domingo, 9 de março de 2014

Meninas entre 11 e 13 anos vão receber dose contra o HPV em Cocal

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

A campanha de vacinação contra o vírus do papiloma humano (HPV) inicia nesta segunda-feira (10/3) em Cocal do Sul. O vírus é um dos principais causadores do câncer de colo de útero. A mobilização vai ser diferente este ano, indo até as escolas públicas e particulares do município, onde será disponibilizada a primeira dose para meninas entre 11 e 13 anos. A vacinação também poderá ser feita em todas as unidades de saúde. Até então a vacina era ofertada apenas na rede privada.

“Cerca de 300 meninas nesta faixa etária serão vacinadas no município. Cada escola terá uma data de vacinação, que segue até 10 de abril. Os pais que não autorizarem a vacinação das filhas deverão preencher um termo de recusa que será distribuído pela escola para ser devolvido à mesma”, explica a secretária de Saúde, Sinara Crippa Milanez.

Para serem imunizadas, as meninas vão receber três doses. A segunda é aplicada seis meses após a primeira.

Saiba mais sobre o HPV

O HPV é transmitido principalmente por meio de relação sexual, pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas, infectando cerca de 290 milhões de mulheres em todo o mundo, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde).

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.