segunda-feira, 26 de maio de 2014

Alunos de Cocal ensinam a montar “Bola” do Criciúma

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Alunos de Cocal do Sul produziram um videoclipe ensinando a montar uma “bola” para homenagear o Criciúma Esporte Clube. A turma reuniu-se na biblioteca da Escola Demétrio Bettiol durante três horas para realizar e registrar todas as etapas da confecção. A atividade contou com a orientação da professora de matemática Ana Lúcia Pintro. “A figura espacial que lembra uma bola de futebol é na verdade um sólido de Arquimedes denominado icosaedro truncado. Ela é formada por 20 faces hexagonais e 12 faces pentagonais,” explica a professora.

A ideia surgiu quando as professoras do projeto Clubinho de Matemática decidiram explorar os conceitos de perímetro, área e elementos da geometria envolvendo atividades relacionadas ao Estádio Heriberto Hülse. O projeto ainda está sendo elaborado, discutido e precisa ser aprovado em alguns detalhes.

O vídeo foi postado na internet para que outros professores e alunos possam se inspirar e fazer “bolas” para decorar suas escolas para a Copa do Mundo ou mesmo para homenagear os times pelos quais torcem. Também é uma dica para o trabalho pedagógico explorar diversos conhecimentos de matemática.



(Colaboração: Ana Lúcia Pintro)





Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.