domingo, 31 de agosto de 2014

Opinião: Possíveis análises eleitorais

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Pesquisa Ibope divulgada na última terça-feira (26/8) destaca índices de votos por religião, renda e faixa etárias. Algumas análises possíveis.

Dentre as religiões:

Dilma tem seu eleitorado maior entre os católicos, 39% dos eleitores católicos votam em Dilma, Marina tem 25% e Aécio 20%. Já nos evangélicos Marina dispara para 37%, Dilma fica com 27% e Aécio 17%. O Pastor Everaldo faz 4% nos meios evangélicos e nada no meio católico.

Marina é evangélica e alcança um número maiores neste meio, está 10% na frente, porém Dilma faz uma diferença maior no meio católico, quando a diferença é de 14%. Mesmo que hoje os meios católicos influenciados pelos neopentecostais (RCC) adotam políticas conservadoras de direita, o PT tem sua base original nas CEBs e na Igreja Católica, com forte apoio de bispos e padres em seu processo de criação e isso ainda garante uma gama considerada de votos de católicos que se identificam com a história e a origem do PT. Marina fazer mais que Aécio no meio católico, também demonstra esta influencia tanto das CEBs, como dos neopentecostais. Até anos atrás Marina Silva esteve presente no intereclesial das CEBs ao lado do Teólogo Leonardo Boff e do Bispo Dom Moacyr Grechi. Por outro lado, o antipetismo carismático, impulsionado pela pelas posturas atuais conservadoras de Marina levam votos, com pouca diferença do Aécio.

Na faixa etária:

Nas faixas de 16 a 24 anos e 25 a 34 anos Marina ganha com diferenças de 2% sobre Dilma. Pontuação pequena, sendo que a dita política de novidade que Marina apresenta influencia a parcela Juvenil. Porém o PT e Dilma ainda mantém um número grande entre as juventudes. Algumas políticas de juventude adotadas e políticas de escolaridade influenciam este meio juvenil - existe um processo de políticas. Porém a rejeição do PT se da também pelo fator de que a maioria desta juventude, desde que vota é governado pelo PT - o PT está a 12 anos no poder e quem tem 28 anos hoje teve seu primeiro voto aos 16, em 2002. Com isso a única análise feita é comparar PT com o PT. Com o aumento das faixa etárias as intenções de votos aumenta para o PT e diminuem para Marina, Aécio mantém media de 19% em todas as faixas etárias. Na media de idade de 55 anos para acima, Dilma faz 41% dos votos, contra 20% de Marina e 19% de Aécio.

Em relação à renda familiar:

Quanto menor a Renda maior a intenção de votos no PT, motivo este claramente influenciado pelos Programas Sociais do governo. Não analiso isso como voto de cabresto, pois quem recebe acima de cinco salários mínimos tem maior votos ao PSDB, que poderia ser classificado como voto cabresto dos melhores de vida? Creio que são respostas dos resultados das políticas sociais, que influenciam mais os mais pobres. E uma das respostas visíveis da rejeição da classe média com o governo PT.

Um comentário:

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.