segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Espaço Educação: Faixa de pedestres

por Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Sempre que, enquanto pedestre, eu uso a faixa e um veículo me dá passagem eu agradeço ao motorista que parou pela gentileza. Sei que legalmente os veículos são obrigados a dar passagem para os pedestres conforme o Código de Trânsito Brasileiro:

"Art. 70. Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem, exceto nos locais com sinalização semafórica, onde deverão ser respeitadas as disposições deste Código.
Parágrafo único. Nos locais em que houver sinalização semafórica de controle de passagem será dada preferência aos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo em caso de mudança do semáforo liberando a passagem dos veículos."

Entretanto nem tudo em nossas vidas está presente nas leis ou podem existir leis em que a prioridade delas não sejam as pessoas.

Na semana passada fiz a experiência de em todas as faixas de pedestres que parei para as pessoas passarem prestar atenção em suas reações. Me incomodei um pouco, pois ninguém agradeceu, nem ao menos um pequeno gesto com a cabeça ou com as mãos. Pensei: Que lógica seria essa? E se a lei não garantisse a passagem dos pedestres? Claro que não defendo tal mudança, o pedestre deve ter prioridade, afinal de contas, em uma trombada entre um carro e um corpo humano, logicamente a pessoa sairá com mais danos.

Mas volto a perguntar: Que lógica é essa? Talvez as pessoas em geral sejam seguidoras da lei. Ou talvez na sociedade em que vivemos existe uma cultura individualista que nos faz esquecer dos outros, ou seja, só importa aquilo que me beneficia.

Claro que escrevo a partir de "dentro" do carro. Mas a mesma análise pode ser feita "de fora" do carro, enquanto pedestre, afinal, quantas vezes ficamos esperando três, quatro ou mais veículos passarem e ninguém dá a preferência para as pessoas atravessarem?

Mas, voltando na minha análise, penso que além da legislação é preciso criar uma cultura do respeito a vida, do respeito ao outro. Por isso, quando alguém dar a preferência para você, agradeça! Mesmo ela sendo obrigada legalmente a fazê-lo, aos poucos vamos construindo uma sociedade melhor. Inclusive esse tipo de postura pode ajudar na criação de leis melhores, que defendam a Vida, pois se ao longo de nossas vidas vamos aprendendo a respeitar cada vez mais os outros, a tendência é que as leis que forem sendo construídas/modificadas caminhem também mais nessa direção.

Mas nem tudo está perdido: Hoje pela manhã parei em uma faixa e a pessoa agradeceu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.