terça-feira, 7 de outubro de 2014

Espaço Cultura: Filmes e séries para entender mais sobre uma campanha politica

por Guilherme Fabro
 - cocalcomunitario@gmail.com

Domingo foi o dia em que todo brasileiro foi obrigado a sair de casa para votar. Somo obrigados a exercer a democracia. Por mais que isso seja estranho, não vou discutir isso, vou apresentar alguns filmes e/ou séries que mostram os bastidores das campanhas políticas. Praticamente, todos mostram os bastidores norte-americanos, eles são um pouco diferentes do Brasil mas o conceito de campanha é o mesmo. É possível entender os jogos, as trocas e principalmente todo o lobby que é feito durante uma campanha.

House of Cards – Sinopse:Um drama político criada por Beau Willimon para o site Netflix. Tem como protagonista Kevin Spacey, como Frank Underwood, um impiedoso e ambicioso político que almeja um alto cargo público em Washington, D.C..que depois de ter seu prometido cargo de Secretário de Estado entregue a outra pessoa, o Deputado Frank Underwood, de modo totalmente inescrupuloso, arma uma grande trama em busca de poder.

Em House os Cards podemos ver como todo o jogo de poder funciona e com um detalhe interessante, as vezes, o melhor jogador não está na mídia. Quem controla e manda de verdade não precisa aparecer.

The Good Wife – Sinopse: A série centra-se em Alicia Florrick (Julianna Margulies), cujo marido Peter Florrick (Chris Noth), um ex-procurador do estado de Condado de Cook, foi preso depois de um escândalo envolvendo sexo com prostitutas e corrupção. Depois de ter passado 13 anos como uma mãe atenciosa e dona de casa, Alicia retorna ao seu antigo trabalho como advogada e fica com a responsabilidade de criar os seus dois filhos. A série foi parcialmente inspirada no escândalo de prostituição envolvendo o ex-governador de Nova Iorque, Eliot Spitzer, bem como outros escândalos sexuais proveniente de políticos norte-americanos, particularmente os de John Edwards e Bill Clinton:

Em The Good Wife começamos vendo o lobby bem devagar, a história é centrada na Alicia, mas vemos toda a campanha para transformar um procurador com péssima imagem em um excelente governador.

Tudo pelo Poder – Sinopse: é um filme sobre política lançado em 2011, de gênero drama. Seu roteiro foi escrito por George Clooney, também responsável pela direção. Filme com a história de Stephen Myers, um membro da equipe do candidato a vaga do Partido Democrata para candidatura à presidência dos Estados Unidos, Mike Morris. Nas vésperas da escolha do partido ser feita, o idealismo de Stephen é derrotado pelo jogo político, no qual acaba se envolvendo para tentar eleger Mike.

Com uma sinopse bem simples, em Tudo pelo Poder podemos ver como o poder pode corromper facilmente uma pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.