sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Fórum de Mobilidade Humana define primeiras entidades integrantes de seu colegiado

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Na noite de ontem (14/8), na sede da Cáritas Diocesana, em Criciúma, um grupo formado por cerca de 20 pessoas participou da reunião que definiu os primeiros encaminhamentos do Fórum Permanente de Mobilidade Humana, cuja atenção se volta, de modo especial, à situação dos imigrantes africanos que chegam à região.

Após um momento de avaliação sobre o Fórum das Imigrações do Sul de Santa Catarina, realizado há três semanas, os representantes das entidades conheceram as competências do Fórum e definiram, por meio da disposição das entidades representadas, a composição do Colegiado que conduzirá as ações do Fórum Permanente de Mobilidade Humana. Entre os que se colocaram à disposição estão a Cáritas Diocesana de Criciúma, a Secretaria de Assistência Social de Criciúma, a Coordenadoria da Promoção Igualdade Racial do Município de Criciúma e a Sociedade de Psicologia de Criciúma.

Como participantes do Fórum, também se apresentaram profissionais, membros e voluntários da Cruz Vermelha, CRAS de Forquilhinha, Coletivo Chega de Racismo, Anarquistas Contra o Racismo, Casa de Passagem São José, Igreja Anglicana, Renovação Carismática Católica e Instituto Federal de Santa Catarina. Uma nova reunião foi marcada para o dia 22 de agosto, às 9 horas, na sede da Cáritas, a fim de organizar o encontro previsto para 4 de setembro, que contará com representantes do Ministério da Justiça e também do Instituto Migrações e Direitos Humanos. O próximo passo também é a formação de grupos específicos dedicados a trabalhos que envolvam os imigrantes em ações que promovam economia solidária e igualdade racial, além do acompanhamento de doações, mapeamento e levantamentos de dados e apoio de intérpretes.

 (Colaboração: Bibiana Pignatel Baesso - Setor de Comunicação Diocese de Criciúma)











Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.