quinta-feira, 29 de maio de 2014

Cutucadas #21.14

por Rodrigo Szymanski
- cocalcomunitario@gmail.com

Ah sim, e temos mais uma semana de Cutucadas, com frio ou com chuva estamos aqui, durante o ano todo... A vida política não para na cidade.

=====================================
Guanabara x Vereadores
As coisas até parecem que acalmaram entre os moradores e os vereadores. Só que Não. Esta semana rolou no Facebook uma imagem de um carro “baleado”, fazendo referência a vereadores que vieram visitar o bairro. (veja imagem clicando aqui).
Como dizem por aí, a zoeira não tem limite, mas que isso é um problema político, é mesmo, e vários vereadores vão ter dificuldade nas próximas eleições com o bairro.  Mas é a vida política.

=====================================
Ainda sobre a Garagem
Sobre a garagem da Prefeitura ainda, existe uma curiosidade, o muro da garagem que é feito em linha reta esta errado. Os moradores com suas escrituras e plantas possuem vários metros de terrenos que está sobre o domínio da Prefeitura. Tem morador com mais de 10 metros de terreno “perdido”. Segundo o prefeito, a hora que sair a garagem dali, o terreno será devolvido, por que dinheiro para indenizar a Prefeitura não tem... E a não saída da garagem indigna mais ainda estes moradores...

=====================================
Da última sessão: crianças sim, delinquentes não!
Quero aqui, como um defensor dos direitos humanos e membro do Instituto Catarinense de Juventude, deixar meu pesar sobre as colocações do vereador Volnei sobre as crianças e adolescentes abrigados na Casa-lar “Paraíso da Criança”. Minha posição é que não é triste a Prefeitura pagar a conta. É dever da Prefeitura garantir a proteção das crianças com direitos violados. Criança e adolescentes possuem prioridade absolutas. Se for preciso, que se pare de calçar ruas para atender as  nossas crianças. Sim, a sociedade deve pagar a conta por que é a própria sociedade que cria os “delinquentes”. Fica meu protesto sobre o pronunciamento do vereador.
Porém o nobre vereador abriu uma brecha para um debate mais aprofundado, o mesmo tem razão quando pergunta “o porquê das crianças abrigadas?” e com direitos violados. É dever da sociedade, da comunidade, da gestão Municipal debater isso. Como andam nossas políticas públicas para crianças e adolescentes? Quais os programas sociais? Como anda nossa educação? Como anda o conselho da criança e do adolescente?
  
Aqui não estou questionando fulano ou sicrano e nem estou culpando alguém. Apenas acho que as colocações do vereador abrem espaço para duplas interpretações e para tocar o dedo na ferida... Dos vereadores, dos gestores, dos órgãos competentes...


=====================================
PMDB e sua eterna divisão
O PMDB perdeu mais uns pares de lideranças política. A notícia de que a ex-vereadora Nena saiu do partido não causa espantos, porque o grupo que já mandou no PMDB se perdeu pelo caminho. O PMDB não é mais o partido “das famílias ‘tradicionais’ do Centro da cidade”. Mas a mesma ex-vereadora já tinha amargado duas derrotas nas urnas...
O empresário Locatteli, que também amargou derrotas internas sai com objetivo de despontar em espaços políticos. Se confirmar sua ida ao PDT, partido que cresce sobre a liderança do ex-prefeito Furlan, pode ter um espaço de crescimento, pois Furlan não agradou muito nas últimas eleições.

Já o presidente da CDL, Fernando de Favéri, mesmo com sua candidatura  para as eleições da Coopercocal sendo apunhaladas pelas costas sempre esteve envolvido e não saiu do PMDB, ele permanece no partido e segundo ele “não saiu e não pretendo sair”. 

=====================================
Prefeito Ademir que se cuide...
Em uma enquete realizada no Cocal Comunitário, o prefeito foi mal avaliado, amargurou 53,95% de rejeição. Não só isso, se medir por comentários nas ruas e comentários no site, cada vez mais aumenta a rejeição dos munícipes a administração municipal.
Avaliação que faço do que escuto por ai é que o povo esperava uma reviravolta na Prefeitura. Esperavam mudança estrutural, projetos ousados, inovação. A promessa foi de eleger alguém que ia mudar...
Não só a pessoa do prefeito, mas a administração entra na avaliação, a vice-prefeita também enfrenta críticas quando o assunto é educação. A Dona Aninha possui uma carga de responsabilidade, por que a mesma é vista ainda como a “diretora Dona Aninha”, querida pelos alunos e pelos pais... E sem dúvida que muitos votos da dupla “Ademir e Aninha” tiveram uma influência do “sonho” que a educação seria fantástica na cidade.
Prefeito carrega suas derrotas, nas eleições da Coopercocal e com o bloco de oposição no Legislativo 

=====================================
Sobre a Copa e as manifestações
Partidos de direita e de oposição usam o #NãoVaiTerCopa para fazer oposição a presidenta Dilma. Mas as manifestações não são todas eleitorais das elites empresariais. O comentário do líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) explica muita coisa.

"As manifestações foram adquirindo um caráter mais amplo, com grupos de interesses incompatíveis. Em algumas manifestações havia sujeitinho com cartaz pedindo pela redução da maioridade penal, exigindo a volta da ditadura militar... Tinha de tudo. Isso não cabe na nossa manifestação. O movimento que estamos puxando tem cor, é vermelho; e a pauta tem lado. Que isso fique muito claro. Nós não vamos abrir mão da nossa pauta para abranger novos setores sociais com reivindicações difusas e que só interessam a setores da mídia e da própria elite do País. Não é isso o que queremos. O que estamos e vamos continuar fazendo são mobilizações em torno de interesses da maioria dos trabalhadores deste País. Isso pode levar a uma menor adesão espontânea às manifestações? Verdade, pode. Mas, por outro lado, também pode, e já está levando, a uma maior adesão organizada a elas." Guilherme Boulos, um dos coordenadores do MTST.

14 comentários:

  1. A educação de Cocal do Sul tá cada dia pior, Escola que quando chove molha as sala de aula e sala da diretoria, laboratórios de informática sucateado, impressoras quebradas . Parques infantil danificados,brinquedos quebrados . Nois país e membro da APP temos que fazer bingo pra arrecadar dinheiro pra comprar as coisas da escola e fazer reformas, enquanto isso a prefeitura fica falando que é eles que estão reformando. Voltei no Ademir e Aninha pensando que a Educação de Cocal do Sul ia ser um exemplo aos outros municípios.

    ResponderExcluir
  2. EDUCAÇÃO......VERGONHA....e continua a saga da vila nova, ontem ao levar meu filho a escola me deparei com uma avó que de fora da grade da escola gritava com a diretora a qual a avó tinha feito uma pergunta e a diretora tinha respondido com falta de educação e grosseria, o que esperamos de uma diretora dessa, qualquer dia desses os pais perdem a paciencia que tem e nem na rua ela vai poder andar sem olhar para os lados, para ver se tem algum pai desconte e olhe que temos muitos descontentes. Abram os olhos administradores, vcs estão se enrolando cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. Tem um comentario que vai sair uma escola nova na Vila Nova, e a diretora será a mesma? Do que me adianta um carro novo se não tem quem saiba dirigir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk..... TÁ VIRANDO EPISÓDIO O CASO VILA NOVA.

      Excluir
    2. esse caso ja ta uma vergonha acho que ta faltando serviço pra certas pessoas que vivem falando mal de todo mundo,vao lavar uma troxa de roupa que vc ganham mais

      Excluir
  4. uma avó reclamando no portão que a ao fazer uma pergunta a diretora essa foi grosseira e desrespeitosa com a avó, se nem a diretora que deveria dar exemplo, sabe responder aos mais velhos com respeito o que esperar dos alunos dessa escola no futuro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problemas a escola da Vila Nova tem sim...Esta diretora esta cada vez pior....Só engana a Secretaria de educação, que acha que ela é boa gestora...Agora a respeito da Educação dos alunos, você está sendo injusto, pois a Educação vem de casa e as crianças que ali estudam com certeza. Jamais vão seguir o exemplo desta diretora...

      Excluir
  5. Lógico! O prefeito que se cuide .... É D. Aninha a educação só nos sonhos... Foi infeliz ao escolher a equipe para assessorar... estão todos perdido.... além de tudo que li aqui nesse espaço vou relatar a indignação dos pais dos alunos da turma de meu filho na escola Cristo rei a respeito do livro adotado onde tivemos que pagar 30 reais e o livro com um assunto absurdo sobre drogas. Quando perguntamos p a professora nem ela sabia quem tinha escolhido o livro chamamos a diretora nem apareceu mandou uma loira . quando uma mãe perguntou quem ela era bem mal educada respondeu não te interesa saber quem eu sou . porque quer saber. A gente vai lá e ninguem resolve nada. parece que são paga pra não fala. Já fui na prefeitura 2 vez e não achei a aninha e telefonei mais de 5 vez para a secratária e dizem q não ta. Se eu tivesse dinheiro eu botava no colegio cocal. Minha vizinha tirou os dois filhos e botou lá. Meu filh não quer ir mais para a aula mais eu n posso pagar.uma escola. Dona aninha a senhora e o seu Ademir foram na minha casa e prometeram para nós que as coisa iam melhorar. votamos em voc~es e agora esse professores responde pra gente como se fosse criança. Então o que elas não dizem para essa criança. Ainda não sei o nome daquela mulher que respondeu para a mãe, se não eu botava para todos saber. A mãe disse q ia tambem falar não sei se ela consegui, porque eu não consegui ainda. mas vou encontrar eles qualquer hora. Quando era a Diretora kenia a gente ia lá e era bem recebido os professores eram outro tudo era diferente. Essa 2 diretora parece que tão morrendo nem abre a boca pra falar. D aninha ajude nós vai na escola e descubra quem foi aquela mal educada que atendeu os pais do 6] ano. desculpe o desabafo mas não tive outro jeito fui la ligue e não me atenderam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REALMENTE QUANDO ERA A kENIA ERA TUDO UMA OUTRA COISA, ELA PODERIA NÃO SER CONCURSADA, MAS ERA EDUCADA E RECEBIA A TODOS E TENTAVA RESOLVER OS PROBLEMAS, PARA QUE OS DIRETORES SEREM CONCURSADOS SE NÃO SABEM COMO TRATAR AS PESSOAS. OS DIRETORES TEM QUE SER CONCURSADOS EM COCAL DO SUL, MAS A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO NÃO É CONCURSADA AQUI, NEM SUAS AJUDANTES, QUE ATRAPALHAM MAIS DO QUE AJUDAM. GENTE SEM CLASSE.

      Excluir
    2. concerteza vc deve ser do contra pra falar todas essas bobagens no meu ponto de vista ela é muito competente,tanto que nunca fica desempregada e sempre pega cargos de muita responsabilidade,nao precisa ser concursada para ser uma ótima prof e sim ter competencia e amor pelo que faz,quanto a diretora nem vou falar nada pq nao ha conheço e outra coisa vc deve ser uma dessas invejosas que só sabem falar mal,talvez se vc fosse secretaria sera que vc teria a mesma capacidade isso eu gostaria de ver......

      Excluir
    3. Anônimo das 21:12 Do contra o que?? Ela quem? A tal Loira ou a Secretária? Se for a loira Bobagem foi o que fez na frente de nós... manda comprar livro não sabia o conteúdo absurdo... recolhe o livro ... nem professora da turma era ... Se for a secretária minha querida, "CC" é "QI" Nunca foi e nem nunca será por competência e amor... Não estou aqui julgando a seu trabalho ouso também que é uma guerreira quando se trata de batalhar pelos professores e outras ... Tenho certeza que ela não sabe nem a metade do que se passa....
      Bem que você falou do seu ponto de vista! Porque a enquete mostrou o ponto de vista do povo....Os comentários surgiram após a reprovação da administração pela enquete e as pessoas postaram os possíveis indicadores da reprovação... Foi o que interpretei no momento Me desculpem se não interpretei certo. Com certeza nunca teria capacidade para ser Secretária e trabalhar na educação. Minha formação é outro Ramo. Cada um no seu quadrado....

      Excluir
  6. Concordo Também com você. A Kenia se virava nos trinta. Os professores faltavam também mas ela não tinha prequisa de ir para sala e dava aula. Agora essas 2 diretora que tão ai, mando os aluno para a quadra jogar bola. A semana passada ficaram mais na quadra que na sala. Porque as duas não foram pra sala dar aula?? A gente chega lá pra falar elas se escapo e não resolve nada um manda pro outro coitado do Zé até da pena não sabe nem o que diz .. só enrrolo a gente. Se a kenia fazia isso. Nunca. Ela resolvia as coisa e muito bem. Eu sei o nome daquela mal educada que respondeu bem grosa para os pais que chegou até afrontar um pai que ele já era bem crítico desde que foi aluno dela. Claro que ela quis dizer que ele já incomodava desde adolescente. Não sei como uma professora dessa se cria na escola e a diretora e nem a D. Ninha enxerga isso? A escola cristo rei era a melhor hoje é a pior! D. Ninha converse com os pais e veja o que temos a dizer... mas acho que você já sabe como a escola tá bem pior que no ano passado quando a diretora desistiu porque estava uma bomba e ta pior ainda. ninguém toma providencia.

    ResponderExcluir
  7. ESSA LOIRA DA ESCOLA CRISTO REI É MUITO MAU EDUCADA MESMA. ELA NÃO DAR NEM UM BOM DIA. A DIRETORIA É CALADA NEM ABRE A BOCA DIREITO

    ResponderExcluir
  8. Gente a tal avó gritava que ia pegar a diretora pelos cabelos e olha gente sou contra a violência mas que precisa pegar pelos cabelos precisa será que nem assim ela desconfia e sai. A vó também dizia em sua fala quero pegar a Secretária de Educação e dar uma coça também (...parte do texto foi retirada por ser ofensa pessoal...). Se a D. Aninha tivesse comprometida com a Educação do município como diz, tirava também a Secretaria porque não emplacou. o comentário é geral. O acordo político foi com a família e não com a Secretária, então dispensa. Simplesmente ridículo. Legal assim a popularidade do prefeito afundado conforme a enquete

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.