sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Opinião: Respondendo a um questionamento

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

O amigo Juliano Carrer, da qual muito me orgulha, tem uma formação política muito próxima com a minha. Uma política que esta a serviço da vida, política de acreditar em um mundo menos injusto. Esta semana, em sua coluna semanal sobre educação, o Espaço Educação, traz o texto “Eleições - Só vemos a ponta do Iceberg”, fazendo uma crítica a “cópia” sem um pensamento crítico e a pura reprodução. Ele desenvolve a ideia de que a escola deve fazer pensar e questionar, fala isso por que acredita nisso como prática educacional.

Dois comentários em seu texto trazem um debate a tona. Um deles apresenta uma visão de mundo e o segundo questiona e me convida a debater, como nunca fujo de um bom debate, e sendo polêmico, acho mais interessante, e me interessa, debater ideias, questionar e ser questionado.

O primeiro comentário não pediu minha opinião, porém como o segundo o fez, a dou. O comentário: “Acabo de vir de uma reunião de uma escola municipal aqui de Cocal onde diretores, professores e pais estão vibrando com a vitória do Aécio em Cocal fazendo comentários do tipo "a mudança chegou... " e " a Dilma só foi bem votada no Nordeste por causa daqueles pobres do bolsa-família..." e ainda " as crianças e adolescentes só tem direitos... está faltando deveres. É muito assistencialismo com este programa do Centro de Convivência (antigo PETI)" eles tem direitos demais"”.

Deixo claro que o voto é um processo democrático e cada qual faz o que desejar. Mas em uma democracia não é aceitável mentiras e preconceitos com os mais pobres. Primeiro, não sei se realmente esta tal reunião aconteceu e onde foi, e se houve fala em defesa de x ou y em uma reunião pública é preciso que se faça uma denuncia ao ministério público para punir os responsáveis. Me causa certa estranheza ver professores com tal postura. Lembro que o partido que traz a “mudança” é do mesmo que fez os professores perderem 22%, o mesmo que era responsável pela Secretaria de Educação no estado quando os professores perderam seus planos de carreira. Como professor tenho um olhar crítico e de desconfiança com quem sempre “ferrou” a minha categoria, mas o voto é livre! Como o choro também é!

A questão do Nordeste. Realmente o PT ganhou no nordeste, não pelo Bolsa Família, mas pelos programas sociais desenvolvidos. O Bolsa Família deve acabar? Claro que deve, devemos ter igualdade na distribuição de renda justa, pois é inadmissível que enquanto alguns esbanjam comida, possuem riquezas, outros passam fome. Quem faz a gestão do Bolsa Família? A Prefeitura, se os pobres fossem tão “burros” votariam no partido do prefeito e não da presidenta. Sobre a gestão cabe aos governantes municipais fiscalizar quem realmente precisa, já fiz comentário em e-mail enviado a secretaria de Assistência Social  para vereadores, para presidente do conselho de assistência social do município, ainda não obtive resposta. Se o Bolsa Família tem problemas a culpa é do município!

Queria dizer que na Constituição Federal de 1988 está escrito: “Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II - garantir o desenvolvimento nacional;
III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação”.

Talvez seja difícil para muitos entender, mas isso esta garantindo, e sobre o Nordeste e os pobres “III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;”. Isso são os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, sem mais necessidade de papo!

Agora, é lamentável quando se criticra programas sociais, como os programas socioeducativos. Não tenho conhecimento de como funciona em Cocal, porém sei que os mesmos que pedem “Redução da Idade Penal”, pedem o fim dos programas sociais, e são os mesmos que falam que só a educação resolve os problemas, mas enquanto formos desiguais socialmente e economicamente não existirá educação de qualidade. Pessoas sem conhecimento, sem o mínimo de sensibilidade com a humanidade! É preciso ampliar programas sociais, dane-se as ruas calçadas. Crianças e adolescentes são prioridades absolutas!

Uma eleição baseada em ódio aos pobres, em ódio aos seus mínimos avanços e conquistas, ódio aos direitos humanos, ódio à justiça e a igualdade social!

Eu voto em meus ideais e naqueles que mais se aproximam deles, sou defensor dos Direito Humanos e assim segurei sendo!

3 comentários:

  1. Gosto muito de assistir toda sexta-feira o Jornal da Educação, postado pela Nova Escola. No último descobri a Educação perdeu aliados importantes no Congresso, que os religiosos, os ruralistas e os da bancada da bala (segurança) estão bem representados. E o pior, é que os representantes da Educação que ficaram são considerados tradicionalistas e vamos ter problemas com eles! A pergunta lançada nessa edição é: você votou num representante da Educação? Confesso que estou com vergonha de responder...

    ResponderExcluir
  2. Essa tal reunião aconteceu em uma escola municipal de Cocal onde alguns representantes da Educação se fizeram presente. Você sugere que se faça a denúncia no ministério público. Boatos circulam quem tem representantes da educação ofendidos e discriminados por certos comentários Anônimos postados.
    e foram registrar BO contra esse meio de comunicação. Leio praticamente todos... talvez não sei entender direito mas o mais preocupante foi os comentários sobre as crianças por serem vulnerais e que estão lá ... Esse caso sim merece Boletim de Ocorrência B O ou melhor denuncia ao Ministério Público como vc sugere. Vamos refletir! Claro que muitas vezes a verdade incomoda... e o anonimato vem decorrer que ainda não se pode falar o que se pensa ou quando dita aí aí aí... eu admiro muito quem tem coragem de falar... Parabéns Ana! Bem assim! Ainda tem gente que se acha! Está é a palavra VERGONHA!

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo sábias palavras no trecho 4. Pergunta para a Diretora e coordenadoras da escola: E agora se uma pessoa sair em seu horário de trabalho para fazer a denuncia no ministério público pode?? Para defender o direitos daquelas crianças que lá frequentam. Ou será demitida na primeira? Gostaria que o Conselho tutelar se manifestasse e a Assistência Social também. Como dizia minha nona o tiro pode sair pela culatra! Se a moda, ou seja, o exemplo pega de fazer BO a delegacia terá que distribuir senha! Muito feio!

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.