segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Espaço Educação: Essência do ser humano

por Juliano Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Há algum tempo venho me questionando e ouço outras pessoas também se questionando sobre o que está errado com nosso mundo? Porque tanta violência?

Dizem que o mundo está em crise. Crise financeira, crise ecológica...

Dizem também que a humanidade evolui com o passar do tempo. Bom, se isso é verdade, ela deve estar em um momento de amadurecimento intenso, de tomada de decisões urgentes.

Quando ouço pessoas defendendo o militarismo e se esquecendo de toda dor causada pela ditadura, quando vejo alguém dizer que é absurdo o Brasil ajudar pobres aqui e em outros países, quando vejo a violência de cada dia presente nos discursos pré e pós-eleição, tenho certeza que estamos realmente em crise. Uma crise de existência. Uma crise criada pelo sistema capitalista em que vivemos.

Para mim parece óbvio que um sistema que preza pela competição só tenha um caminho: a divisão dos seres humanos.

Ah, mas existe a competição saudável... blábláblá

Nenhuma forma de competir é saudável. O que acontece é que mesmo numa competição carregamos outros valores juntos o que torna as competições mais humanas. Mas competir é competir, é você contra o outro, um vence e o outro perde.

Somos seres feitos para os outros. Nossa existência não possui sentido sem as outras pessoas. Por esse motivo o “capetalismo“ faz com que caminhemos contra nossa própria essência: a cooperação.

“Natural“ que a crise apareça.
Nossos corpos, nossas almas vão sempre reclamar se formos contra nossa essência.

O desafio?
Criar novas formas, novos jeitos de conviver com as outras pessoas.

Como fazer isso?
Acredito que existem várias experiências de povos que podem ser tomadas como referências.

Querem um exemplo prático?
Vamos para o Nordeste, então com Antonio Conselheiro e toda a luta por dignidade daquele povo. Mas quem sabe não paramos para conversar sobre isso na próxima coluna??!! Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.