quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Epagri presta conta do ano de 2014

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Como já de costume, a Epagri, no final do ano, presta conta das atividades realizadas no município de Cocal do Sul.  A apresentação se deu por conta do funcionário Claiton Jose Pereira, que destacou que é um dever a entidade prestar contas das atividades para a população. 


Um dos problemas levantado pelo técnico da Epagri é a permanência de jovens na agricultura. Segundo dados, no ano de 2014 nenhum jovem foi encaminhado para realizar cursos de aperfeiçoamento no campo. Existe um “envelhecimento” dos agricultores de Cocal, isso resulta a uma instabilidade nas áreas de produção e na quantia produzida na cidade. “A agricultura de Cocal precisa de uma alavanca para crescer”, comentou Pereira

Das prioridades da Epagri, foram apresentada:

Agregações de valores: com destaque para  a feira da agricultura familiar que acontece todas as sextas, com ênfase à visita a feira “sabores do Paraná”, em Curitiba, visita à feira “agroponte”, em Criciúma, e o programa de arte e cultura.

Horticultura: o programa com as guardiãs das sementes crioulas, grupo de mulheres que preservam as sementes crioulas  originarias.

Piscicultura: a profissionalização de alguns produtores de peixes de água doce, treinamentos de técnica de manejo de peixes e a feira do peixe vivo na semana santa. Também destaque para uma nova espécie de tilapía com maior rendimento e aperfeiçoada em Cocal.

Pecuária: Realizado um dia de campo com dicas de raças de gado e pastagem. Também o representante de uma rede de supermercado ofereceu a compra de 50 cabeças de gado por semana, com as especificidades, mas a região ainda não conta com esta demanda.

Programas Institucionais: Fretes do calcário em parceria com a prefeitura. Foram 482 toneladas de calcário entregues a agricultura. Distribuição de semente de aveia. 28 análises de solos. Atendimento de 300 famílias durante o ano de 2014.

Por fim, o técnico indicou que é preciso pensar futuramente o armazenamento de água para garantia de irrigação.

O vereador Edson Rosso (PSDB) questionou sobre as secas e como os agricultores podem superar tecnicamente esta intempere da natureza. Aproveitou para questionar o motivo dos valores cobrados por hora dos maquinários, já que as máquinas chegam de graça do governo federal para prefeitura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.