quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Na tribuna: Questões de saúde

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

A vereadora Angela Maria Mendes Anjo (PPS) foi a única a utilizar a tribuna na sessão do Legislativo de ontem (4/11).

Doação de Medula

Angela, como faz em quase todas as semanas, trouxe notícias sobre a campanha de cadastro de doadores de medula. Segundo a vereadora, nos últimos tempos teve uma queda no cadastro, mostrando-se preocupada com a baixa nos doadores.

Angela comunicou que esteve em contato com a Secretaria de Saúde de Urussanga para tentar levar o Hemosc lá e fazer uma campanha de coleta de doadores. Da mesma forma, informou que o presidente do Legislativo de Lauro Müller esteve em contato para articular uma comitiva até Florianópolis, na busca de recurso para a jovem Natália realizar o tratamento de transplante no estado de Minas Gerais.

Outubro Rosa

Angel, parabenizou a Secretaria de Saúde pela campanha do Outubro Rosa na cidade, com foco na prevenção do câncer de colo do útero e de mama. Segundo a vereadora, que repassou alguns dados, houve um aumento nos números de exames relativo a outros meses do ano, destacando a campanha de exames realizado em um sábado do mês. 

Alguns dados:
Jardim Itália: 62 preventivos e 49 encaminhamentos para mamografia;
Horizonte: 63 preventivos e 39 encaminhamentos para mamografia;
Centro: 52 preventivos e 37 encaminhamentos para mamografia;
Vila Nova: 54 preventivo e 39 encaminhamentos para mamografia;
Jardim Elizabeth: 70 preventivos e 48 encaminhamentos para mamografia;
Guanabara: 31 preventivos e 44 encaminhamentos para mamografia.

A vereadora  destacou a importância dos 568 exames realizados e encaminhados neste mês de outubro, destacando o papel da Secretaria em realizar e promover os exames, lembrando que a prevenção custa muito mais barato que o tratamento.

Novembro Azul

Angela ainda lançou o desafio que neste novembro azul, os homens ultrapassem o número de mulheres atendidas com a realização exames de próstata. Destacou que os homens precisam acabar com este machismo e a resistência de ir realizar o exame preventivo também. 

O vereador Sidney Duarte de Oliveira (PSDB), que é da área de saúde, deu uma “aula” da necessidade e dos motivos dos homens realizarem o exame, uma prevenção que pode evitar um câncer. Segundo o vereador, que é enfermeiro, quando a pessoa já esta com dor ou dificuldade de urinar o problema já pode estar grave. Angela deixou o desafio de no início de dezembro voltar com os dados do mês e ter um número maior do que os atendimentos às mulheres.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.