segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Espaço Educação: Eu to velho demais... Jovem, faça você!

por Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Hoje trago presente outra visão preconceituosa para com a juventude. A visão que enxerga eles enquanto os responsáveis por mudar o mundo, por transformar as estruturas, enfim, por mudar aquilo que foi construído pelos adultos e gerações de pessoas anteriores.

Alguns podem até se perguntar que história é essa do jovem ser responsável pela mudança? Bom, nem sempre é assim. Como disse em uma coluna anterior alguns veem os jovens apenas como pessoas incompletas e que só podem atuar verdadeiramente quando forem adultos. Entretanto há quem diga em momentos de crise que a mudança deve surgir da juventude.

Volto o exemplo para minha própria história. Várias vezes, quando iniciava na educação, escutei de colegas com mais idade dizerem: "Vou deixar isso para ti que é novo! Meu tempo já passou".

Quem acompanha a coluna poderia se perguntar:
"Como assim Juliano, antes tu disse que é 'errado' pensar que a juventude não está pronta e que devemos dar voz a ela. E agora tu diz que é 'errado' dizer que cabe a ela fazer as coisas?".

A problema maior nessa segunda visão da juventude, responsável pela mudança, pelo novo, é que tira completamente a responsabilidade dos adultos em contribuírem na transformação da sociedade. É um peso grande demais para a juventude. Teoricamente, os adultos é quem possuem mais condições de lidarem com essa carga, entretanto ao jogarem para a juventude, sobrecarregam ela muito.

Idealizar a mudança nas mãos da juventude é o mesmo que isentar a culpa dos adultos. Vamos e venhamos, isso é um tremenda sacanagem. Afinal, não foram os adultos que ajudaram a construir o que está aí? E de repente quando algo não funciona, aqueles que menos contribuíram para o que está incomodando são quem devem atuar? Como disse: Sacanagem!

E o pior, é que os jovens vão se empolgar com uma postura dessas. Imaginem vocês, se até o momento eles não tinham voz e de repente alguém diz que a mudança está nas mãos deles, a liberdade, a possibilidade de atuação com certeza vai animar. Entretanto pode ser uma atuação muito frustrante, visto que se não for junto com os adultos a mudança será inviável.

Todos somos responsáveis pela mudança! Todos somos responsáveis em buscar alternativas para uma vida mais digna, mais humana.

A culpa de tudo de errado que existe é de todos/as!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.