quarta-feira, 12 de março de 2014

Vereadores aprovam desconto no IPTU, aumento salário de professores e indicações

por Rodrigo Szymanski e Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Em sessão pós-carnaval, nada de festa e purpurina no Legislativo de Cocal do Sul. A vereadora Angela Maria Mendes Anjo (PPS) e vereador Volnei Da Silva (PSD) usaram da tribuna na presença de vários munícipes, a maioria professores (leia na sexta-feira).

O IPTU deste ano em Cocal terá desconto de 10% para quem pagar a vista, até 30 de abril. Ou 5% até final de maio. Ou ainda ser parcelado. “Além deste desconto de 10% ainda tem a dispensa de R$ 14 da taxa de expediente”, segundo o vereador Volnei.

Nem só de desconto vive os projetos do Executivo para o Legislativo, o prefeito mandou projeto que aumenta o salário dos professores em 8,32%, retroativo a janeiro de 2014. A polêmica que gerou era de que alguns vereadores poderiam ser contra o aumento. “Sabemos da dificuldade do magistério de Cocal, estamos juntos com os professores”, afirmou a vereadora Angela. o vereador Duarte de Oliveira (PSDB) alegou que ficou chateado com as falas de que ele e mais dois vereadores eram contra os professores. “Somos a favor dos servidores sempre. Agora, a casa tem um regimento interno e temos 20 dias para analisar um projetos”, explicou.

A Prefeitura fechou convênio com a ONG “Patas e Pegadas” com repasse de R$ 10 mil para compra de alimentação e remédios para os animais do canil. Os vereadores Angela, Sidney e Roseny Cittadin Barbosa (PMDB), a Nega, não votaram: se abstiveram por fazer parte da ONG.

Uma moção de apelo foi aprovada pelos vereadores, direcionado uma mensagem à Câmara dos Deputados para que aprovem os reajustes dos aposentados, tendo assim ganho real conforme o salário mínimo, impedindo assim as percas salariais.

O vereador Volnei fez dois pedidos de informações sobre licitação e horas trabalhadas das máquinas pesadas, caminhão e máquinas da garagem da Prefeitura. Outro pedido de informação foi sobre os salários dos servidores do Samae. O vereador Luiz Henrique de Bittencourt (PP) pediu verbalmente que este pedido de informação seja dos últimos 10 anos para Samae e cinco das máquinas. Ambos foram aprovado pelos vereadores.

Volnei ainda fez duas indicações para melhorias no Bairro Jardim Elizabeth, uma para que se construa uma creche e outra para a aquisição de um espaço para prática de esporte.





Um comentário:

  1. Vereadores aprovam aumento salário de professores, legal mas nao suficiente!

    Vamos fazer uma retrospectiva:
    * No mandato do antigo prefeito, haveria reajuste salarial, acabou mandato e nao foi cumprido, pelo antigo prefeito. E o atual prefeito, nao explicou aonde foi parar esse dinheiro.
    * O reajuste, foi o suficiente pra cobrir a promessa de campanha passada?

    Aproveitando pra desabafar:

    * Com essa "economia" da administracao atual, nao estara sobrando dinheiro para reformar os telhados das escolas municipais, para que alunos possam estudar em um ambiente apropriado,
    * A prefeitura nao tem dinheiro tambem pra comprar aparelhos de ar-condicionados, pois estao apelando pro caixinha suado da APP, ai quando esta tudo comprado, instalado, reformado, restaurado, a prefeitura chega pra "inauguracao", e lancar na midia, e se promover "as custas dos outros", ai profesores/responsaveis, tem que seguirem a lei do silencio, pra nao ver seu consquitado emprego ir embora.

    Gostaria que este meio de comunicacao (Cocal Comunitario), averiguasse o que escrevo e verdade, e questiona-se os devidos responsaveis a respeito.

    valeu.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.