terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Espaço Cultura: Contágio – Como acontece uma epidemia

por Guilherme Fabro 
- cocalcomunitario@gmail.com

Assisti Contágio e sempre quis falar sobre ele, mas não achava a hora, devido a sua temática, que é um pouco diferente. A grande maioria sabe que esse ano tivemos um grande surto de Ebola, com grande risco de uma epidemia e esse é justamente o assunto do filme. 

Sinopse: Contágio segue o rápido progresso de um vírus letal, transmissível pelo ar, que mata em poucos dias. Como a epidemia se espalha rapidamente, a comunidade médica mundial inicia uma corrida para encontrar a cura e controlar o pânico que se espalha mais rápido do que o próprio vírus. Ao mesmo tempo, pessoas comuns lutam para sobreviver em uma sociedade que está desmoronando.

Existem muitos outros filmes sobre epidemias, mas a maioria prefere mostrar o mundo sendo arrasado pela epidemia, a sociedade caindo, até que no final aguem descobre a cura. Contágio não. Contágio começa o mundo apreensivo (sentimento bem parecido que estávamos durante a crise do Ebola) e mostra com o CDC (Centro de Doenças Contagiosas) tenta encontrar a cura. A primeira coisa para descobrir a cura de um vírus tão letal é saber quem foi o Paciente Zero, o primeiro infectado. 

Aqui está a grande qualidade do filme, de uma forma tão detalhada que é quase um documentário, o excelente diretor Steven Soderbergh mostra como pessoas comuns lidam com o pânico de uma epidemia que pode acabar com a população mundial e como o CDC descobre o Paciente Zero. 

Paranoia e medo são os sentimentos básicos do filme. A população começa a pirar, as leis não existem mais e os policiais não são capazes de dar segurança, o filme mostra isso bem claramente, mas numa excelente escolha o diretor opta por mostrar um pai solteiro tendo de cuidar da filha, evitando ao máximo que ela seja contaminada.

Essa é minha indicação de hoje, o filme é excelente, as atuação são ótimas, o diretor faz um excelente trabalho mostrando todos os lados da epidemia mesmo utilizando vários núcleos. A fotografia é perfeita, ela te deixa tão paranoico quando as pessoas no filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.