terça-feira, 25 de novembro de 2014

Resultado da segunda audiência do Plano Diretor, no Bairro Boa Vista

por Davi Carrer e Rodrigo Szymanski
- cocalcomunitario@gmail.com

Com um pouco mais de 20 pessoas presentes, foram poucas propostas de alterações, na audiência da revisão do Plano Diretor de Cocal do Sul, que ocorreu na noite de ontem (24/11), no Centro Comunitário do Bairro Boa Vista.

Como foi na primeira audiência,  o responsável pela empresa contratada para a realização dos trabalhos, Jorge Fridberg, foi quem apresentou as propostas, ao lado do arquiteto da Prefeitura Everton Fragnani. As principais alterações são quanto a altura de prédios, tamanho mínimo de terreno, mudança de perfil de estradas e zoneamento de áreas. A apresentação do Plano seguiu o esquema da primeira audiência

O plano diretor foi construído em 2008 e dever ser revisado a cada cinco anos, observando as necessidades de mudanças e melhorias na cidade. Segundo o responsável pela elaboração, Jorge Fridberg, o plano diretor pretende revisar para garantir harmonia na cidade e evitar um progresso desenfreado. A aprovação ainda passará pela Câmara dos Vereadores, que pode somente rejeitar ou aprovar, sem poder fazer mudanças. Lembrando que a área de APA do Plano não pode ser tocada.

A terceira e última audiência ocorre no dia 27, na Câmara Municipal, às 19 horas.

Altura de prédios

A proposta da revisão do Plano Diretor é de que na região central da cidade a altura máxima dos prédios seja de 35 metros, o que equivale a cerca de 11 andares. Esta regra valeria para todas as ruas. Atualmente não há limite de altura, porém só é permitido construir prédios em algumas ruas. Atualmente, o maior prédio tem 53 metros.
Nas zona mistas, hoje, a altura máxima é de 18 metros. A revisão propõe passsar para 9 metros (três andares). Já nas zonas rurais a proposta é passar para 6 metros (dois andares).

Tamanho mínimo de terreno

Outra mudança é sobre o tamanho mínimo dos terrenos na cidade, respeitando as zonas. Atualmente, um terreno tem que ter, no mínimo, 375 m². A proposta é passar para 360 m².

Mudança de perfil de estradas

Sobre as estradas, a revisão do plano apontou mudança em seis vias rurais. A ideia é dar mais peso a alguns trechos de estradas do interior, como a que liga Cocal e Estação Cocal, possibilitando que mais tipos de construções possam se instalar nas margens dessas estradas.

Zoneamento de áreas

A revisão apresentou a proposta de transformar o Rio Galo, no trecho que corta a SC-108, em zona de desenvolvimento controlado. Atualmente ali é zona rural, o que proíbe a construção de estabelecimentos comerciais e indústriais, por exemplo. Outros trechos também seriam mudados de rural para desenvolvimento controlado, como na parte Sul da cidade, depois da Linha Cabral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.