segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Espaço Educação: Verão e Saúde

colaborador Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Penso em três possibilidades que levam as pessoas a malharem enlouquecidamente, justamente quando chegamos perto do verão. Uma das possibilidades é a influência do Sol sobre os seres humanos. Pesquisas indicam que quanto maior é o "dia" (tempo que o Sol ilumina nossa região no Planeta Terra) maior é também nossa disposição.

Outra possibilidade é a de que, por coincidência, a pessoa decidiu mudar seu estilo de vida e praticar exercícios.

E me vêm também uma terceira possibilidade: o culto ao corpo. É sobre esta possibilidade que mais quero me ater.

Com a chegada do verão as pessoas expõem mais seus corpos, com isso vem na mente certa vergonha daqueles pneuzinhos ou então vergonha da "magreza". Quem nunca se sentiu desconfortável em expor seu corpo? Eu por exemplo luto conscientemente, faz tempo, para não me deixar levar por essa linha de pensamento, pois devemos buscar o exercício como forma de saúde. Negar que não sofremos influência desse culto ao corpo, presente na sociedade, é muita prepotência. Mas voltemos ao tema.

Saúde não é fazer exercício para mostrar seu corpo aos outros! Saúde vai além disso, pois não basta nos exercitarmos se não temos prazer com este exercício. Se nadamos, se "puxamos" peso, se jogamos bola, se corremos, se jogamos basquetebol... Deveríamos o fazer por prazer.

Agora, se passamos horas por semana fazendo determinado exercício pelo único motivo de "melhorar visualmente" nosso corpo, isso é perda de tempo.

Prazer! Isso mesmo, ele é necessário para se ter saúde.

Outro detalhe é o excesso de exercícios que alguns cometem (crime contra nós mesmos). É preciso orientação quanto à intensidade e quanto a frequência que o realizamos, alguns se excedem tanto que acabam prejudicando o próprio corpo.

Mas e se eu não tenho prazer com os exercícios existentes?

Acredite, existem muitas opções, muitas mesmo... Busque, experimente. Às vezes uma caminhada com alguém que gostamos faz milagre.

E se eu gosto tanto de tal exercício, que o faria o dia inteiro por prazer?

Aí vem o bom senso, lembrar que não somos só corpo, não somos máquinas. Lembrar que é preciso equilíbrio (na alimentação e no exercício).

Bom exercício a tod@s, com equilíbrio e muito prazer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.