sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Revisão do Plano Diretor propõe mudança nas alturas dos prédios e tamanho mínimo de terrenos

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Com poucas propostas de alterações, a revisão do Plano Diretor de Cocal do Sul foi apresentada na noite de ontem (20/11) na primeira audiência pública, realizada no Centro Comunitário do Bairro Jardim Elizabeth. O responsável pela empresa contratada para a realização dos trabalhos, Jorge Fridberg, foi quem apresentou as propostas, ao lado do arquiteto da Prefeitura Everton Fragnani. As principais alterações são quanto a altura de prédios, tamanho mínimo de terreno, mudança de perfil de estradas e zoneamento de áreas.

“O Plano de Cocal é de julho de 2008. Ele é a lei que define o crescimento da cidade e deve ser atualizado a cada cinco anos”, explicou Fridberg. Ele frisou que a revisão, depois de aprovada, vale apenas para novas construções. E que a área de APA do Plano não pode ser tocada.
Plano Diretor Atual, sem as alterações propostas

A audiência vai ocorre em mais duas datas, que estão marcadas para o dia 24 de novembro, na Associação de Moradores do Bairro Boa Vista, e no dia 27, na Câmara Municipal, sempre às 19 horas.

Altura de prédios

A proposta da revisão do Plano Diretor é de que na região central da cidade a altura máxima dos prédios seja de 35 metros, o que equivale a cerca de 11 andares. Esta regra valeria para todas as ruas. Atualmente não há limite de altura, porém só é permitido construir prédios em algumas ruas. “É um contraponto. Aumenta de um lado e diminuiu do outro”, explicou Fridberg. Atualmente, o maior prédio tem 53 metros.

Nas zona mistas, hoje, a altura máxima é de 18 metros. A revisão propõe passsar para 9 metros (três andares). Já nas zonas rurais a proposta é passar para 6 metros (dois andares).

Tamanho mínimo de terreno

Outra mudança é sobre o tamanho mínimo dos terrenos na cidade, respeitando as zonas. Atualmente, um terreno tem que ter, no mínimo, 375 m². A proposta é passar para 360 m². “A suposição é que isso barateie o valor, mas pode não acontecer”, explicou Fridberg.

Mudança de perfil de estradas

Sobre as estradas, a revisão do plano apontou mudança em seis vias rurais. A ideia é dar mais peso a alguns trechos de estradas do interior, como a que liga Cocal e Estação Cocal, possibilitando que mais tipos de construções possam se instalar nas margens dessas estradas.

Zoneamento de áreas

A revisão apresentou a proposta de transformar o Rio Galo, no trecho que corta a SC-108, em zona de desenvolvimento controlado. Atualmente ali é zona rural, o que proíbe a construção de estabelecimentos comerciais e indústriais, por exemplo. Outros trechos também seriam mudados de rural para desenvolvimento controlado, como na parte Sul da cidade, depois da Linha Cabral.

Ainda há a proposta para aumentar a zona residencial exclusiva, ao lado do Bairro Boa Vista, no sentido à Estação Cocal.

Este ponto foi o que gerou sugestões do público. Um representante de uma imobiliária de Cocal pediu para que fosse abertas mais zonas residenciais exclusivas, atrás do Bairro Jardim Elizabeth - em direção a Siderópolis, e também ao lado do Bairro União - em direção a Morro da Fumaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.