terça-feira, 18 de novembro de 2014

Alunos de Cocal conhecem recursos hídricos da Bacia do Rio Urussanga

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Os recursos hídricos e as edificações em seu entorno foram os temas de saídas a campo promovidas pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga nesta segunda-feira (17/11), com a participação de estudantes do ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), campus Criciúma, e alunos do ensino fundamental da rede municipal de Cocal do Sul. 

Estudantes do quinto ano das escolas Cristo Rei e José Peruchi, de Cocal do Sul, percorreram a bacia do Rio Urussanga sob a orientação da bióloga Marília Biz. Ao longo do percurso, os alunos observaram áreas preservadas e degradadas e despertaram uma consciência ecológica. "Essa saída é muito interessante. As crianças olham encantadas para o ecossistema e desenvolvem consciência, respeito e reflexão sobre os recursos hídricos", pontuou a secretária de Educação de Cocal do Sul, Raquel Quarezemin.

Mais de 80 estudantes do curso Técnico de Edificações do IFSC visitaram a bacia nesta segunda-feira e no dia 3 de novembro com o intuito de ampliar e aprimorar o conhecimento a cerca das questões que envolvem os recursos hídricos nas disciplinas de biologia, geografia e desenho técnico.

O geógrafo Rosemar De Nez orientou os alunos durante o trajeto entre a nascente e a foz do Rio Urussanga, apresentando o ecossistema e as construções no vale do Rio Maior. “Foi gratificante participar desta saída a campo. Assim como os estudantes aprendi e entrei em contato com a realidade da nossa região. Este tipo de visita técnica orientada faz com que vivamos esse problema da poluição, as edificações e a paisagem”, frisou a arquiteta urbanista e coordenadora do curso Técnico de Edificações do IFSC, Giovana Leticia Schindler Milaneze. Para o aluno Rafael Ghilarde Silva, de 18 anos, de Içara, o passeio mostrou os impactos ambientais causados por atividades econômicas. “Aprendi que tudo que fizermos como profissionais nos próximos anos terão impactos ambientais, por isso devemos nos preocupar em realizar ações que não prejudiquem o meio ambiente”, ressaltou.

(Colaboração: Comunicação Comitê Rio Urussanga)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.