sábado, 15 de novembro de 2014

Falcões para o controle e manejo de pombos

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Para o controle e manejo ecologicamente correto dos pombos que afetam as unidades produtivas de Cocal do Sul, a Eliane Revestimentos passa a investir na falcoaria. Com a liberação da Fatma e do Ibama, a técnica, que é Patrimônio Imaterial da Humanidade desde 2010 pela Organização das Nações Unidas (Unesco), será aplicada gradativamente, com duração de seis meses.

Conforme a assistente Ambiental, do departamento de Engenharia da Eliane, Vanessa Rebellatto Malta, a falcoaria será aplicada em serviço terceirizado pela empresa Bio.Rapinas e é efetuada com o uso de um falcão e uma águia. “Inicialmente serão colocadas armadilhas em pontos estratégicos para capturar o maior número de pombos, posteriormente será usado gavião para afugentamento das aves residentes”, explicou.

A população de pombos, segundo a assistente, representa risco potencial à saúde e integridade física humana e as estruturas prediais. As fezes destas aves, assim como penas e ninhos podem causar entupimento de bueiros, calhas e tubulações, além de contaminação de produtos alimentícios e de água, além de provocar doenças de pele e alergias. Há ainda a queda de fezes destas aves sobre os produtos prejudicando a comercialização. “A vantagem da falcoaria reside no fato de que as aves identificam o rapinante com um predador natural. Em contraposição, a atividade deve ser executada por uma equipe de profissionais treinados”, salientou.

Técnica também é utilizada pela Infraero

Apesar de ainda não possuir regulamentação no Brasil, a falcoaria vem sendo bem aceita pelo IBAMA e, através de termos de cooperação estabelecidos com este órgão de forma regional, a falcoaria é utilizada pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) como controle ecológico de pragas em aeroportos para prevenir colisões entre aves e aeronaves.
Além desta técnica, medidas educativas, orientando a população a não alimentar estes indivíduos e tampouco deixar seus lixos expostos, que auxiliam na eliminação destes animais, são aplicadas frequentemente pela Eliane Revestimentos.

(Colaboração: Fernanda Zampoli - Imprensa Eliane)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.