quarta-feira, 28 de maio de 2014

Alunos do Demétrio participam de palestra com missionários de Moçambique

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Estudantes de Cocal do Sul receberam uma visita, no mínimo, interessante na última sexta (23/5). Os alunos das séries finais do Ensino Fundamental da Escola Demétrio Bettiol participaram de uma palestra com missionários da ONG IDE, de Moçambique, do continente africano.

O moçambicano Angelo Duarte Chipendo está em Criciúma fazendo cursos profissionalizantes para depois retornar ao seu país e colaborar na implantação de programas sociais. Ele contou sobre as dificuldades que as crianças moçambicanas passam para estudar e as carências que sofrem por restrições alimentares e afirmou que seu povo não progrediu por falta de conhecimentos.

A aluna Carolina Farias ficou muito sensibilizada. “Eu chorei porque ele disse que uma bolacha para uma criança africana é como a riqueza caindo em suas mãos. Ele disse que lá é como se fosse o inferno e aqui o céu”, afirmou.

O missionário Otávio Luiz da Rosa, que já foi professor de Artes da Rede Municipal de Criciúma e chargista do Jornal da Manhã, contou sobre suas experiências no país africano, levou objetos da cultura africana, apresentou curiosidades sobre o modo de vida daquele povo e falou da importância de um trabalho que ajude na inclusão, no desenvolvimento e na educação daquela população tão carente.

“Quando eu tinha sete anos vi uma imagem divulgada pela Igreja Católica e fui tocado pela cena. Era um criança africana em frente de um casebre. Desde então, eu sempre quis fazer algo para ajudar as pessoas da África”, relatou. Ele informou que a expectativa de vida da população é de 52 anos na capital de Moçambique e 60% da população é analfabeta.

(Colaboração: Ana Lúcia Pintro)


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.