terça-feira, 11 de novembro de 2014

Hora de vacinar contra poliomielite e sarampo

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A campanha de vacinação contra poliomielite e sarampo já iniciaram nos postos de saúde de Cocal do Sul que possuem sala de vacina. A gotinha que previne contra a paralisia infantil deve ser dada às crianças com idades entre seis meses e quatro anos. Já para tomar a vacina contra o sarampo é preciso ter entre um ano de idade e quatro anos, 11 meses e 29 dias.

Objetivo desta estratégia é resgatar menores de cinco anos ainda não vacinados, visando garantir a eliminação do sarampo e rubéola. A meta do município é vacinar mais de 750 crianças.

Sábado, dia 22, será mas um dia D da campanha, quando todos os postos de saúde estarão abertos das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas para a realização das vacinas contra pólio e sarampo. Durante a semana, os pais também poderão encaminhar seus filhos nos postos de saúde que possuem sala de vacina, ou seja, nos ESFs dos bairros Vila Nova, Centro e Jardim Elizabeth. As campanhas seguem até o dia 28 de novembro.

Saiba mais sobre as doenças

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Já o sarampo, é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção também é por meio da vacina.

(Colaboração texto/foto: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.