sábado, 17 de maio de 2014

Enem é uma das portas de entrada com bolsas de estudo na Universidade

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Patrícia França da Silva Brida, de 28 anos, sempre quis dar continuidade aos estudos, e mesmo com contratempos, nunca deixou o sonho de fazer um curso superior morrer. Hoje, caloura do curso de Letras da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, Patrícia está realizando este sonho, graças ao Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Ano passado ela fez a prova e conseguiu uma das vagas para ingressar na Universidade no primeiro semestre de 2014 pelo Prouni (Programa Universidade para Todos), do Governo Federal, que garante bolsa de estudo integral ou parcial durante todo o curso.

E os interessados em seguir o exemplo de Patrícia e fazer o Enem, terão até o dia 23 de maio, às 23h59, para se inscreverem no site http://enem.inep.gov.br/. A prova deste ano ocorrerá em 8 e 9 de novembro e concluintes do Ensino Médio ou que já encerraram esta etapa poderão participar.

“Eu estava sem estudar a dez anos e sabia que seria difícil concorrer com pessoas que estavam saindo do Ensino Médio. Me inscrevi pensando que não tinha nada a perder e que caso desse certo, conseguiria realizar meu sonho, adiado porque eu não tinha condições financeiras. Passar no processo seletivo foi uma vitória. Estou muito feliz e adorando o curso”, conta a acadêmica.
Segundo a assistente social da Cpae (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante) da Unesc, Lutiele Ghelere o Enem é requisito para a participação no processo seletivo para a obtenção de bolsas de estudo em programas como o Prouni e para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). “Neste ano, a Universidade ofereceu 506 vagas para o Prouni e os beneficiados receberam bolsas integrais”, comenta Lutiele. “A partir de 2012, para que o aluno solicite o Fies, precisa ter feito o Enem”, complementa.
(Colaboração: Secom Unesc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.