segunda-feira, 21 de abril de 2014

Espaço Educação: Representantes de quem?

por Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Na nossa cidade, um tema tem sido muito discutido. Devido a isto, peço licença aos leitores para escrever sobre este assunto, visto que eu tinha prometido escrever sobre Projeto de Vida hoje. Mas que tema seria esse? É a respeito da direção de uma escola municipal, e que membros da comunidade estão exigindo mudança.

Link das matérias:
- Tribuna com reivindicações da Vila Nova
- Tribuna movimentada e com explicações da secretaria de educação

Claro que existe divergência entre as pessoas da própria comunidade. Antes de continuar com meu texto gostaria de deixar claro duas coisas:
•    Não venho aqui defender a retirada ou não da pessoa que está à frente desta escola.
•    A comunidade tem todo o direito de exigir mudança.

Afinal de contas, a direção deve estar a serviço da comunidade escolar e como tal respeitar a postura e posicionamento da mesma. Não é papel da direção decidir o que fazer pela comunidade.

A direção deve ajudar a cuidar, ajudar a fazer aquilo decidido pela comunidade. Um dos erros que percebo em geral na gestões escolares e em outras instituições presentes na nossa sociedade é que os representantes acabam por decidir por aquilo que eles acham melhor.

Toda instituição, seja ela escola, igreja ou qualquer outra, não deve estar a serviço daqueles que estão a sua frente, mas sim do coletivo que constitui esses espaços. É preciso que avancemos na criação, cada vez mais, de espaços coletivos de decisão nas nossas instituições. Se cada vez que trocarmos, por exemplo, um diretor de escola ou um pastor ou um secretário de educação e as regras mudarem, todas as nossas instituições perdem com a falta de continuidade. É preciso crescer a partir daquilo que fomos construindo e não começar tudo novamente. É um desrespeito muito grande essas mudanças feitas por reflexões de poucos.

Percebo que esse é um dos principais problemas de nossas instituições: a centralização do poder em poucas mãos.

Por isso, penso que um bom representante é aquele que organiza o funcionamento das instituições de forma que as decisões sejam cada vez mais coletivas e processuais. É visível que a forma democrática que vivenciamos em nossos espaços não é verdadeiramente democrática, visto que, ao invés de distribuir, concentra o poder. Temos que avançar na democracia.

Eleger nossos representantes não significa garantia de decisões coletivas, já que as instituições no seu funcionamento não garantem tal participação. No caso da direção de escolas, sejam municipais ou estaduais, penso que um primeiro passo seria a eleição da gestão e, como segundo passo, uma reorganização de como a comunidade vai participar das decisões e funcionamento da escola.

11 comentários:

  1. concordo.democracia sempre,mas o que percebo e que essa democracia ta longe de existir nesse caso da vila.fico triste ...

    ResponderExcluir
  2. parabéns, muito bom seu texto. Gostariamos de acreditar nessa etica e nessa transparencia que a administração gosta tanto de pregar em seus discursos, mas não é isso que vemos, dizem que sempre estão disponiveis para ouvir o cidadão, mas ouvir e nada fazer para melhorar as coisas, não saberia dizer do que adianta. Ouviram tantas pessoas, tiveram tantos depoimentos por escrito, será que todos mentem e só a diretora diz a verdade? Por algum motivo acredito que vocês saibam que temos razão, não sei o porque não fazem o que a comunidade escolar está pedindo, talvez porque não querem dar o braço a torcer que erraram colocando ela nesse cargo, vocês teriam mais a ganhar ficando a favor da comunidade do que a favor dela.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com a ELEIÇÃO DA GESTÃO ou que se coloque nome que agregue, visto que aí bons nomes foram implorados e nada. Isso se falando das gestões municipais de Cocal do Sul. Muito bem colocado devemos crescer a partir daquilo que foi construído dentro da realidade do município e não falar que vai seguir o município vizinho. Imagine só se os professores seguissem seu exemplo onde fazia suas colegas sair chorando de tanto que difamava a administração dentro da Unidade a que trabalhava... Agora é falta de ÉTICA aí em Cocal....ÉÉÉ... As coisas mudam e o tempo passa e o retorno será certo.... Nos aguarde! Urussanga está acompanhando esse Portal diariamente com esses últimos fatos! Parabéns ao portal!

    ResponderExcluir
  4. esta administraçâo tão etica e transparente e essa diretora tão honesta e competente, tem até registrada em cartório uma ata de uma assembleia que nunca aconteceu, assinada por pais e professores que nunca compareceram a essa assembleia, pois ela nunca existiu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais isso esta Diretora aprontou?...Registrar ATA de reunião que não existiu, é Administração esta mais do que na hora de tomar uma decisão, antes que a situação piore...Este caso é muito sério...

      Excluir
    2. Senhora Secretária e Dona Aninha dentro de alguns dias estará sendo protocolada uma Denuncia no Ministério Público! Feio em... Cada dia que passa mais se enrolam... Gente hoje meu filho chegou em casa dizendo que ganhou beijo da Diretora na hora que entregou a lembrancinha de Páscoa! Também foi convidá-los para a Festa de 30 anos de escola para enganar o Bairro vão até dar comilanças a todos que participarem no sábado. Falou bem assim convidem todos pai, mãe, vó tio padrinho só não pode trazer o papagaio, cachorrinho... Que deselegância!

      Excluir
    3. Isso me deixa cada vez mais indignada com este Diretora e Secretaria de Educação...Primeiro duvidam dos pais, e não dão importância nenhuma para o que estas crianças passaram na escola, agora agem assim. E outra Raquel para participam da festa mandam convidar todos os familiares e para aceitar uma assinatura de um avô que mora junto e cuida não pode...Só pode para esta administração é o que favorece a vocês...

      Excluir
  5. Esqueci! Se realmente isso procede que pais e professores assinaram essa tal ata sem passar por assembleia penso que o presidente da APP, Vereadores que afinal são pagos para fiscalizarem e o senhor prefeito tem que tomarem providências e se for comprovado um belo inquérito administrativo tem que ser instaurado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Autoridades se isso aconteceu, espero que tomem as devidas providências e pelo menos por este caso tão grave a Diretora seja punida...Esta mais do que na hora de pagar pelos seus erros Diretora...Mesmo não gostando de ser mandada como você fala...acredito que ainda tem alguém superior que vai pensar melhor e agir com justiça...

      Excluir
  6. não sei ainda porque se perde tempo falando de tudo de errado que faz essa diretora, ja notaram que eles não vão fazer nada, porque provavelmente ela não esta li por meritos ou porque é eficiente, boa diretora ou qualquer adjetivo que se queira dar a ela, mas porque tem alguem por traz dela, que a colocou ali e que não vai deixar tirara-la desse cargo. percam as esperanças de fazer justiça, pode acontecer o que for nessa escola que ela não sai. Isso é fato.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.