 votos a 3 o projeto de construção da nova garagem de máquinas da Prefeitura, eles se retiraram da sessão. Um dos munícipes bateu palmas e disse “palmas para vocês”, indignado com a rejeição. Outra moradora do Bairro questionou os vereadores na saída: "daqui 20 anos vocês vão ver as crianças doentes!" (há uma creche do lado da garagem). Vários munícipes se manifestaram com falas, dentro e fora da Câmara. Após a retirada, os moradores ficaram do lado de fora e a sessão continuou em clima tenso.

O projeto era no valor de R$ 500 mil para construção da nova garagem, na Área Industrial II, e foi rejeitado pelos vereadores da bancada do PSDB (Edson Rosso, João Geraldo Echeli, Telma Possamai Della e Sidney Duarte de Oliveira) e do pelo vereador Volnei Da Silva (PSD). O argumento base para rejeição foi a necessidade de construir um conjunto habitacional na cidade. "Eu sempre fui solidário àquele bairro, desde quando era secretário, mas como esta o projeto não dá, tenho certeza que o projeto voltará novamente e será aprovado, mas hoje temos outras prioridades”, comentou Sidney. O vereador Edson alegou que “enquanto o prefeito não realizar as indicações do PSDB, não vamos aprovar”.


Já a vereadora Roseny Cittadin Barbosa (PMDB), a Nega,  se posicionou a favor do projeto. “Sou a favor deste projeto, acompanho os transtornos daqueles moradores. Se não for aprovado agora, somente ano que vem”, explicou Nega. O vereador Luiz Henrique de Bittencourt (PP), que defendeu o projeto na tribuna, disse acreditar que o projeto seria votado por unanimidade pela necessidade da transferência da garagem, que estava com uma ação na justiça para retirada do atual local.

Os vereadoras também aprovaram por unanimidade o repasse de bolsas no valor de R$ 50 mil para a Unibave, campus de Cocal do Sul. também foram aprovados dois projetos para agricultores, um deles fornecendo insumos para a agricultura familiar e outro que visa análise de solo para tratamento do mesmo para maior produtividade.

Hoje é o último dia para pagar IPTU em cota única

por Davi Carrer
  - cocalcomunitario@gmail.com

Esta quarta-feira (30/4) é o último dia para pagar o IPTU em conta única, com desconto de 10%. Também será concedido 5% para aqueles que preferirem pagar até o dia 30 de maio em cota única. O desconto será aplicado ao total do imposto e não incidindo sobre as taxas de serviços e os preços públicos.

Além disso o IPTU poderá ser parcelado em até cinco vezes com vencimentos em 30 de abril, 30 de maio, 30 de junho, 31 de julho e 29 de agosto (2014).

O IPTU poderá ser pago nos bancos do Brasil e Besc e na Caixa Econômica, bem como, na lotérica e Correios.

Os carnês poderão ser retirados na sede da Prefeitura Municipal, no Setor de Tributos, das 8 às 12 horas e das 13 às 16 horas. A previsão é de que seja entregue cerca de sete mil carnês.

Os sul cocalenses também podem retirar sua guia de pagamento na Internet (o cidadão precisa estar com o seu CPF cadastrado no setor de tributos da Prefeitura).

Clique aqui para emitir a guia do seu IPTU (selecione a opção Guias de IPTU e digite seu CPF)

terça-feira, 29 de abril de 2014

Opinião: Revolução das #hashtag# contra o Racismo?

por Rodrigo Szymanski 
 - cocalcomunitario@gmail.com

As coisas andam estranhas mesmo. O mundo anda ao avesso. Nestes últimos tempos virou moda protestar. Não que eu ache isso ruim, muito pelo contrario, acho isso ótimo. É sensacional que as pessoas começaram a aderir a posturas críticas.

Até algum tempo, protestar era visto com maus olhos pela sociedade. Lutar por melhorias? Brigar por dignidade? Defender direitos humanos? Resistir ao sistema? Tudo perda de tempo!

Um boom de #hashtag# movimenta as redes sociais e leva o debate para a vida (assim espero). Mas qual a análise que faço para aderir a um “movimento revolucionário das hashtag”? (por favor, não me entenda mal, eu acho que devem continuar). Nesta última semana dois movimento balançaram as redes sociais,  #avidaésagrada, sobre a morte do DG, dançarino do programa Esquenta (Rede Globo), apresentado por Regina Casé, e #somostodosmacacos, criado por Neymar (aderida por artistas globais), em referência à ação de racismo contra Daniel Alves, que comeu uma banana jogada em campo.

Bom, a morte de jovens negros nas periferias, em especial pelo extermínio feito pela polícia não é tema de hoje. Há muito tempo se debate estes temas, preocupação que não nasceu agora. Sim, os jovens morrem nas periferias! Sim, a polícia mata! Sim, o estado não esta nem aí para as periferias! Sim, o tráfico é um problema seríssimo! A juventude negra possui os maiores índices de homicídios, desemprego e baixa escolaridade do Brasil. Mas, “graça” a Rede Globo parece que a população internauta acordou e saiu em defesa da vida destes jovens? Ou somente deste jovem? Até alguns dias atrás existia uma defesa de que a barbárie que fizeram em amarrar um jovem negro a um poste era normal. Para muitos até a solução dos problemas. O grito pela redução da idade penal sem debate ainda ecoa. Podemos perguntar, #avidaésagrada somente para alguns? Ou para todos?

Da mesma forma, a campanha #somostodosmacacos. Que por sinal foi criado por uma agência de publicidade (acho que a atitude do jogador no momento foi inteligente. Movimentou os defensores dos direitos humanos e principalmente os agentes dos movimentos negros. Macaco é o termo pejorativo que sempre foi usado como forma de expressar que os brancos são diferentes dos negros, e os negros não são humanos! Não podemos achar que a opressão é normal #SomosTodosHumanos! Esta adesão maciça de artistas globais, sem um debate com os movimentos negros causa estranheza. Pois os mesmos que negam o racismo negam os programas de políticas afirmativas, como as cotas raciais. Negam a falta de oportunidade para negros, negam as divisões por cor, são os mesmos que se afirmam como #somostodosmacacos.

Agora cabe uma reflexão profunda destes temas, e de tudo o que esta por trás. O racismo existe no Brasil e mata. Não podemos tratar temas como estes, vitais a existência, como mero “protesto de hashtag”. É preciso chegar à raiz do problema, o cerne das contradições de nossa sociedade.  Devemos sim nos manifestar, gritar contra as injustiças, devemos sim ser “indignados e rebeldes”. Porém, precisamos compreender o todo, e o melhor para isso é ir às fontes de quem a anos dedica à vida em defesa destes temas. Conhecimento nunca é de mais.

Unesc contrata professores para diversos cursos de graduação

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Aos professores sul cocalenses interessados, a Unesc abriu inscrições para o processo seletivo externo de docentes em 14 cursos. Os professores contratados ministrarão aulas na Universidade a partir do segundo semestre de 2014.

São oferecidas vagas nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design, Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Química, Tecnologia em Jogos Digitais, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Letras (Língua Portuguesa), Enfermagem, Fisioterapia, Medicina e Odontologia.

Os interessados podem se inscrever até 21 de maio, de segunda a sexta-feira, das 9 às 12 horas e das 14h30 às 19 horas, no DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), na sala 13 do Bloco Administrativo da Unesc, ou encaminhar a documentação pelo correio (Avenida Universitária, 1105, Bairro Universitário, 88806-000, Criciúma, SC).

Os candidatos poderão se inscrever em até três disciplinas. No dia 10 de junho será divulgado os selecionados para a segunda etapa, que contará com entrevistas e aulas, de 13 a 26 de junho. O resultado final será divulgado dia 4 de julho.


(Colaboração: Secom Unesc)

Caratê: Sul cocalense é vice-campeã da Liga do Desporto Universitário

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A sul cocalense Cristina Acácio ficou em segundo lugar na Liga do Desporto Universitário de Lutas, realizada neste fim de semana (26 e 27/4), em Maceió. Ela competiu no Caratê, na modalidade Kumitê Individual Feminino (+68 kg Especial). Cristina é estudante da terceira fase do curso de Psicologia da Unesc, e representava a instituição.

A Liga é organizada pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário). Exceto o Judô, todas as outras modalidades utilizaram a competição em Maceió como seletiva para os Mundiais Universitários de 2014: Taekwondo em Hohot (China), de 8 a 14 de junho; Karatê em Bar (Montenegro), de 29 a 22 de junho e Luta Olímpica em Pecs (Hungria), de 7 a 13 de julho.

Digital: Sul cocalenses já contam com novo modelo de carteira de trabalho

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Já diziam que o futuro é agora. E um objeto muito utilizado por todos os trabalhadores está mudando, agora também para os sul cocalenses. A partir de agora, o Sine (Sistema Nacional e Emprego) Cocal do Sul passa a realizar a emissão de Carteira Profissional do Trabalho por meio de sistema digital.

O documento trará todas as informações do trabalhador, desde o número do registro profissional, até o PIS, oferecendo condições mais rápidas para o emprego aos candidatos.

“A Carteira Profissional é a exigência maior para a inserção no mercado formal de trabalho. Para ter acesso ao documento, o interessado poderá fazer a solicitação verbal no posto do Sine, portando apenas os documentos básicos, como certidão de Nascimento ou Casamento, Identidade (RG), CPF e comprovante de residência. Não haverá mais a necessidade de levar foto, pois ela será produzida no local. O documento ficará pronto num prazo de 15 dias”, relata a responsável pelo Sine, Maria Margareti Lenhani.

Mais informações pelo telefone: 3403-1122.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Alô Cidadão: Na faixa amarela é proibido!

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

No centro da cidade não temos as melhores calçadas em termos de acessibilidade. Na área central, em um determinado ponto, temos uma escadaria que dificulta o acesso dos pedestres, e do lado uma faixa amarela. Porém é costumeiro passar ali e ver carros estacionados. Dificulta o acesso!.

Alô Autoridades precisamos fiscalizar mais para garantir a acessibilidade! Alô Cidadão, na faixa amarela é proibido!

Espaço Educação: A capacidade de ir além

por Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Somos seres feitos para ser mais, ir além. Mas para isto é necessário planejar o caminho que pensamos percorrer. Às vezes caímos na tentação de pensar que apenas “mentalmente” seremos capazes de planejar nossa vida (e talvez alguns até consigam... Você é um/a desses/as?).

Mas antes de chegar a uma conclusão, acompanhe comigo:
Imagine você hoje escrevendo em um caderno um pouco de sua vida (família, relacionamento, amigos, trabalho, lazer, igreja, sentimentos, desejos). Depois, no outro dia você volta e lê o que escreveu, e começa a escrever um pouco do que você realmente acredita, seus sonhos, aonde você quer chegar. Depois começa a escrever a maneira como você planeja chegar aos seus sonhos...

Depois você vai revisitando seu projeto, modificando coisas que percebe incoerentes, coisas que em momentos de reflexão e de oração percebeu serem contraditórias.

Agora me diga, qual seria a melhor maneira de planejar a sua vida? Escrevendo?  Ou “mentalmente”?

Se você acredita mesmo que não é necessário escrever, então não escreva!

Mas se você percebe que escrever ajuda, então pense nessa proposta. E se um dia optar usar desta “maneira” de se projetar a vida, comece!

Planejar a vida leva a uma maior liberdade...

Mas tenha claro, fazer um Projeto de Vida exige dedicação e vontade. Não pode ser uma obrigação. Deve partir de uma profunda necessidade. Necessidade de assumir a sua vida.

“Ao elaborar o projeto de Vida fica evidente que estamos assumindo a vida e, tomando-a em nossas mãos, queremos direcioná-la, fazendo-nos sujeitos da História, sendo cada vez mais livres, encontrando o sentido da vida” (Marcando História: Elementos para construir um Projeto de Vida).

Quanto mais planejamos, mais sabemos o que estamos fazendo e para onde estamos indo. Fica mais difícil entrarmos em modismos desse jeito. Enfim, planejando nossas vidas nos tornamos sujeitos da nossa própria história, e por isso somos mais livres. Mas o que significa ser livre? Devemos tomar cuidado na resposta, pois sem refletir podemos dizer que ser livre é “deixar a vida nos levar”, sem planejamento algum. Se você fizer isto, deixar a vida te levar, vai estar seguindo qualquer proposta oferecida pela sociedade. Isto é ser livre?

E para refletir um pouco mais eu vos convido a ler a mensagem de Marina Colasanti.

EU SEI QUE A GENTE SE ACOSTUMA... MAS NÃO DEVIA (link)

Coopercocal realiza desligamento no Rio América nesta terça

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Coopercocal vai realizar o desligamento de energia elétrica para manutenção no Rio América, em Urussanga, terça-feira (29/4).

Os moradores ficarão sem eletricidade das 8 às 11 horas.

O desligamento somente vai ocorrer em condições climáticas favoráveis. Por medida de segurança o cidadão deve considerar a rede energizada.

Espaço Tigre: Nova derrota no Brasileiro

por Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

O Criciúma tentou e lutou até o fim, mas não foi desta vez que a equipe tricolor conseguiu conquistar os primeiros pontos no Campeonato Brasileiro da Série A. O Tigre foi até Itumbiara (GO) enfrentar o Goiás, pela segunda rodada da competição, e foi derrotado pelo placar de 1 a 0, na noite de domingo (27/4). O jogo foi equilibrado e o Criciúma criou grandes oportunidades, mas parou nas defesas do goleiro adversário. Com esse resultado o Tigre ocupa a 19ª posição na tabela de classificação, ainda sem nenhum ponto conquistado.

O Criciúma volta a jogar pela Série A do Campeonato Brasileiro no próximo domingo (4/5), às 16 horas, contra o Figueirense, no Estádio Heriberto Hülse. O clássico catarinense é válido pela terceira rodada da competição. No duelo se enfrentam as únicas equipes que ainda não pontuaram no Brasileiro.

(Colaboração - Texto: Leonardo Zanin e Foto: Fernando Ribeiro – Criciúma Esporte Clube)

domingo, 27 de abril de 2014

Cerca de 500 motos no Encontro Águia de Aço

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Cocal do Sul foi invadida pelos roncos dos motores de motos no último sábado (26/4). Quem passava próximo ao Centro da cidade podia ver as mais de 500 motos que circularam pelo 3° Encontro de Motos do grupo “Águia de Aço”, com apoio da Prefeitura, Polícia Militar e lanchonete Nó de Pinho.

O evento, que começou antes do meio dia, foi até o inicio da noite. Para a animação do Encontro havia banda de rock, para combinar com as jaquetas pretas e o ronco dos motores.

Segundo a organização o evento é anual e já se pensa no próximo encontro para movimentar a cidade.


Algumas manchetes de Cocal do Sul desta semana #17.14

por Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

As três publicações mais acessadas e comentadas desta semana no Cocal Comunitário:
# Espaço Educação: Representantes de quem?
# Vereadores realizam sessão sem pauta, em cerca de 4 minutos
# Fala Comunidade: vandalismo na Praça

Confira notícias relacionadas à Cocal do Sul em outros veículos de comunicação:

25/4 – Sexta-feira
- Engeplus: Gol Furtado em Lauro Müller é encontrado em Cocal do Sul

24/4 – Quinta-feira
- Difusora: Caratecas de Cocal conquistam medalhas na etapa estadual
- Sul In Foco: Cocal do Sul conquista 13 medalhas na 1ª etapa do estadual de Karatê

23/4 – Quarta-feira
- Engeplus: Pavimentações são concluídas em Cocal
- Sul In Foco: Pavimentações são concluídas em Cocal do Sul

22/4 – Terça-feira
- Sul In Foco: Cocal do Sul conta com emissão de carteira de trabalho digital
- Sul In Foco: 70% dos carnês de IPTU são entregues em Cocal do Sul
- Clicatribuna: Cocal do Sul terá emissão de carteira de trabalho digital

Coopercocal realiza desligamento no Belvedere Baixo nesta segunda

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

A Coopercocal vai realizar o desligamento de energia elétrica para manutenção no Belvedere Baixo, em Urussanga, segunda-feira (28/4).

Os moradores ficarão sem eletricidade das 8 às 11 horas.

O desligamento somente vai ocorrer em condições climáticas favoráveis. Por medida de segurança o cidadão deve considerar a rede energizada.

sábado, 26 de abril de 2014

Sul Cocalense representa a Unesc na Liga do Desporto Universitário

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com
Cristina (faixa preta) está em Maceió
Foto: Reprodução/Facebook

A sul cocalense e carateca Cristina Acácio vai representar a cidade e a Unesc na Liga do Desporto Universitário de Lutas, que ocorre neste fim de semana (26 e 27/4), em Maceió. A atleta irá disputar na modalidade Kumitê Individual Feminino (+68kg Especial). O evento é organizado pela CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário).

A competição é uma seletiva para os Mundiais Universitários de 2014, que são: Taekwondo em Hohot (China), de 8 a 14 de junho; Karatê em Bar (Montenegro), de 29 a 22 de junho, e Luta Olímpica em Pecs (Hungria), de 7 a 13 de julho.

Cristina integra a Associação Boava de Karatê Shotokan de Cocal do Sul.

Estadual de Caratê

Cocal do Sul conquista 13 medalhas na 1ª etapa do Ranking Estadual de Caratê categoria “A”, realizado em Blumenau. Os atletas da Associação Boava também ficaram com a sexta colocação geral do evento.
Foram duas medalhas de ouro, três de prata e oito de bronze. O destaque da Associação foram os atletas Henrique da Silva Pereira e Michelle Araujo Vieira, ambos campeões em suas categorias.

PM de Cocal recupera gol roubado em Lauro Müller

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Polícia Militar de Cocal do Sul recuperou um VW Gol, com placas CCM 4068, de Lauro Müller, roubado na sua cidade de origem no início desta semana. Conforme o Portal Sul In Foco, o veículo foi encontrado abandonado e com as portas abertas, no Bairro Cristo Rei.

O veiculo pertence a um morador de Lauro Müller, que é servente de pedreiro e presenciou o momento do furto, ocorrido no Centro da cidade de Lauro Müller, enquanto trabalhava.

Coopercocal realiza desligamento no São Simão neste domingo

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Coopercocal vai realizar o desligamento de energia elétrica para manutenção no São Simão, em Criciúma, domingo (27/4).

Os moradores ficarão sem eletricidade das 6h30 às 9 horas.

O desligamento somente vai ocorrer em condições climáticas favoráveis. Por medida de segurança o cidadão deve considerar a rede energizada.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

#EnfimSexta! #9


por Camila Furlan 
- socialcomunitario01@gmail.com

Heeellooo...
E aí, o que vocês me contam do final de semana? Foi massa? Por aqui foi tudo só tranquilidade...

Mas e esse findes, o que vem por aí? Vamos dar uma olhada na agenda super badalada do final de semana?

Hoje - 25/4 - Velhas Virgens Ventuno Pub
Sabem aquele show indecente?? Pois então, hoje tem!! A noite de sexta será para os bêbados, roucos e loucos, com os caras nada puritanos da banda Velhas Virgens. Como sempre, eles prometem tacar fogo em tudo e fazer aquele show no templo do rock. O show está previsto para começar às 22 horas, com abertura da banda Leopoldo & Valéria. Preparem a cubanajarra e não percam, vai ser massa...

Sábado - 26/4 - ADMEX - CTG Pedro Raimundo

E sábado tem a maior e mais tradicional festa universitária da região. A Admex desse semestre promete. A atração principal é nada mais, nada menos que os Djs Léozinho e Paciornik. Também por lá vai ter o som do Neguinho e Emanuel, Teto Fernandes, Chocolate Sensual e os Djs: Mannis, Vitor Guima e Renato. Além de tudo isso, caipirinha free pro pessoal.
Não para por aí, confere o que mais vai rolar no findes:

25/4 - Hojeee...
•    Noite Hot Preview Filé Miau – House Beer Orleans
•    Jorge Nando e Convidados – The Republic Pub Criciúma
•    Maneva – Go Park Criciúma
•    Fred Lee – Máverick Bikerpub Criciúma
•    The History a tribute show to ABBA – SR Mampituba Criciúma
•    Neguinho e Emauel + Evandro Lins – Villaras Içara

26/4
•    Voz, Violino e Eletrônica – DUCA Pub Criciúma
•    Infinity Party – Alambique Via 1500 Criciúma
•    3ª Confraternização Águias de Aço (Encontro de Motoqueiros) – Cocal do Sul
•    Suset Surf Scream – Place Lounge Cocal do Sul
•    Remember Night_ The Fevers – Centro de Eventos Urussanga
•    Country & Rockabilly - Ventuno Pub Urussanga
•    Charles Master e Banda – BBBowling Criciúma
•    Winter Play – OZ Music and Fantasy Criciúma
•    Extravasa – Villaras Içara

Happy Birthdaaaayyyy
Aos aniversariantes da semana desejamos todas as felicidades, muito sucesso e realizações. Que todos os desejos hoje se tornem realidade, coragem, força e luta seus ideais. Aproveitem o dia de hoje, aproveitem seus amigos, família e tudo o que vocês amam... Feliz Aniversário!!



Beijos e beijos, até a próxima.



CDL de Cocal firma parceria do Jornal Diário de Notícias

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A CDL de Cocal do Sul foi notícia esta semana pela parceria firmada com o Jornal Diário de Notícias, de Criciúma, mas que atende toda a região Sul. O DN, como é chamado, vai acompanhar os eventos da CDL de Cocal e divulgar a entidade e a cidade para toda a região.


quinta-feira, 24 de abril de 2014

Cutucadas #16.14

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Porque não se implantar um “orçamento participativo” no município de Cocal do Sul? No qual os recursos seriam direcionados conforme necessidade dos bairros e das comunidades. Experiência que deu certo já em vários lugares.

====================================

A situação da escola na Vila Nova requer cuidados. As matérias postadas no site, tanto da comunidade, como da secretária de Educação geraram divisão de opinião. Como já havia dito, é preciso um diálogo cuidadoso com a escola, funcionários, comunidade e administração municipal.

====================================

As mais diversas opiniões apareceram e aparecerão ainda. A quem diga que é politicagem, a quem diga que é incapacidade, a quem diga que é mania. Mas como já dito, isso não pode prejudicar a comunidade escolar e os alunos.

====================================

A última sessão da Câmara de Vereadores foi rapidíssima, sem pauta, sem tribuna. Populares que lá estavam se manifestaram. Um munícipe até me disse: “tanta coisa para fazer em Cocal e nada para votar”. Porém vereador Sidney lembrou que devido ao feriado os trabalhos das comissões foram prejudicados. Os projetos existem e estão sendo analisados. Mas o feriado já era previsto...

====================================

Ultimamente o número de munícipes na Câmara de Vereadores vêm crescendo. Isso é bom. Seria importante cada vez mais!

====================================

O governo do PT, após 12 anos de governo, talvez enfrente seu maior tempo de oposição. Desgaste do partido? O ex-presidente e maior líder do PT, Lula, já disse que o PT precisa renovar. Qual o problema? O PT esqueceu de suas origens, que eram as comunidades de bases, os sindicatos, os movimentos populares. Hoje prefere alianças eleitoreiras. Está pagando por erros na trajetória histórica. 

====================================

Hoje a política se divide entre “PT x PSDB”, infelizmente. Não se consegue um debate mais profundo sobre vários temas, pois as opiniões ficam polarizadas em questões eleitoreiras. Perde o Brasil.

Cocal é vice-campeão do Catarinense de Futebol 7 Feminino

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

O Esporte Clube Feminino Cocal do Sul se sagrou vice-campeã do Campeonato Estadual Catarinense de Futebol 7. A taça, conquistada no último final de semana, em Florianópolis, também garantiu uma vaga à Copa do Brasil da modalidade às meninas.

“Fomos invicta até a final, ganhamos dos times Veneno, Fúria, Kasa Nova, empatando apenas com triunfo. Fizemos uma excelente campanha, em que todo o esforço foi recompensado com aplausos da toda torcida presente. Ganhamos a tão esperada vaga para a Copa do Brasil 2014, que será disputada na cidade de Curitiba, de 1º a 5 de maio, e vamos continuar buscando espaço e reconhecimento no Futebol 7 de Santa Catarina”, afirma a técnica Josy Almeida.

Durante a competição quatro atletas de Cocal ganharam prêmio de destaque: Bruna Zeferino, Carol Silveira, Luana Cademartori e Adriana Pigatto, além da técnica destaque Jozy Almeira. As cinco compõem a seleção catarinense de Futebol 7.

Coopercocal realiza desligamentos em Urussanga nesta sexta

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

A Coopercocal vai realizar o desligamento de energia elétrica para manutenção no Rio América e Rio Carvão, em Urussanga, sexta-feira (25/4).

Os moradores ficarão sem eletricidade das:
- Rio América: 8 às 11 horas;
- Rio Carvão: 8 às 9h30.

O desligamento somente vai ocorrer em condições climáticas favoráveis. Por medida de segurança o cidadão deve considerar a rede energizada.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Vereadores realizam sessão sem pauta, em cerca de 4 minutos

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A sessão do Legislativo não teve uso tribuna e nem projetos para votar nesta terça (22/4). O presidente da Câmara, vereador Agenor Benati Pedroso (PDT), abriu a sessão e logo encerou por não ter pauta na ordem do dia.

O vereador Sidney Duarte de Oliveira (PSDB), após o enceramento da sessão e de algumas falas de munícipes que  se encontravam na sessão, explicou que por motivos das comissões não terem se reunidos na segunda-feira, que era feriado, não foi possível analisar todos os projetos para votação no plenário.

A sessão durou cerca de 4 minutos.

Rua que dá acesso ao Centro Comunitário do Jardim Itália é finalizada

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Rua Raul Pompéia, no Bairro Jardim Itália, que dá acesso ao Centro Comunitário, já está concluída. A Secretaria de Obras de Cocal do Sul finalizou a pavimentação com lajota na via. Ao todo foram utilizados 1,3 mil/m² de lajota, além da drenagem e colocação de boca de lobo. A melhoria irá eliminar os antigos problemas, com alagamentos e buracos.

Outras ruas seguem em obras na cidade e devem ficar prontas na próxima semana, totalizando 2 mil/m² de lajota (Rua Henrique Kanarek, trecho 3, no Boa Vista, e a Rua Cocal (trecho 1 e 2), no Jardim Elizabeth).

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Inscrições abertas para Concurso Fotográfico sobre a Bacia do Rio Urussanga

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com
 Imagem premiada na edição de 2013 do Concurso
Foto: João Marino Vieira

As inscrições para o 2° Concurso Fotográfico, que tem como tema "De olho nos usos da água na Bacia do Rio Urussanga", estão há um mês do encerramento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 20 de maio.

Cada participante poderá inscrever até duas fotos de sua autoria, em cada categoria. Serão aceitas inscrições de fotos tiradas a partir de 24 de março de 2014.

A bacia do rio Urussanga abrange os municípios de Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Urussanga.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Fala Comunidade: vandalismo na Praça

 por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Internauta e sul cocalense, Guilherme Ricardo, enviou foto e comentário sobre a "falta de civilidade" com a decoração de Páscoa na cidade... 

"Encaminho esta imagem feita na manhã do dia 21 de abril, na Praça Central da nossa Cidade, que infelizmente sofreu com a falta de civilidade dos que não se importam com valores e com a dedicação dos que se envolveram na decoração de Páscoa, não somente na Igreja Matriz, mas também em outros locais da cidade.

Importante que nesse momento os recursos de monitoramento por imagem sejam eficientes no sentido de identificar os autores e infratores da Lei Federal 9.650, de 12 de fevereiro de 1998 referente a Depredação de Patrimônio Público, que pune com penas de três meses a um ano de reclusão e multas que variam de 1 a 50 mil reais.

A punição por este ato não pode ficar em branco, pois servirá de exemplo".

Opinião: Brasil, descoberto pelos indígenas

por Rodrigo Szymanski
- cocalcomunitario@gmail.com

Em 1500, dizem as más línguas, que algumas barcas comandadas por um tal de Pedro Álvares Cabral, vieram do reino de Portugal, já outras más línguas que se perderam no caminho das índias, porém aqui  no Brasil, antes terra sem nome oficial, naquele momento passa a se chamar “Terra de Vera Cruz” ou “Terra da Verdadeira Cruz”. E então, esta porção de terra sem dono, de “selvagens bárbaros”, passou a ser parte do império dos portugueses.

Aliás, cruz mesmo quem passou foram os milhares de indígenas que aqui viviam e as milhares de tribos e povos que foram exilados em suas próprias terras. Ouro, prata, minérios, pau-brasil, café, cana de açúcar... Tudo virou mercadoria dos europeus. Aos indígenas deram um rei desconhecido. Um “deus” estranho, pois já possuíam sua fé, seu Deus, suas crenças...

Mas, descobriram um Brasil que não existia, roubaram dos donos da terra suas terras (terras estas que não existia o sentido de posse por “papel”, era dos povos que habitavam) em nome do progresso, da civilização, da conversão de almas e do poder econômico, tudo isso alinhado se torna uma máquina mortífera! E assim o foi. Mataram os índios, mataram a mata, a flora e fauna ao longo destes mais de 500 anos, implantaram capitanias hereditárias, e mesmo que eram hereditárias não ficaram de herança aos donos verdadeiros.

Hoje sabemos que fomos descobertos por uma civilização que trouxe doença, morte, extermínio, roubo de riquezas e criação de uma cultura. Hoje sabemos que somos um povo cheio de contradições e condições. Ainda estamos a descobrir os “Brazis” escondidos, e ainda, com a ganância dos primeiros “desbravadores”, tratamos os indígenas como ameaça ao progresso e o desenvolvimento das riquezas, como um “bando de desocupado”, como podemos ver aqui pertinho, no caso da quarta pista da BR-101, no Morro dos Cavalos.

Dia dos Indígenas (19/4), do Descobrimento do Brasil, dia de pensar um pouco sobre historia e presente, de refazer os caminhos e compreender um pouco de quem somos... Não é possível refazer a história, porém é possível pensar para não repetir a historia.

“Quem me dera ao menos uma vez
Como a mais bela tribo
Dos mais belos índios
Não ser atacado por ser inocente” 
(Legião Urbana- Índios)

Mais 27 ruas com calçamento garantido em Cocal

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Os sul cocalenses podem comemorar a garantia de R$ 2,5 milhões pelo Governo do Estado para Cocal do Sul, dinheiro que será investido na pavimentação de 27 ruas de oito bairros da cidade.

O prefeito Ademir Magagnin participou na última quarta-feira (17/4) do ato de assinatura de convênio para a liberação do recurso do Fundam (Fundo de Apoio aos Municípios), realizada pelo governador Raimundo Colombo, em Florianópolis.

“A Administração já está com todos os projetos e edital pronto para a contratação das empresas que executarão as obras. Nossa intenção é fazer com que as obras sejam feitas simultaneamente, por isso iremos fazer seis pacotes para que no mínimo três empreiteiras sejam contratadas. Em cima desse montante, o município terá ainda uma contrapartida de quase R$ 350 mil para a execução das obras”, afirma Magagnin.

Confira a lista de ruas beneficiadas pelo Fundam

Confira as demais listas, anunciadas pelo prefeito em fevereiro

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Espaço Educação: Representantes de quem?

por Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Na nossa cidade, um tema tem sido muito discutido. Devido a isto, peço licença aos leitores para escrever sobre este assunto, visto que eu tinha prometido escrever sobre Projeto de Vida hoje. Mas que tema seria esse? É a respeito da direção de uma escola municipal, e que membros da comunidade estão exigindo mudança.

Link das matérias:
- Tribuna com reivindicações da Vila Nova
- Tribuna movimentada e com explicações da secretaria de educação

Claro que existe divergência entre as pessoas da própria comunidade. Antes de continuar com meu texto gostaria de deixar claro duas coisas:
•    Não venho aqui defender a retirada ou não da pessoa que está à frente desta escola.
•    A comunidade tem todo o direito de exigir mudança.

Afinal de contas, a direção deve estar a serviço da comunidade escolar e como tal respeitar a postura e posicionamento da mesma. Não é papel da direção decidir o que fazer pela comunidade.

A direção deve ajudar a cuidar, ajudar a fazer aquilo decidido pela comunidade. Um dos erros que percebo em geral na gestões escolares e em outras instituições presentes na nossa sociedade é que os representantes acabam por decidir por aquilo que eles acham melhor.

Toda instituição, seja ela escola, igreja ou qualquer outra, não deve estar a serviço daqueles que estão a sua frente, mas sim do coletivo que constitui esses espaços. É preciso que avancemos na criação, cada vez mais, de espaços coletivos de decisão nas nossas instituições. Se cada vez que trocarmos, por exemplo, um diretor de escola ou um pastor ou um secretário de educação e as regras mudarem, todas as nossas instituições perdem com a falta de continuidade. É preciso crescer a partir daquilo que fomos construindo e não começar tudo novamente. É um desrespeito muito grande essas mudanças feitas por reflexões de poucos.

Percebo que esse é um dos principais problemas de nossas instituições: a centralização do poder em poucas mãos.

Por isso, penso que um bom representante é aquele que organiza o funcionamento das instituições de forma que as decisões sejam cada vez mais coletivas e processuais. É visível que a forma democrática que vivenciamos em nossos espaços não é verdadeiramente democrática, visto que, ao invés de distribuir, concentra o poder. Temos que avançar na democracia.

Eleger nossos representantes não significa garantia de decisões coletivas, já que as instituições no seu funcionamento não garantem tal participação. No caso da direção de escolas, sejam municipais ou estaduais, penso que um primeiro passo seria a eleição da gestão e, como segundo passo, uma reorganização de como a comunidade vai participar das decisões e funcionamento da escola.

Vacinas da gripe disponíveis a partir de amanhã para grupos de risco

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com
Foto: Divulgação/PMCS

Chegou a hora de se prevenir contra a gripe. A Secretaria de Saúde de Cocal do Sul inicia amanhã (22/4) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que segue até 9 de maio. Serão distribuídas doses da vacina que protegem contra três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

Quem será vacinado nos postos de saúde:
- Crianças de seis meses a menores de cinco anos;
- Pessoas com mais de 60 anos;
- Trabalhadores da saúde;
- Povos indígenas;
- Gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto);
- Pessoas em grupos de doenças crônicas.

A vacina estará disponível em todos os ESFs, sendo que o dia de mobilização nacional será dia 26 de abril, sábado, quando todos os postos estarão abertos das 8 às 17 horas.

As pessoas que fazem parte dos grupos de risco devem apresentar a carteirinha de vacinação no momento da imunização. Em Cocal a meta é vacinar 4.442 pessoas.

Cocal se despede da Copa Sul de 2014

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A equipe de Cocal do Sul se despediu da Copa Sul dos Campeões de 2014. Jogando em Morro da Fumaça, o time sul cocalense ficou no zero a zero com o Rui Barbosa. A partida em Cocal foi favorável ao Rui Barbosa, em 4 a 3.

Metropolitano e Rui Barbosa agora decidem o título da competição, nos dias 26 de abril e 3 de maio.

Cocal recebe projeto estadual de escuta dos jovens

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

A cidade de Cocal do Sul está participando de um projeto de escuta da juventude, que envolve 16 municípios do estado de Santa Catarina. O projeto “ConversAção” é realizado pelo ICJ (Instituto Catarinense de Juventude). Em Cocal, uma turma de 21 alunos da Escola Estadual Francisca Martins Búrigo participa do projeto.

Serão realizados três encontros com os adolescentes de 15 a 18 anos, que estão no segundo ano do Ensino Médio da escola. A primeira Roda de Conversa ocorreu na segunda-feira (14/4) e as duas próximas estão programadas para a esta semana.

Ao todo serão realizadas 42 Rodas de Conversa em 16 municípios do estado, nas quais se espera atingir mais de 400 jovens, contemplando todas as regiões, com foco para as cidades que apresentam os maiores números de homicídios de jovens em Santa Catarina e outras realidades. Ocorrem Rodas em Escola Indígena, assentamento do MST, Centro de Semiliberdade, Centro de Atendimento Socioeducativo, escolas públicas, Cras, centro social. Na região Sul os municípios de Cocal do Sul e Criciúma estão contemplados, assim como os municípios de Florianópolis, São José, Blumenau, Navegantes, Joinville, Itajaí, Joaçaba, Ouro, Monte Carlos, Lages, Chapecó, Entre Rios, Abelardo Luz, Xanxerê, no estado de Santa Catarina.

Os três encontros terão os seguintes temas: 1º) Em defesa da vida do/a jovem: Como é ser jovem hoje? 2º) Que espaços têm os/as jovens na comunidade? 3º) Em defesa da vida da juventude: a sociedade acredita na juventude? E como objetivo “Aprofundar o conhecimento sobre a realidade da juventude catarinense por meio de escuta qualificada de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social”.

Após os encontros será publicado um livro com os resultado das Rodas de Conversas Este livro será distribuído gratuitamente para todos os jovens que participaram das Rodas, para as respectivas escolas, para organizações juvenis e para todos os Conselhos Municipais da Juventude e da Criança e Adolescente do estado.

Espaço Tigre: Derrota na estreia da Séria A

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

O Criciúma fez sua estreia no Campeonato Brasileiro da Série A na noite de ontem (20/4) e não conseguiu começar bem a competição. Jogando no Estádio Heriberto Hülse, o Tigre foi derrotado pelo Palmeiras pelo placar de 2 a 1. O gol da equipe tricolor foi marcado por Paulo Baier. A partida foi equilibrada, mas a equipe tricolor foi surpreendida e agora tenta os primeiros pontos no Brasileirão no próximo domingo (27/4), contra o Goiás. O jogo ocorre às 18h30, no Estádio Juscelino Kubitschek, em Itumbiara (GO).

(Colaboração - Texto: Leonardo Zanin e Foto: Fernando Ribeiro – Criciúma Esporte Clube)

domingo, 20 de abril de 2014

Algumas manchetes de Cocal do Sul desta semana #16.14

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

As três publicações mais acessadas e comentadas desta semana no Cocal Comunitário:
# Tribuna movimentada e com explicações da secretaria de educação
# Jovens, em Gol de Cocal, são detidos após perseguição
# Vereadores aprovam projetos com a Casa cheia

Confira notícias relacionadas à Cocal do Sul em outros veículos de comunicação:

17/4 – Quinta-feira
- Jornal do Almoço: Cocal do Sul deve vender cerca de duas toneladas de peixe para a Sexta-feira Santa

16/4 – Quarta-feira
- RBS Notícias: Feira de peixes vivos atrai consumidores em Cocal do Sul
- Clicatribuna:  Presidente da Eliane assume comando da Anfacer
- Clicatribuna: Municípios do Sul recebem R$ 4,9 milhões do Fundam
- Clicatribuna: Feira do Peixe incentiva piscicultura na região

14/4 – Segunda-feira
- Clicatribuna: Iphan lança guia do patrimônio cultural do Sul

13/4 – Domingo
- Clicatribuna: Motos furtadas do pátio da PMRv de Cocal do Sul são recuperadas
- Engeplus: Motocicletas furtadas do pátio da Polícia Rodoviária são recuperadas

Páscoa no Ar: Confira os sorteados para um passeio de balão

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A CDL de Cocal do Sul realizou o sorteio da promoção Páscoa no Ar na tarde de ontem (19/4). Confira os dez vencedores, que realizarão um passeio de balão no dia 26 de abril, próximo sábado, a partir das 7 horas (a CDL passará mais informações a cada associado).

Premiados


Adriana Feltrin - Centro - Cocal do Sul

Anita Delavedova - Bairro Brasília - Cocal do Sul

Edson Ferrarez - Bairro Nova Itália - Urussanga

Fabio Junior Limas - Bairro Jardim Itália - Cocal do Sul

Francini Custodio - Bairro Guanabara - Cocal do Sul

José Itamar Sartor - Rio Perso - Cocal do Sul

Lara Wasielerski - Bairro Jardim Elizabeth - Cocal do Sul

Patricia Cesconeto - Bairro Vila Nova - Cocal do Sul

Welder Novak Espek - Bairro Demboski - Criciúma

Wesley Dioni Brunel - Centro - Cocal do Sul