quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Espaço Tigre: Majestoso teve o 18° público que mais compareceu neste Brasileirão

colaborador Tiago Niero Fabris
 - cocalcomunitario@gmail.com

A pesquisa foi solicitada pelo blog de Gustavo Hofman, jornalista da ESPN Brasil, à Pluri Consultoria e publicada em 30/12/13.

O ranking considera o total de público que cada equipe levou em seus jogos dentro de suas dependências. Até aí, tudo bem, são dados que podem ser levantados junto à própria CBF. O Carvoeiro levou cerca de 219 mil pessoas ao Majestoso, ficando à frente de outros da Série A, como Atlético-MG (217 mil), Santos (197 mil), Náutico (194 mil), Atlético-PR (166 mil), Internacional (137 mil), Ponte Preta (121 mil) e Portuguesa (91 mil).

Os outros Catarinenses, sendo que são consideradas todas as divisões neste ranking, foram: 23° Joinville - Série B (157 mil), 29° Chapecoense - Série B (121 mil), 31° Avaí - Série B (115 mil), 32° Figueirense - Série B (97 mil), 62° Metropolitano - Série D (9,5 mil) e 84° Marcílio Dias - Série D (2,2 mil).

A considerada "falha" nesta pesquisa, fica por conta de sua sequência, onde estimam a torcida de cada equipe em números. Segundo informado, o Criciúma teria apenas 122 mil torcedores (valor aproximado), sendo a quarta maior torcida de SC, ficando atrás de Avaí (496 mil), Figueirense (424 mil) e Joinville (172 mil) e à frente da Chapecoense (64 mil). Ainda foram desconsiderados dados da maioria das torcidas das Séries C e D.

Segundo levantamos, dados de 2010, a cidade de Florianópolis teria cerca de 421 mil habitantes. Se considerarmos as principais cidades da região da capital, temos cerca de 1.012 mil habitantes. Seria como se praticamente todos torcessem para Avaí ou Figueirense e não houvesse quem torcesse para outros clubes ou para nenhum. A amostra torna-se ainda menos confiável quando levantamos os dados de Chapecó, Joinville e Criciúma.

Chapecó tem cerca de 198 mil habitantes e sua região, 405 mil. Em Joinville, habitam cerca de 526 mil pessoas, considerando apenas a cidade, sem a região toda, que teria aproximadamente 1.094 mil habitantes. Na cidade de Criciúma, o total de residentes fica em pouco mais de 202 mil e na região 338 mil, considerando cidades próximas. Se aumentarmos esses dados à toda região carbonífera, já que é comum avistarmos carros de outros cidades ao redor do Heriberto Hülse em dias de jogos, teremos esses números subindo para 568 mil.

Caso os dados estivessem corretos, o total de público levado ao estádio, comparado ao tamanho da torcida da equipe, teria os seguintes dados percentuais: 1° Chapecoense, levando 189,6% de sua torcida à Arena Condá, 2° Criciúma, levando 179,8% de sua torcida ao Heriberto Hülse, considerando todas as equipes.

Esses dados podem ser conferidos na tabela anexo e clicando aqui.

O que é certo é que a Torcida Carvoeira, independente de números, é a Maior de Santa Catarina, pois se torna gigante quando o Tigre pisa no gramado, comparece mesmo em tempos ruins e não deixa de apoiar a equipe. Mesmo lutando contra o rebaixamento, foi o Catarinense que mais levou torcida ao seu Estádio. A força de uma torcida não se mede por seu tamanho, mas sim, por sua paixão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.