quinta-feira, 17 de abril de 2014

Tribuna movimentada e com explicações da secretaria de educação

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

“Venho prestar alguns esclarecimentos sobre  a Escola de Educação Básica José Perucchi (Bairro Vila Nova) e também sobre o trabalho desenvolvido pelos funcionários da Secretária de Educação, Esporte e Cultura”. Assim iniciou a secretaria de Educação de Cocal do Sul, Raquel Quarezemin, que usou da tribuna para dar explicações sobre o pronunciamento da última sessão (ver matéria).

A secretaria relatou que durante o ano de 2013 foi procurada algumas vezes sobre dificuldades daquela escola, a qual alega que sempre atendeu e escutou a todos.“Neste ano, depois do feriado do Carnaval, recebemos o abaixo-assinado e procuramos conversar com pais que assinaram. Muitos se arrependeram e nos informaram que isso já havia ocorrido com outras diretoras da Escola”, comentou. A secretaria informou que o abaixo-assinado teve 106 assinaturas, sendo 23 casais, cinco avós, um  menor, 15 assinaturas não identificadas e o restante dos pais”.

A secretaria ainda relatou que ocorreram três reuniões, em que foram escutados os pais, professores e funcionários. Ela alegou que o representante da Polícia Militar só se fez presente  para explicar a ação da PM. “Em nenhum momento as crianças foram revistadas, nem por policiais e nem pela diretora”, contou. Completou: “no dia 27 de março reunimos a Associação de Pais e Professores, os fatos foram esclarecidos e os pais e mães presentes entenderam as explicações, alguns se desculparam e a situação ficou resolvida para a APP”.

A secretaria comentou que a administração Ademir/Aninha tem muita consideração com os moradores do Bairro Vila Nova, prova disso foram as trinta vagas para a creche que foram abertas na comunidade.

Raquel também respondeu questionamento deixados no site Cocal Comunitário (veja matéria amanhã).

O vereador Volnei da Silva (PSD) usou da tribuna e parabenizou a secretaria de Educação pelos esclarecimentos prestados. Comentou que o assunto se tornou um problema, citando que passou dos 56 comentários na matéria publicada no site Cocal Comunitário, criticando os anônimos que escrevem. “Se escondem atrás de um anonimato, são covardes, nunca tive medo de debater com ninguém, se tiver que falar alguma coisa todo mundo sabe onde me encontrar, por que para falar para atrapalhar tem um monte e para ajudar bem poucos, não me venham aqui dizer que estou fazendo politicagem”, afirmou.

A vereadora Angela Maria Mendes Anjo (PPS) lembrou da dificuldade e do problema que é a educação em todo Brasil, mas que é preciso acreditar na educação. Ela trouxe presente uma carta escritas pelos alunos da quinta serie da escola Francisca Búrigo, sobre melhorias no Bairro Jardim Elizabeth. Os alunos pedem para o bairro a construção de uma praça com parque, uma pista de skate, melhorias no campo do bairro, construção de um ginásio, fiscalização dos esgotos, construção de calçadas para o acesso dos pedestres. A vereadora lembrou da importância que este trabalho e que talvez daqui alguns anos eles possam crescer vendo as mudanças no Bairro, como desejam.

O vereador e presidente da Câmara, Agenor Benati Pedroso (PDT), lembrou que a tribuna esta aberta a todos os secretários e munícipes da cidade.

23 comentários:

  1. Sem comentários! Quantas inverdades... Bem falaram que eles ouvem o que querem! Quanto a creche é um dever e obrigação. É do nosso dinheiro! Estão se perdendo cada dia mais! Um problema tão fácil de resolver ainda não conseguiram. Quanto mais os difíceis, né????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitas inverdades...se é para ir na Tribuna falar isso que nem fosse...Pois se você bem lembra Raquel os vereadores foram convidados para participar desta Assembléia de Pais e Professores não entendo porque, mais enfim foram. Então com certeza viram a insatisfação dos pais, e a indignação pois os pais não tiveram voz. Então não venha falar inverdades na Câmara, dizendo que os pais saíram satisfeitos..PENSE BEM SECRETARIA, em nenhum momento vi você pensar em nossas crianças.. Só o que você quer mostrar é que todo o povo que assumiu e assinou este abaixo assinado esta errado, e que os depoimentos não existem, depoimentos estes que envolvem crianças, que não estão tendo o menor respeito por você. E nem estes pais...

      Excluir
  2. onde está dona Angela para defender o povo da vila nova, pois na epoca das eleições fazia aqui na vila nova costelaços e churrascadas em busca de voto e agora que devia defender o povo, sumiu da vila, mas pode deixar, o povo não é tão burro quanto aparenta, venha com seus churrascos e faremos festa e depois votamos em alguem que realmente queira representar o povo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom nao vou entrar no assunto politica,mas acho que vc fez um comentario bem maldoso querendo denegrir a imagem de uma passoa integra ,honesta,mulher guerreira concertesa vc nao a conhece pra falar todas essas bobagens,mas só uma pergunta representar o povo é ir na vila nova é assim que vc pensa que pena?

      Excluir
  3. o que estavam fazendo em peso os professores do cristo rei na camara, foram apoiar a secretaria da educação? esqueci, fomos convocados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Diretora do CRISTO REI QUE SE CUIDE! As que lá estavam já estão pleiteando a vaga. Derrubaram a ex e não obtiveram sucesso... Meu Deus santa ingenuidade... pelos comentários de alguns pais por lá não anda nada bem... Raquel e Dona Ninha perderam a bússola do comando??

      Excluir
  4. Secretaria de Educação...Ao invés de vocês procurarem saber o porque de tantas reclamações, porque foram 15 depoimentos e diante de tantos é porque a Diretora está errando, não fizeram. Primeiro foram ligar para cada pai que assinou e se justificar, quanto tempo perdido, desta maneira da para entender como se tem tempo de sobra e nem precisaria de ajudante para esta diretora. Focam nos problemas e cobram para que ela aprenda como tem que agir uma diretora. Os problemas como você cita que foram resolvidos, você bem sabe e na reunião que teve na escola, a maioria foi mal resolvido,o caso da polícia aconteceu sim e o policial que esteve presente para esclarecer o acontecido, porque nem foi o que esteve no dia e lembro muito bem que policial falou "EU COMO PAI PODERIA PENSAR DIFERENTE" então os pais tem direito sim de não ter gostado do acontecido, e não ter aceitado que isso é normal como vocês falaram. O depoimento sobre o roubo do celular foi dado por crianças, ninguém inventou, admiro vocês suspeitarem destas crianças e das mães que assinaram embaixo. E suspeitarem da maioria destes depoimentos. Acharem que o abaixo assinado foi forçado, e que agora as pessoas se arrependeram, quando vou votar e logo após me arrependo o que acontece posso voltar atras? acho que estas pessoas que assinaram tem que assumir e pronto, e vocês entender que este abaixo assinado só saiu porque tem problemas e não foram resolvidos...e pararem de ficar ligando e pedindo para que os pais destes depoimentos desistam, tirem esta reclamação. Esta maneira que tentam resolver só esta prejudicando a escola, pensem bem. Uma pessoa só esta prejudicando a Administração toda, ela é incompetente sim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na reuniao pediram um secretaria, agora tao reclamando, vao trabalha vao so sabe reclamar mesmo por isso que aqui na vila nova nao para nenhun medico no posto nenhum diretora no colegio seus desoculpados, se nao tem o que fazer em vez de ficar falando mal dos outros vao carpi um lote vao

      Excluir
    2. Eu me arrependi de ter votado na atual administração, o que faço agora? posso retirar meu voto?

      Excluir
    3. acho que vc esta mal informado, o medico do nosso posto, aliás um ótimo medico, ja esta aqui a alguns anos.quanto cada administração quererem tirar a diretora, onde estão as provas? ja perguntei para essas professoras mais antigas as quais responderam que nunca teve um abaixo assinado para tirar diretona nenhuma,muito menos pelos motivos desse abaixo assinado, teve sim um , mas era para deixar a susi e não parar tirar.

      Excluir
    4. Anônimo das 14:58 sou funcionária da escola e nunca foi pedido uma secretária quem veio com essa bobagem foi o presidente da APP. Coitado não sabe da missa o terço como falavam os antigos! A muito tempo atrás o diretor trabalhava meio período em sala e meio na direção no seu tempo né Vice prefeita e dava tudo muito certo. Os eventos eram muitos e de muita qualidade as pessoas trabalhavam unidas. Para que secretária para ficar de pé na frente da escola abrir portão e tirar cópias. E qualquer "picuinha" como de hoje a tarde né Secretária de Educação?? A Diretora não da conta e VOCÊ tem que vir na escola resolver. VERGONHOSO! Para que diretora se não tem autonomia...

      Excluir
    5. por que não mudam o presidente da APP??

      Excluir
  5. Raquel sobre o que tu fala acima, que me chamou atenção foi que os pais entenderam a explicações, estive na reunião e a grande maioria saiu mais cedo porque falou que viu que a administração não estava ali para ouvir o que os pais tinham pra falar e sim apenas para defender a DIRETORA. Sairão indignados. E sobre as revista das mochilas, aconteceu sim então esta mais do que na hora desta Diretora sair e principalmente assumir seus erros...Parem de passar a mão na cabeça, isto só vai torna-la cada vez um SER HUMANO PIOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. moro na vila a mais de 20 anos meus filhos estudarão na quela escola e já participei da app . quanto a tirar a diretora sempre foi assim , na quela escola é só perguntar para marleni rita fafa e mais algumas que não lembro mas elas lembrão toda troca de administração e diretora foi assim .

      Excluir
    2. Não é assim não, só a troca de diretoras nas trocas politicas não pelo povo.

      Excluir
  6. Também concordo que uma pessoa só está fazendo com que o prefeito e Dona Aninha saiam prejudicados, se gosta tanto assim destas pessoas DIRETORA. Pega sua bolsa e saia, porque tudo isso só esta deixando a Administração menos aceita, e o principal GOSTA DE CRIANÇA NÃO SE APRENDE...e momento algum você pensou no bem estar destas crianças que ai estão...

    ResponderExcluir
  7. Quando é falado que só um vereador tem a coragem de falar é mais pura verdade...Por que vocês vereadores que estiveram presentes na reunião da escola da Vila nova, após a raquel dar seus esclarecimentos, não tomaram a palavra e falaram, que o que viram na reunião não foi que os pais aceitaram as explicações e sim o que viram foi A INSATISFAÇÃO DOS PAIS ALI PRESENTES...Desta maneira estariam apenas falando a verdade. Reflitam...

    ResponderExcluir
  8. Raquel, sempre te admirei muito, fosse professora de minha filha, aliás uma otima professora, sincera, carismatica, muito preocupada com o bem estar das crianças, uma pessoa honesta, não moro na vila nova, mas tenho amigos que moram lã e eles tem filhos que estudam lá, ouvindo deles tudo o que me contaram desta escola e da diretora, muito me admira tu estar do lado dela e não dos pais e das crianças, uma criança mentir vai lá, mas varias crianças estarem mentindo e a diretora estar dizendo a verdade, tu não acha muito estranho isso? Talvez pelo cargo que agora estais ocupando tens que tomar certas atitudes que não tomarias se nesse cargo tu não estivesse, pense bem Raquel, tu achas que estais do lado certo? Toma uma atitude, mas tome uma atitude digna do teu carater, tire esta diretora e proteja as crianças que nesta escola estudam. Faça a coisa certa ou no teu cargo certas decisões tu não podes tomar, ou essa diretora tem as costas quentes?

    ResponderExcluir
  9. Se eu quero dar um depoimento anônimo ou não problema é meu o site da esta opção de se identificar ou não, várias pessoas ou a maioria depõem anônimo porque a prefeitura faz marcação serrada contra opositores, liguei varias vezes para secretaria de obras também fui lá para resolver um problema na minha rua e nada fizeram me deram o número do Biela liguei pra ele e nada fez.Sem esquecer que o secretário de obras foi candidato a vereador e não foi eleito ai acharam uma "boquinha pra ele".GOLFA Magagnin com certeza NÂO haverá reeleição.

    ResponderExcluir
  10. esta semana uma criança caio e se ralou um pouquinho, veio até secretaria da educação para leva~la ao posto de saude fazer um curativo, depois até a levaram em casa, e olhe que era pertinho da escola, estavam tentando mostrar serviço, devem até ter batido foto. que pena que antes nada faziam pelas crianças, será que esse cuidado todo vai durar muito ou será só algum tempo até que o pessoal esqueça o abaixo assinado e tudo que passaram as outras crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade vão até fazer uma festa para as crianças comemorando os trinta anos da escola depois de um mes .Para ver se o povo esquece do acontecido .

      Excluir
    2. presenciei um dia na escola, antes de começarem esses protestos, uma criança, que do nada começou com dores fortes, se contorcia de dor, ligaram para a mãe que como não tinha carro e mora um pouco longe da escola, levou uns vinte minutos para chegar, de a pé, ninguem se ofereceu para ir buscar a mãe, como também ninguem se ofereceu para leva-las embora, foram embora de a pé e a criança ainda com dores.Se fosse hoje se ninguem estivesse com carro na escola provavelmente chamariam um da prefeitura e viria também a secretaria da educação para mostrar serviço.

      Excluir
  11. Quanto mais se faz pelo povo, mais o povo reclama, o gente ignorante que nao vai pra frente, vão se preocupar com algo mais importante e parem de procurar ninho de cavalo...se vcs não tem oque fazer falem cmg que eu passo um quintal pra vcs carpirem ou quem sabe uma loça pra vcs lavarem...pra fazer o bem não tem ninguem...mas pro mal tem um monte...oq vcs nao querem pra vcs, por favor nao façam pros outros!!!

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.