sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Câncer de Próstata: Hora de prestar atenção

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

O dia começou com ações de prevenção ao câncer de próstata em Cocal do Sul na última sexta-feira (14/11), o dia D da Campanha Novembro Azul. A equipe da Secretaria de Saúde, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, percorreu o comércio, repartições públicas, Centro da cidade e Feira Municipal para orientar e alertar os homens. Durante a manhã foram distribuídos 1000 jornais informativos sobre a Saúde do Homem e panfletos. A ação foi acompanhada pelo prefeito, Ademir Magagnin, e pela secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez.

Dezenas de homens também puderam realizar testes rápidos, no Centro de Pastoral da Igreja Matriz, como: HIV, Hepatites B e C e Sífilis. “Essa é uma maneira de fazer com que a classe masculina entenda que é necessária a prevenção. Estamos trabalhando em todos os postos para que haja essa mudança de comportamento em relação à saúde. Só no último ano, foram identificados 60 mil novos casos da doença, que se manifesta quando as células da próstata, glândula responsável pela produção do esperma, começam a se multiplicar desordenadamente. Esse tipo de câncer perde apenas para o de pele no país”, ressalta.

Durante o mês de novembro, a secretaria de Saúde viabilizará ainda consultas com o Urologista Dr. André Rodrigues, na Unidade de Referência com o objetivo de agilizar o atendimento dos homens que estão na fila de espera, além de priorizar o agendamento de exames relativos ao aparelho urinário e reprodutor masculino.

(Colaboração texto/foto: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.