sábado, 6 de setembro de 2014

Festival das Linguagens do CMG promove um show de vídeos e peças teatrais

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Desenvolver os diferentes tipos de linguagem e adaptá-las em vídeos e peças teatrais unindo inglês, espanhol e literatura. Esse foi o propósito do 1º Festival das Linguagens realizado pelo CMG. O resultado deste trabalho foi apresentado em duas noites de evento na Instituição para a comunidade escolar e as famílias dos alunos do ensino médio.

Os alunos interpretaram textos da literatura brasileira e com humor e criatividade encantaram o público. Também construíram vídeos em inglês com temas livres, desenvolvendo desta forma, suas habilidades orais e proporcionando uma sessão cinema aos telespectadores com momentos de conhecimento, diversão e informação.

“A proposta é estimular e desenvolver a parte artística dos alunos unindo os conteúdos em sala de aula, ou seja, tirar a parte didática e burocrática e mostrar que a literatura pode ser divertida. A forma também levou os alunos a compreender e a usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação”, afirma a professora de Língua Portuguesa Gislaine Marcolino. Para o professor de inglês, Douglas Búrigo Dalló os vídeos surpreenderam. “Os estudantes ficaram livres para desenvolver o que eles queriam. Utilizaram legenda em português, aprimoraram as falas e a oralidade da língua”, destaca.

A aluna Rafaella De Bonna explica que todos os textos foram adaptados e todo processo ajudou na comunicação das pessoas. “Nós realizamos o trabalho por completo. Pesquisa, roteiro, figurino até chegar na apresentação. Para nós é um avanço em todos os sentidos e nos ajuda a nos comunicar da melhor forma”, observa.

As apresentações ainda foram realizadas ao longo da semana em forma de dança e música. O projeto foi coordenado pelos professores Débora, Fátima, Douglas e Gislane. As peças teatrais apresentadas foram adaptadas em cima de crônicas de Luiz Fernando Veríssimo, do livro As mentiras que os homens contam, entre outros conteúdos.








(Colaboração texto/foto: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa do CMG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.