terça-feira, 4 de novembro de 2014

Espaço Cultura: Invocação do Mal x Annabelle

por Guilherme Fabro
 - cocalcomunitario@gmail.com

Nesse domingo assisti Annabelle, o Spin-Off de Invocação do Mal, e devo dizer que gostei do filme. Primeiro, Spin-Off é um novo produto de mídia derivado de uma ou mais obras já existentes. Segundo, por mais que a comparação não seja correta, é impossível não faze-la.

Invocação do Mal Sinopse: Harrisville, Estados Unidos. Um casal (Ron Livinston e Lili Taylor) muda para uma casa nova ao lado de suas cinco filhas. Inexplicavelmente, estranhos acontecimentos começam a assustar as crianças, o pai e, principalmente, a mãe. Preocupada com algumas manchas que aparecem em seu corpo e com uma sequência de sustos que levou, ela decide procurar um famoso casal de investigadores paranormais (Patrick Wilson e Vera Farmiga), mas eles não aceitam o convite, acreditando ser somente mais um engano de pessoas apavoradas com canos que fazem barulhos durante a noite ou coisas do gênero. Porém, quando eles aceitam fazer uma visita ao local, descobrem que algo muito poderoso e do mal reside ali. Agora, eles precisam descobrir o que é e o porquê daquilo tudo estar acontecendo com os membros daquela família. É quando o passado começa a revelar uma entidade demoníaca querendo continuar sua trajetória de maldades.

Annabele Sinopse: Um casal se prepara para a chegada de sua primeira filha e compra para ela uma boneca. Quando sua casa é invadida por membros de uma seita, o casal é violentamente atacado e a boneca, Anabelle, se torna recipiente de uma entidade do mal.

Ambos são filmes de terror/suspense e conseguem dar alguns sustos. Invocação do Mal é mais um suspense mental, ele prepara o medo baseado em nossas crenças e no que conhecemos. O medo é trabalhado aos poucos com um excelente roteiro apresentando o casal paranormal Warrem. Annabelle trabalha isso de uma forma diferente, os susto são feitos com base no movimento, pessoas sendo jogadas na tela com frequência, por mais que isso seja “pobre” em comparação, não posso negar que serve bem sua função de causar susto.

Os efeitos são normais, nada de extraordinários, Annabele merece um elogio por ter “coragem” de mostrar a entidade maligna em sua forma original. Isso é feito pouco nos cinemas.

Nas atuações, Invocação do Mal leva vantagem, pois usa atores mais conhecidos e gabaritados. Annabel cumpre seu papel, os atores estão bem e não prejudicam em nada.

O final segue o padrão, sem spoiler, mas quem assistiu algum filme do gênero nos últimos anos não deve ter surpresa.

Por fim, os filmes valem a indicação e se você gosta do gênero é uma excelente escolha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.