terça-feira, 18 de novembro de 2014

Nova espécie de tilápia aumenta aproveitamento

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Depois de um ano de testes e experiência com uma nova linhagem de tilápia (Gift) em Cocal do Sul, a Epagri e a Prefeitura de Cocal reuniram os piscicultores para apresentar os resultados, no Pesque e Pague Sete Lagos, no Rio Comprudente. Para a realização do trabalho uma unidade de referência em piscicultura foi preparada, sendo composta por seis tanques onde foram depositados mais de 2,4 mil alevinos dessa nova linhagem do peixe de água doce para o experimento. O estudo compreendeu a alimentação das tilápias, resistência às baixas temperaturas, entre outros aspectos.

Durante a avaliação de arraçoamento (plano de ração, ou seja, alimentação as tilápias) foi retirada uma amostra de 200 peixes para a biometria (peso e medida). Segundo o engenheiro Agrônomo, Cleyton Pereira o resultado irá contribuir muito para a produção de peixes. “Se nós alimentarmos as tilápias adequadamente, o trabalho é surpreendente. A média de rendimento de tilápia tem sido abaixo de 30% e chegamos a quase 40% por safra. Em números conseguimos um resultado de 1.512 quilos de peixe e 74 quilos de filé no total de 2,4 mil peixes. Isso serviu para dizer aos produtores que com um bom plano de arraçoamento é possível conseguir melhor rendimento e, consequentemente, melhor preço na comercialização”, explica.

Quanto ao clima, o resultado também é favorável. “Tivemos apenas 10% de mortalidade dos peixes. O que é altamente vantajoso, pois o peixe resiste a baixa temperatura, fazendo com que a produção do peixe gire durante todo o ano”, explica Cleyton.

O trabalho será repetido em 2015. O encontro contou com a participação do Prefeito, Ademir Magagnin, a vice, Cirlene Gonçalves Scarpato, secretários de agricultura, Élvio Scarpatto e Administração e Finanças, Clédio Fachin e reuniu ainda cerca de 40 pessoas, entre elas piscicultores de Morro da Fumaça, Cocal, Urussanga, Siderópolis e Treviso.

A tilápia é o peixe de água doce mais consumido. A sua espécie ganha 80% do mercado pelo sabor e o rendimento de filé, ao contrário da carpa. “Acredito que estamos no caminho certo. Temos embasamento teórico, prático e os resultados são promissores. Com isso teremos mais experiência e opção de trabalho. A piscicultura será uma referência para o nosso município”, destaca o Prefeito Magagnin.

(Colaboração texto/foto: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.