segunda-feira, 19 de maio de 2014

Espaço Educação: Ratatouille, um filme Subversivo

por Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Cara leitora, caro leitor, por acaso já visualizaram o filme Ratatouille? O que acharam? Bom, partirei da reflexão feita pela Carmem* deste filme, em que ela sensivelmente aponta caminhos e percepções do filme.

Para aqueles que não viram, trata-se de um filme onde um rato insatisfeito com a sua vida busca ir além da realidade (im)posta e deseja ser cozinheiro. Conseguem imaginar um rato cozinheiro? Vai contra tudo aquilo que aprendemos! Mas mesmo assim ele busca seu sonho. Diz ele no filme a respeito do humanos: "Eles têm uma coisa especial, eles não sobrevivem, eles descobrem, criam”.

E pensando assim ele segue seu caminho fugindo da lógica da simples repetição, criando suas próprias receitas. Claro que enfrenta dificuldades, claro que em alguns momentos ele repete receitas, mas isso não o satisfaz. No começo do filme ele fica perdido da família, está só e com muita fome, cai na tentação do imediatismo, mas resiste e sobe até o alto de um prédio onde vê toda a cidade de Paris e diz maravilhado:
"Todo esse tempo eu tava embaixo de Paris. Puxa! Que cidade bonita!".

Mas não se assusta com a magnitude do que vê e continua sua busca.

O ratinho conhece um jovem cozinheiro e avança na própria percepção de mundo se dando conta do seu entorno. Enxerga o chefe opressor e farsante e luta contra isto. Logo não vive apenas para si, mas também para os humanos lutando por justiça. E ao lado do jovem cozinheiro vão aos poucos, juntos, construindo uma relação de aceitação e respeito.

Na busca do seu sonho acaba por desafiar toda uma lógica dominante, subvertendo a realidade. Constrói o novo e sai da região de conforto de uma vida alienada. Cria e recria sem fazer aquilo que "todos" dizem que é normal. Uma referência e tanto.

E aí, topa seguir esse exemplo?

Não poderia terminar esse texto sem citar a pessoa que inspirou praticamente todo ele:
“O filme é uma ferramenta importante para o debate para além da comida. É um convite a pensar projetos de vida, onde subverter a ordem significa instaurar a vida em abundância para todos/as”, (Carmem Lucia Teirxeira).

* Texto: Filme Ratatouille provoca nova ordem para projetos de vida. Autora: Carmem Lucia Teixeira, pesquisadora em juventude, socióloga, educadora popular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.