domingo, 20 de abril de 2014

Editorial: Páscoa, uma voz de esperança

cocalcomunitario@gmail.com

Páscoa é para os cristãos a festa mais importante. Os católicos celebram a Páscoa, que é a ressurreição de Jesus Cristo, que sofreu a morte de cruz.

Jesus foi condenado por um crime político. Pode parecer estranho para muitos, mas sim Jesus foi condenado em um complô político-religioso. Aquele homem simples que pregava o amor e a vida, que anunciava que o Reino de Deus estava próximo, foi morto por ser o messias, o enviado, o filho de Deus. Como pagamento sofreu pena das mais cruéis, a morte de Cruz, que era destinada aos mais perigosos. Jesus foi prisioneiro político de um sistema injusto, em uma semana era aclamado pelos excluídos, que estavam fora do muros de Jerusalém. E poucos dias depois é morto com apoio do “povo”, não daqueles que o exultavam, mas sim dos que se sentiam ameaçados com as pregações do nazareno.

Hoje, em tempos de Páscoa e de ressurreição (da certeza da vida plena) ainda é possível ver em nossa sociedade as marcas das injustiças, da opressão com os mais pobres, do racismo, do egoísmo, do individualismo, do ódio, das guerras. Acreditamos que este tempo pascal é tempo de conversão para uma sociedade mais justa e igualitária. Vivemos hoje constantemente em uma sociedade que se parece com a “sexta-feira da paixão”, onde a dor e o sofrimento, as cruzes impostas, e a morte nos rodam. É preciso estar juntos para construir a Páscoa, a ressurreição a vida nova. Passar do sofrimento das mulheres que choravam aos pés da cruz para alegria daqueles que viram o tumulo vazio.

O Cocal Comunitário deseja uma Páscoa cheia de esperança em um mundo melhor, onde a Utopia de um “outro mundo possível” esteja no nascer de todos os dias. Queremos desejar a vida e um não a tudo o que gera morte! Não queremos uma sociedade baseada na lei dos mais fortes, que oprimem e calam os pequenos. E como o anjo anunciou às mulheres: “Não tenhais medo!”, também desejamos ser a voz da comunidade sem medo.

Uma feliz Páscoa a todos! São os votos do site Cocal Comunitário, no qual todos fazem a diferença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.