segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Atleta de Cocal é destaque em etapa da Liga de Voleibol SC

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Cocal do Sul ficou em terceiro lugar na terceira etapa da Liga de Voleibol SC, categoria mirim (até 14 anos), mas ganhou de prêmio a escolha da atleta destaque da etapa. A jogadora da equipe Keila dos Santos teve seu empenho premiado sendo escolhida a melhor jogadora da etapa, que ocorreu em São Ludgero.

A equipe de Cocal venceu São José, por 2 sets 0, perdeu contra São Ludgero, por 2 sets 0, e contra Morro da Fumaça perdeu no tie break. “Para as meninas dessa idade falta um pouco mais de quadra. Nos momentos importantes do jogo faltou a tranquilidade para se fazer a melhor escolha”, comentou o técnico Anderson Damian Luiz.

Daqui a 10 anos...

colaborador Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

“Daqui a 10 anos tu vai ver que os alunos vão reconhecer que bom era aquele professor que pegava pesado com os alunos!”. Já ouviram isso? Bom, eu já, e foi de pessoas tentando dizer que bons mesmos são os professores que pegam “pesado” (que nas situações em que vivenciei, na verdade eu diria que as pessoas defendiam o autoritarismo).

Concordo que pegar pesado é importante... Mas que tipo de pesado estamos falando? Pegar pesado sendo SÉRIO, exigindo RESPEITO, sendo ÉTICO... numa relação DEMOCRÁTICA, pra mim é um bom caminho. Mas quando o pegar pesado é ser autoritário, comandar os e as alunas, ser rude, grosseiro... Isso não rola.

Mas fiquei sem argumentos várias dessas vezes... Até um bom tempo atrás.

Enquanto conversava com um colega na vinda da escola em que trabalhávamos (conversando o de sempre... Sobre a escola, afinal gostamos disso), e ele se mostrava angustiado por tentar refletir com os alunos sobre um filme e pouco retorno tinha deles. Falei que eu preferia insistir, não mudar o tipo de relação existente, pois tenho esperança de que daqui a alguns anos, assim como tem aqueles que dizem que bom eram os professores que pegam "pesado", terão também aqueles que irão reconhecer a relação democrática que tentei vivenciar com eles, e quem sabe, sintam que esse é um bom caminho.

Mas, acho que ainda não falei os argumentos que tenho contra aqueles que defendem a relação autoritária como única forma de trabalhar com jovens (afinal como dizem muitos destes: “jovem só entende no berro!”). Pense comigo! Partindo do pressuposto que em grande maioria as pessoas tendem a se adaptarem a sociedade em que vivem e, sendo esta de certa forma autoritária, é natural que a partir do momento em que estes que estavam na escola (alguns até contestadores do sistema) entrem no jogo autoritário e defendam essa relação.

A escola acaba ajudando a formar bonequinhos reprodutores do autoritarismo... E assim vai indo... Resta lutarmos contra tudo isso... Como? Sendo referências pra essa gurizada... Referências democráticas.


1° CocalFest: quase 30 mil passaram pelo evento

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Encerrou no domingo (29/9) a 1° CocalFest. Sucesso que se expressava nas falas dos organizadores. A primeira edição da festa contou com quase 30 mil pessoas nos quatro dias de festa. Com uma estrutura que tirou elogios até mesmo dos mais céticos com a festa, mas isso antes da participação.

Segundos os organizadores, só de chopp foram cerca de 4,5 mil litros vendidos nestes dias de festas. Os docinhos passaram de 1,2 mil vendidos. Durante os dias de festas o palco sempre esteve ocupado com uma atração musical, sendo que das 33 atrações, 29 eram de Cocal do Sul, em seus diversos gêneros musicais para todos os gostos. Para o músico Rodrigo Cardoso, da banda Os Winedrivers, que se apresentou encerrando a noite de sábado “podemos considerar este evento como a festa da diversidade, porque já tivemos todos os estilos musicais”.

Para o presidente da Comissão Central Organizadora, ao ser questionado sobre qual sua avaliação da festa, uma única coisa pode ser dita “OBRIGADO, com letras maiúsculas, só isso tenho a dizer, Obrigado”. O prefeito Ademir declarou ao Cocal Comunitário que a “festa se mede com o número de pessoas que vieram e pelo grau de satisfação das pessoas” mas enfatizou que a Prefeitura vai fazer uma pesquisa para ver qual a satisfação do povo, lembrou que a festa para ele foi um sucesso. A vice-prefeita Aninha declarou que “a CocalFest já é um sucesso e só temos a agradecer, pois a festa só é um sucesso com a participação das pessoas, e a Cocal Fest Teve aceitação das pessoas da cidade” e finalizou “estamos muitos felizes, pois nosso objetivo era este mesmo, em que o povo de Cocal pudesse vim e se sentir bem acolhido”, comentou ao Cocal Comunitário.

A estrutura contou com espaço para saúde e segurança, tanto privada como pública. As polícias Militar e Civil estavam presentes garantindo a segurança do evento. Segundo o sargento Américo, a festa aconteceu com tranquilidade, sem grandes problemas, como brigas e outros problemas que prejudicassem a segurança dos participantes da festa. Outro ponto que chamou atenção foi a limpeza do local, apesar de poucas lixeiras espalhadas, o local estava sempre limpo e com pouco lixo pelo chão ou em cima das mesas.

O Cocal Comunitário sente-se honrado em seu primeiro aniversário estar presente na CocalFest, fazendo a cobertura e contribuindo.

Confira as fotos do último dia de evento (se o álbum não estiver visível clique aqui):





Final de semana de resultados ruins para Cocal no Regional da Larm

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

As equipes de Cocal do Sul, adultas, não conquistaram bons resultados no Campeonato Regional da Larm no final de semana, tanto na primeira quanto na segunda divisão. Foi um empate e uma derrota. Apenas as equipes júnior e juvenil venceram seus adversários.

Primeira divisão

A equipe de Cocal do Sul empatou com o Ouro Preto, fora de casa, em 2 a 2 e segue na quarta colocação da primeira divisão. Debi marcou o primeiro para o Ouro Preto, aos 39 minutos, e Guilherme empatou, aos 45, para Cocal. No segundo tempo Maicon Ermo virou o placar aos 8 minutos, mas, aos 37, Biá, em cobrança de pênalti, empatou.

Pelo júnior Cocal derrotou o Ouro Preto, por 2 a 1, e subiu para a segunda posição. Os donos da casa abriram o placar com Maicon, aos 21 minutos. Os dois gols da virada do Cocal foram marcados por Maike, aos 35 minutos do primeiro tempo e 17 minutos da etapa final.

A próxima partida da equipe sul cocalense é em casa, no dia 5 de outubro, às 15h30, contra o Metropolitano. Antes, às 13h30, o júnior das duas equipes se enfrentam.

Segunda divisão

Na tarde de domingo, em Cocal do Sul o Barão / MMM3 derrotou o Universo por 1 a 0. Dael marcou aos 33 minutos do segundo tempo, o único gol do jogo.

Pelo juvenil o Universo venceu o Barão por 2 a 0. Gols marcados por Ray, aos 17, e Jhow, aos 29 minutos do segundo tempo.

A próxima partida da equipe sul cocalense é fora de casa, no dia 6 de outubro, às 15h30, contra Lauro Muller. Antes, às 13h30, o juvenil das duas equipes se enfrentam.

Em funcionamento há três meses, creche no Jardim Itália é inaugurada oficialmente

por Rodrigo Szymanski
- cocalcomunitario@gmail.com

Depois de meses em obras, outros meses pronta e parada, e três meses funcionando, a Instituição Infantil Lenita Isabel da Silva, a nova creche de Cocal do Sul, que fica no Bairro Jardim Itália, foi inaugurada oficialmente nesta segunda-feira (30/9). Ela tem capacidade para atender 60 crianças de seis meses a três anos, em período integral. Quase 30 profissionais entre educadores, estagiárias e serviços gerais são responsáveis pelo ambiente e educação das crianças. O grupo é coordenado pela diretora, professora Maria José Bosa. O atendimento da nova creche é das 6h30 às 18h30, de segunda a sexta-feira.

O nome dado à creche é uma homenagem à ex-professora do município Lenita Isabel da Silva, que atuou na Escola Demétrio Bettiol. A placa de inauguração foi descerrada pelo prefeito Ademir Magagnin, a vice Aninha, a secretária de Educação, Raquel Romagna Quarezemin, a filha da professora que leva o nome da Creche Beatriz e o neto Jonathan, além da diretora da escola.

Procon será aberto oficialmente nesta terça-feira

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Comerciantes e consumidores ganharão um presente este ano. O Procon (Departamento de Defesa do Consumidor) de Cocal de Sul. Iniciativa da Câmara de Vereadores e apoiado pela Prefeitura o órgão será aberto oficialmente nesta terça-feira (1º/10), às 10h30, no Centro Comercial Dagostim, sala 31, Centro.

O local é a sede do Procon de Cocal, que já está em funcionamento. Qualquer dúvida pode ser retirada pelo telefone do órgão: 3447-5044.

Nova derrota e uma grande preocupação: terá este time força para ficar na Série A?

colaborador Tiago Niero Fabris
 - cocalcomunitario@gmail.com
Em lance vergonhoso, Hernane se atira em cima de Helton Leite
Foto Bruno de Lima - Agência Lance

Foi vergonhoso. Este é o resumo da matéria. Em um jogo de seis pontos, que poderia retirar o Tigre do Z4, desatenções, falhas grotescas de marcação, erro gravíssimo da arbitragem, incompetência do ataque e uma goleada para amargar o domingo de qualquer torcedor.

Logo aos 5 minutos, após cobrança de escanteio, a zaga Tricolor se complicou dentro da área, deixando a bola "perdida" para quem a quisesse. Hernane a quis e abriu o placar para o Flamengo. Aos 16 minutos, lance parecido. Escanteio cobrado, bate-rebate dentro da área, até a bola sobrar para Wallace, que tocou o pé e ampliou para os cariocas.

Aos 20 minutos, ainda do primeiro tempo, Hernane recebeu livre de marcação dentro da área, em mais uma falha total de marcação. Ele tentou driblar o goleiro, chutou a bola em direção a linha de fundo e jogou-se sobre Helton Leite, que já estava no chão, cavando pênalti. Com esta simulação, o goleiro do Criciúma foi expulso. Ato injusto, já que mesmo que fosse pênalti, o jogador do Flamengo jogou a bola em direção contrária a da meta, poderia ser no máximo cartão amarelo. O técnico Argel Fucks conversou com o árbitro, reclamou da marcação e recebeu cartão vermelho.

Com Bruno no gol, aos 22 minutos, Hernane cobrou e marcou o terceiro gol do Flamengo. Houve ainda duas bolas na trave a favor do Carvoeiro, até que aos 47 minutos, Lins invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Felipe, que foi expulso. Daniel Carvalho cobrou e descontou para o Tigre.

Segundo tempo rendeu ainda menos. Vez ou outra o Criciúma chegava ao ataque, mas a quantidade absurda de passes errados fez o time carioca gostar do jogo. Aos 32 minutos da etapa final, nova falha de marcação, jogadores pararam pedindo jogo perigoso e Elias aproveitou para fechar o placar, 4x1 para o Rubro Negro Carioca.

Com apenas 25 pontos em 25 jogos, e uma partida a mais que os demais neste segundo turno, o Criciúma ainda ocupa a 17ª posição, primeira dentro do Z4. Como já jogou a partida adiantada contra o Atlético Mineiro, na última quarta-feira, esta semana o Tigre está de folga. A próxima partida ocorrerá contra o Goiás, no próximo domingo (6/10), no Estádio Serra Dourada. A partida será às 18h30.

domingo, 29 de setembro de 2013

CocalFest lotada no sábado. Confira as fotos:

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Muita gente na noite de sábado da CocalFest, sendo que local estava completamente lotado. Isso abre uma reflexão que a garagem da prefeitura não pode mais ficar naquele local depois desta festa e deve se tornar um espaço cultural, esportivo, cultural e administrativo. É preciso potencializar este local.

Como dito “a festa que abriu espaço para todos os gostos musicais” do sertanejo “moda de viola” passando pelo pop, funk, rap, metalcore, Rock Roll, pagode e Djs. Neste sábado predominou o Rock em seus diversos estilos e gostos, do mais pesado ao mais clássico, e pop.

A maior movimentação da festa até agora se deu no sábado, muitas das barracas das entidades esgotaram os produtos.

O clima da festa era o melhor possível e em conversas com várias pessoas ainda não escutei críticas e reclamações mais profundas sobre a festa.

Já é histórica a festa e sua organização, o povo assumiu a festa e neste estilo de festa “comunitária”, feita em mutirão, feita para o povo.

E o Cocal Comunitário esteve presente fotografando os melhores momentos. Confira as fotos (se o álbum não estiver visível clique aqui):




Algumas manchetes de Cocal do Sul desta semana #53

por Rodrigo Szymanski
- cocalcomunitario@gmail.com

26/9 – Quinta-feira
- Clicatribuna: Desenvolvimento de Cocal do Sul projetado pela indústria
- Clicatribuna: Festival de balé abre espaço ao talento das crianças
- Som Maior News: Cocal do Sul em festa

25/9 – Quarta-feira
- Engeplus: Câmara de Cocal entrega honraria para autoridades
- Sul In Foco: Conselho Regional de Turismo Encantos do Sul se reúne em Cocal do Sul e conhece atrativos do município
- Sul In Foco: Câmara de Cocal do Sul entrega honraria para autoridades

24/9 – Terça-feira
- Som Maior News: Asfalto na SC-442, presente para Cocal do Sul
- Difusora: CocalFest comemora os 22 anos de emancipação de Cocal do Sul
- Clicatribuna: Transtornos na SC-442 mais perto do fim
- Engeplus: Colégio Maximiliano Gaidzinski será revitalizado

23/9 - Segunda-feira
- Difusora: Veículo cai em rio no Bairro Brasília em Cocal do Sul
- Clicatribuna: CocalFest espera 20 mil visitantes
- Sul In Foco: Cocal do Sul receberá Conselho Regional de Turismo nesta terça-feira

22/9 - Domingo
- Engeplus: Motorista perde controle da direção, cai em rio e abandona veículo
- Clicatribuna: Veículo perde controle e cai de ponte em Cocal do Sul
- Sul In Foco: Motorista abandona carro, após cair no rio em Cocal do Sul
- Sul In Foco: Câmara entregará honrarias para 12 personalidades do município e Estado

Audiência Pública para debater Conselho Estadual de Juventude

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Ocorre nesta segunda-feira (30/9) a Audiência Pública sobre o PL nº 284.5/2013, para debater o Conselho Estadual de Juventude. A iniciativa é do Poder Executivo, que institui o Conselho Estadual da Juventude.

Acontecerão cinco audiências públicas pelo estado de Santa Catarina. A primeira em Criciúma, apartir das 19 horas, no Salão Ouro Negro da Prefeitura Municipal, na Rua Domênico Sônego, 542, no Bairro Santa Bárbara.

Toda as entidades, movimentos e juventude em geral estão convidados a participar deste debate que é regional.

Acesse a lei que institui o conselho de juventude clicando aqui


Audiência pública para avaliar metas fiscais

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Prefeitura de Cocal do Sul promove nesta segunda-feira (30/9) uma audiência pública para avaliar o cumprimento das metas fiscais do segundo quadrimestre de 2013, às 18 horas, na Câmara de Vereadores de Cocal.

A participação popular é fundamental!

sábado, 28 de setembro de 2013

Cocal Comunitário faz aniversário e quem ganha é você: confira os ganhadores

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

O Cocal Comunitário celebrou na última quinta-feira (26/9) 1 ano online e para comemorar sorteamos três brindes. Os ganhadores devem retirar o prêmio na Loja Carrer, no Centro de Cocal do Sul (Avenida Polidoro Santiago, 334).

Confira os vencedores:
- Camisa personalizada do Cocal Comunitário: Deise da Silva
- Camiseta By Surf da Loja Carrer: Maria Ana Da Silva Kanarek
- Kit de Cozinha da Marabru: Katia Cristina Correia Gama

Confira as fotos de sexta da CocalFest e programação deste sábado

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Um grande público se fez presente na segunda noite da CocalFest. Novamente se pode ver um clima de família e confraternização, em que crianças brincavam na frente do palco, jovens conversavam e famílias se reuniram em volta das mesas. Um clima de amizade. Na palavra de alguns presentes era unânime a ideia: “nossa não esperava estar assim organizado”.

A gastronomia diversificada pelas entidades na praça de alimentação, juntamente com um ótimo chopp também renderam elogios dos participantes. A festa também conta com uma harmonia, pois não aconteceu brigas ou confusões, tudo parece correr perfeitamente.

É preciso reconhecer a importante organização, tanto da prefeitura, CCO, entidades e todos envolvidos, além de parabenizar a polícia e a Secretária de Saúde, que logo na entrada formam uma estrutura para garantia a segurança e o conforto dos participantes.

Hoje e amanhã ainda tem mais CocalFest e se você ainda não conferiu, chame a família, os amigos e vá conferir a programação. Neste sábado tem:

16h - Torneio de Mora
16h15 - Abertura da Praça Gastronômica
17h15 - Banda Sem 7 Céus
18h - Banda Still Here
19h - Mc Gabriel
19h20 - Filipe Neezer
20h – Padresitos
22h - GERA FORNASA e BANDALHEIA
23h50 – Winedrivers

Confira as fotos da segunda noite da CocalFest (se o álbum não aparecer clique aqui):



Cerco de Jericó inicia amanhã em Cocal. Confira a programação!

Rodrigo Szymanski
- cocalcomunitario@gmail.com

Inicia neste domingo (29/9) e vai ate o dia 8 de outubro o 3º Cerco de Jericó da Paróquia Nossa Senhora da Natividade. Com missas as 9, 15 e 19h30 e adoração ao santíssimo durante o dia, a programação religiosa ocorreno Centro de Eventos Jardim Itália.

A abertura será domingo, a partir das 19 horas, com a noite dos Propósitos e Benção das pulseiras,
celebrada pelo Pároco padre Eloir Borges.

Confira o vídeo convite e a programação

Que tal uma volta de bicicleta?

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

Prepare a sua bicicleta, a CDL de Cocal do Sul promove no dia 5 de outubro o 3º Passeio Ciclístico de Cocal do Sul. Para participar basta doar um quilograma de alimento no local da largada, que será na Praça da Igreja Matriz, às 9 horas.

O passeio vai ter como premiação sete bicicletas, sendo cinco sorteadas entre os inscritos, uma para a bicicleta mais enfeitada e outra para o maior grupo uniformizado.

Vale lembrar que todo o alimento arrecadado será doado para uma entidade beneficente.

Coopercocal realiza desligamento em diversos bairros neste domingo

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Coopercocal vai realizar o desligamento de energia elétrica para manutenção nos bairros Jardim Itália, São João, Centro, Linha Estação Cocal e Área Industrial II neste domingo (29/9).

Os moradores ficaram sem eletricidade das 6 às 9 horas.

Os desligamentos somente vão ocorrer em condições climáticas favoráveis. Por medida de segurança o cidadão deve considerar a rede energizada.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Confira as fotos da primeira noite de shows da CocalFest

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

A primeira noite da CocalFest foi um sucesso em público e organização. Segundo o sargento Américo, da Polícia Militar, nenhuma ocorrência foi registrada neste dia de festa e tudo estava tranquilo. No público presente, muitos jovens e um número expressivo de famílias, que aproveitavam as atrações musicais e gastronômicas.

A partir das 19h30 o Grupo SertaNeirão iniciou a animação. Logo em seguida o show do sulcacalense Filipe Martyn levou o povo a dançar, dando abertura a banda Matusa, que fez movimentou o local. Já o encerramento se deu com o sulcocalense DJ Thiago Greco, que encerrou as 1h30 da madrugada com um bom público ainda presente.

E hoje a programação inicia, às 19 horas, com abertura da Praça Gastronômica, seguida dos shows:
19h15 - Grupo Tradição Campeira
20h15 - Banda Gregos & Troianos
22 horas - Evandro Lins
23h30 - BANDA REMEMBER

Confira as fotos da primeira noite (caso o álbum não apareça clique aqui):


Confira as fotos da segunda noite do Festival de Dança

por Rodrigo Szymanski
- cocalcomunitario@gmail.com

Uma bonita apresentação ocorreu na segunda noite do Festival de Dança de Cocal do Sul. Foram 14 apresentações de danças por alunos das escolas e um grupo de senhoras. A abertura se deu com a apresentação do hino de Cocal do Sul, entoado pelo Coral da APAE, dando um show de simpatia ao público.

Confira as fotos dos melhores momentos do 19° Festival de Dança (caso o álbum não apareça clique aqui):



Universo, de Cocal, estreia na segunda divisão do Regional da LARM

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

A equipe Universo, de Cocal do Sul, estreia amanhã (28/9) na segunda divisão do Regional da LARM. O elenco entra em campo às 15h30, em casa, no Estádio Walmor Mario Guollo. O adversário é o Barão, de Içara. Antes, às 13h30, o juvenil das duas equipes se enfrentam.

Já pela primeira divisão Cocal do Sul vai em busca da primeira vitória contra o Ouro Preto, jogando em Criciúma, no Estádio Bento Paes de Farias, no Bairro Santa Augusta, às 15h30. Antes, às 13h30, o júnior das duas equipes se enfrentam.

Clinicas Integradas da Unesc oferece atendimento de mastologia gratuito

Rodrigo Szymanski
- cocalcomunitario@gmail.com

Aos sul cocalenses interessados, as Clínicas Integradas da Unesc está com agendamento aberto para o atendimento na especialidade de mastologia gratuito. Para agendar é necessário comparecer à Clínicas ou ligar para o telefone (48) 3431-2532, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, munidos do CPF e Cartão Nacional de Saúde.

A mastologia é a especialidade médica que se dedica a prevenção, diagnóstico e reabilitação de pacientes com doenças benignas ou malignas da mama. A patologia mais tratada pelo mastologista é o câncer de mama, mas este especialista estuda e trata de outras doenças da glândula mamário.

As Clínicas Integradas oferece atendimentos nas mais diversas especialidades: Cardiologia, Cirurgia Geral e Proctologia, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Vascular, Clínica Médica, Dermatologia, Endocrinologia (adulto e pediatra), Gastroenterologia (adulto e pediatra), Geriatria, Ginecologia, Mastologia, Medicina do Adolescente, Nefrologia, Neurologia (adulto e pediatra), Oncologia, Ortopedia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Reumatologia e Urologia.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

E começa a CocalFest... Confira algumas fotos!

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Iniciou oficialmente a 1ª CocalFest, em comemoração a 22 anos de emancipação política da cidade, com celebração religiosa pelo pároco padre Eloir e concelebrada pelo vigário padre Zezinho, além do filho desta terra padre Orlando.

Logo após teve o corte do bolo de aniversario, com lideranças políticas da região presente. O corte foi feito pelo prefeito e vice-prefeita, sendo que a primeira fatia de bolo foi para o senhor Vinício Búrigo. Fizeram simbolicamente a sangria do barril de Chopp.

Em seguida o coral da APAE fez sucesso e tirou aplausos dos que assistiam uma empolgada apresentação ou, na palavra do maestro seu Jaime, do “show de 32 vozes”.

A festa continua e você é convidado. Você é mais que convidado, você é parte fundamental desta festa. Atrações musicais, e gastronomia fazem parte da festa. Barraca de doces, espetinho, pizza, batata recheada alemã, pão com filé, file de peixe e guloseimas fazem parte da praça de alimentação, que você pode conferir degustar e apoiar as entidades que estão trabalhando.

Confira as fotos (caso o álbum não apareça clique aqui):


Cutucadas #46

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

E não é que Cocal do Sul chega a seus 22 anos de história de emancipação política. Parabéns a cidade e a todos que fazem deste município seu lar. Cocal é uma cidade que dá orgulho de morar!

=====================================

Há um tempo se escutava muito mais piadinhas do tipo “ah, mora em Cocal”. Hoje é impossível se fazer piada com a cidade, pois Cocal tem tudo para ser uma cidade de ponta. E sem dúvida já é! E aqui digo não por causa das famílias colonizadoras, nem por causa de uma única empresa. Cocal é assim, uma jovem cidade, pois tem um povo que merece.

=====================================

Bom, e de presente para cidade, ganhou um vice-governador como cidadão. O governador não veio receber o título. Mas esperamos que agora olhem com mais carinho para cá. Os professores estavam organizados para recepcionar o governador com uma fraternal acolhida em agradecimento aos bons tratos que o Governo trata a Educação.

=====================================

E na terça-feira nossa cidade virou centro de atenção politica. Eram deputados, vice-governador, secretário de estado, prefeitos, vereadores, políticos de carreira, era tudo que partido junto. A rodovia foi para papel, agora vamos esperar o início das obras.

=====================================

O que mais chamou atenção foi o “rasgar de seda” entre o vice-governador Eduardo Moreira (PMDB) e o presidente da Alesc, Joares Ponticelli (PP). Nas palavras do governador, os presidentes dos dois maiores partidos do estado. Depois do ato, e com falas do deputado Joares, que ele e o Vice-governador não brigam mais, e sim estão unidos pelo Sul, fica clara a intenção de formar uma frente para o estado entre PSD, PMDB e PP.

=====================================

Chama-me atenção como historiador alguns discursos, que desclassificam totalmente o povo e da à ideia de progresso a três ou quatro famílias. Primeiro porque falar em história “oficial” é uma baboseira, não existe a história oficial. Cocal é mais que a colonização italiana. Cocal hoje é um povo composto por maioria de migrantes que aqui chegaram na década de 1980, no êxodo rural. Vieram com seus braços fortes levantar esta cidade. Desculpe, mas alguns discursos não merecem meu respeito!

=====================================

A estrutura da CocalFest esta sensacional! Todo presentes para comemorar.

Editorial: Um ano fazendo a diferença!

cocalcomunitario@gmail.com

Hoje é dia de festa! Cocal do Sul completa 22 anos e o Cocal Comunitário celebra o seu primeiro aniversário. A escolha da data não foi por acaso, pois no dia em que Cocal do Sul se emancipava politicamente de Urussanga o Cocal Comunitário nascia para dar voz ao povo, oportunizando que a própria população fizesse a diferença.

Desde o início batemos nesta tecla: “Você faz a diferença!”, pois entendemos que somos apenas o meio para o povo se manifestar. Já dizíamos no primeiro texto publicado neste espaço: “o Cocal Comunitário quer ser um local, em que, livre de toda e qualquer tutela, as pessoas possam reclamar e exigir o que é seu por direito, a liberdade de expressão. Sintam-se em casa!”.

E depois de um ano, ou seja, 365 dias, só temos que comemorar. Foram cerca de 1 mil comentários publicados e quase 1,3 mil notícias publicadas, o que dá uma média de 3,5 matérias sobre Cocal do Sul por dia. Sem falar nas 300 mil visualizações deste espaço comunitário.

Quando criamos o Cocal Comunitário tínhamos ambições, mas elas foram superadas. A cada problema de nossa cidade, postado neste site, que em seguida é solucionado, levanta uma luz e certeza de que estamos no caminho certo.

Este é o papel de um jornalismo comunitário, preocupado com as pessoas que vivem nesta cidade, não apenas em nós. Acreditamos em um jornalismo capaz de transformar a sociedade e vamos insistir nisso, mesmo com as pedras que possam surgir pelo caminho.

Cocal do Sul, um pouco de história...

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

São 22 anos de independência política de Cocal do Sul alcançados. Cocal já não cabia mais nas estruturas da provinciana Urussanga. Tornava-se livre e independente para fazer sua “própria historia”. Cocal sempre teve tudo pra dar certo e deu certo.

Hoje Cocal conta com um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) alto, está bem colocado entre as cidades boas de se viver. Não temos muitos problemas. Cocal hoje é escolha de muitos como cidade para morar.

Historicamente Cocal foi colonizada por famílias italianas, depois chegaram os poloneses, que foram expulsos da cidade pelos italianos. E saíram para a região da Linha Batista, em Criciúma. Tivemos alguns russos, que logo foram embora. Na briga entre “Talianos e Polacos” até duas igrejas foram construídas, próxima uma da outra, isso pelo simples fato dos italianos não aceitar que os poloneses celebrassem a eucaristia juntos. É aquela velha, velha história de achar que um povo, um grupo étnico, é superior ao outro e colocarem-no sobre seu domínio.

Assim foi se constituindo Cocal, entre os coqueiros a beira do rio, falando em coqueiro, cadê o símbolo de nossa cidade?

Cocal foi destaque regional e nacional. Uma das primeiras indústria da região foi de Cocal: uma fábrica de banha. E depois tivemos uma “cooperativa” de cerâmica que virou uma das maiores empresas de cerâmica do mundo.

Desta empresa cerâmica, da qual nenhum dos donos mora em Cocal, quero destacar aqui os trabalhadores, que vieram de vários locais na década de 1980 para trabalhar e assim desenvolver a cidade. Foram estes trabalhadores os verdadeiros heróis. Mesmo sendo anônimos, merecem nosso total respeito.

Cocal, nestes 22 anos, teve momentos políticos tranquilos e conturbados. No segundo mandato, logo o prefeito fez questão de expulsar seu vice da prefeitura. Porém nas eleições seguintes perdeu as eleições para o seu vice, que auto intitulava “colono” e por isso rolou no barro, rolou tanto no barro que foi cassado por corrupção. Ai começou um entra prefeito e sai prefeito. Nas eleições seguintes, o filho do ex-prefeito, que perdeu as eleições para seu vice, voltou e venceu as eleições, mas logo foi cassado também, e depois ,nos últimos meses, voltou à prefeitura, eram tempos conturbado, onde nunca se sabia quem era o prefeito.  Nas eleições seguintes o vice do prefeito cassado, se elegeu prefeito, aí entramos em tempo de calmaria... Porém, nas eleições do ano passado (2012) o partido do prefeito perdeu as eleições para o partido do seu vice... E sou capaz de dizer, que neste negócio de vice no poder, se cuida prefeito, os vices estão com tudo.

Porém somos mais que confusão política, somos a melhor cidade de se viver! E ainda mais depois de 2012, pois Cocal, em seus 21 anos, ganhou como presente este site, o Cocal Comunitário o primeiro em notícia.

Parabéns Cocal do Sul! Parabéns Cocal Comunitário!

Confira as fotos da noite infantil do Festival de Dança

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Na noite de ontem ocorreu a primeira etapa do 19° Festival de Dança de Cocal do Sul. Nesta primeira noite se apresentaram os grupos infantis. Uma multidão estava presente no ginásio juntamente com autoridades do município para prestigiar o festival. As apresentações integram a programação da 1ª CocalFest.

O Cocal Comunitário esteve presente e traz a você centenas de fotografias. Confira no álbum abaixo ou clique aqui:




Na estreia de Argel, Tigre empata com Campeão da Libertadores

colaborador Tiago Niero Fabris
 - cocalcomunitario@gmail.com
Lins marca de bicicleta, um minuto após Atlético abrir o placar
Foto Fernando Ribeiro - Futura Press

Atual campeão da Taça Libertadores da América e classificado para o Mundial de Clubes da Fifa no final do ano, a equipe do Clube Atlético Mineiro veio ao sul catarinense enfrentar o Carvoeiro, em partida adiantada da 25ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Atlético, sem Ronaldinho Gaúcho, começou perdendo chances no começo da partida, porém a primeira grande chance foi do Tricolor, aos 19 minutos, quando Daniel Carvalho, de cabeça, acertou a trave. Aos 38 minutos, Tony tentou recuar e quase marcou gol contra, defesa de Helton Leite no reflexo.

O Galo Mineiro abriu o placar aos 41 minutos, gol de Luan, de cabeça após cruzamento de Júnior César. No minuto seguinte, pressão do Tigre, bola cruzada na área, após desvio, Lins acertou uma bela bicicleta, dentro da pequena área, e empatou a partida.

Aos 6 minutos do segundo tempo, Lins tentou dar um chapéu no goleiro Victor, que tocou com a mão na bola fora da área e levou cartão vermelho. O Carvoeiro, mais ofensivo, pressionou até os 34 minutos, quando João Vitor deu uma cotovelada em Fernandinho, no campo defensivo do Atlético, e levou o segundo cartão amarelo em jogada definitivamente desnecessária. Até o final o jogo seguiu-se de contra-ataques, mas sem muitas chances de gol.

Com o empate, o Carvoeiro permanece em 17° lugar, agora com 25 pontos, restando teoricamente 20 pontos para fugir do descenso. Se vencer na próxima rodada, pode chegar à 14ª posição. Na próxima rodada o desafio é o Flamengo, no Maracanã, às 16 horas. O jogo acontece no próximo domingo (29/9).

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Fique por dentro do que terá na 1ª CocalFest

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Solenemente a 1ª CocalFest iniciou ontem (24/9), oficialmente ela inicia nesta quarta (25/9), mas na prática começa amanhã (26/9). Confuso? Então vamos lá... Pois vale a pena!

Na terça-feira teve a sessão solene, com as homenagens na Câmara de Vereadores. Hoje e amanhã ocorre o Festival Municipal de Dança, que abre oficialmente festa, no Ginásio Municipal de Esportes Gílio Búrigo, a partir das 18h30. Amanhã ocorre a abertura dos portões da garagem às 8 horas. Antes uma Alvorada Festiva, às 6 horas.

Durante a CocalFest os visitantes poderão conferir gastronomia típica, atrações culturais, música, shows, parque e jogos de mora. O evento comemora os 22 anos de emancipação política da cidade.

Confira a programação completa:

Lions e LEO Clube de Cocal realizam ação de solidariedade

por Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

Representantes do Lions e LEO Clube de Cocal do Sul realizaram uma ação de solidariedade. Eles entregaram roupas e calçados para a Clínica Wernon Johnson, de Urussanga, que trata dependentes de álcool e drogas. As doações foram recebidas ao longo dos últimos meses de moradores e comerciantes da cidade.

O local atende exclusivamente homens, desde 1989. São cerca de 460 pessoas atendidas por ano, sendo que 25 são de moradores de Cocal. Além do processo de desintoxicação, mediante internação voluntária na casa, a Clínica disponibiliza atendimento psicoterapêutico individual e acompanhamento com médicos, nutricionista, grupos de reflexão, atendimento familiar e palestras de conscientização.

"É um serviço muito bonito, as pessoas que estão lá merecem uma segunda chance. Na clínica elas recebem o tratamento para que possam superar o vício e voltar para a sociedade com dignidade", afirmou André Teixeira, presidente do LEO Clube Cocal.

Contra o alcoolismo

"Se você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não". Foi com este tema que os LEO Clubes da região realizaram uma campanha de conscientização durante a Festa das Etnias. Com um documentario, panfletos e cartazes informativos, membros dos clubes de Cocal, Criciúma Centro, Criciúma Rainha do Sul CEDUP, Morro da Fumaça e Urussanga estiveram durante dia 14 de setembro conscientizando as pessoas que passavam pelo local dos estragos que o alcool em ecesso pode trazer a saúde.

(Colaboração: Ana Paula Nesi - acadêmica de Jornalismo e diretora de campanha e divulgação do LEO Clube Cocal do Sul)

Depois do feriado, ponto facultativo...

por Davi Carrer
- cocalcomunitario@gmail.com

Para os funcionários das repartições públicas de Cocal do Sul que ainda tem alguma dúvida, sexta-feira (27/9) será ponto facultativo. O “feriadão” começa na quinta (26/9), aniversário de emancipação política da cidade. Nesses dois dias não haverá atendimento à população, a não ser nos serviços essenciais.

E a licitação da SC-442 foi autorizada...

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

E a obra saiu do papel, ou melhor, entrou para o papel, pois na tarde de ontem (24/9) no Auditório do IMG, o vice-governador Eduardo Moreira assinou o edital para construção da pavimentação da rodovia SC-442, que liga Cocal do Sul a Estação Cocal (Morro da Fumaça). A obra vai custar mais de R$ 23 milhões, em um trecho de 11 quilômetros.

Dezenas de políticos se fizeram presentes para este ato, dentre eles deputados estaduais e federal da região Sul, o presidente da Assembleia Legislativa Joares Ponticelli (PP) e autoridades do município de Cocal e outras cidades, como prefeitos, vices e vereadores.

O ato iniciou com a apresentação do mercado cerâmico e da necessidade de abertura de canais para agilidade do transporte dos produtos. Um representante das empresas Eliane, Edson Gaidzinski Jr., lembrou da importância da obra para a indústria cerâmica, pois 95% da produção vai para o norte. Fez ainda uma analise sobre o mercado mundial da cerâmica.

Logo após foi composto a mesa de autoridades. O primeiro a usar a palavra foi o presidente do Deinfra, Paulo Meller. Ele apresentou os traçados que serão pavimentados por meio de um vídeo explicativo.

O prefeito da cidade Ademir Magagnin (PP) lembrou que a assinatura se dá em um momento muito importante e é um presente para a cidade, que no dia 26 comemora 22 anos de emancipação politica.  Ele agradeceu ao governo e a todos que estão investindo para o desenvolvimento da cidade.

O vice-governador lembrou da importância que esta obra e tantas outras que surgem pelo Sul do estado e reforçou o já falado pelo deputado Joares Ponticelli, de que políticos de vários partidos estão trabalhando para fortalecer o Sul do estado, lembrando a força politica que se constitui aqui, onde os políticos trabalham em unidades, enrolando as bandeiras partidárias. Moreira justificou a ausência do governador por motivos da situação de emergência que passam diversas cidades devido as chuvas.




Dois novos sul cocalenses e muitos homenageados em um ato político

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Sem a esperada presença do governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, a sessão solene de ontem (24/9) foi apenas mais um ato político (muitos professores ficaram tristes com sua ausência). Nele, a entrega do título Honorífico de Cidadão Sul Cocalense ao vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, e ao comandante geral da Polícia Militar do Estado, Nazareno Marcineiro. Como diria o sócio-fundador do Cocal Comunitário, Rodrigo Szymanski, agora eles são sul cocalenses e poderão entrar nas Cutucadas.

Nesta mesma linha seguiu o discurso do vice-governador: “Somos todos catarinenses, mas agora sou sul cocalense de coração, por decisão da Câmara de Vereadores”. Moreira destacou a força do povo e um futuro brilhante para a cidade. Não deixou, é claro, de ressaltar o presente que havia trazido mais cedo, da assinatura da autorização para a licitação da SC-442 (pavimentação da rodovia entre Cocal e Estação Cocal).

Diploma do Mérito Comunitário

Durante a sessão também foi concedido o Diploma do Mérito Comunitário a 12 pessoas. A honraria é concedida a pessoas que trabalharam em benefício da cidade, segundo o ponto de vista dos vereadores que os indicaram. O diplomado Hylário De Fáveri discursou em nome dos homenageados e agradeceu a justa e feliz homenagem.

Sessão Solene

Aos sul cocalenses, bem poucos, acostumados as sessão ordinárias, notaram muitas diferenças na noite de ontem na Câmara de Vereadores. Começando pela ausência do secretário na mesa diretora, que tinha, além do presidente e vice-presidente do Legislativo, o prefeito e a vice-prefeita de Cocal. Sem mencionar que a casa do povo estava lotada. Desse quarteto, apenas um discursou, o prefeito Ademir Magagnin. “Muitos se esforçaram e deram seu suor para Cocal ser o que é hoje”, comentou, lembrando das comemorações dos 22 anos de Emancipação da cidade, pois o ato político da noite abria a programação do evento.

Conheça os homenageados:

Diploma do Mérito Comunitário
- Quintino Ghellere
- Antônio José Zaccaron
- Angelino Bonetti
- Francisco de Assis Domingos
- Nelson da Silva
- Pedro João Snoeyer
- Jabino Carrer
- Hylário De Fáveri
-João Carlos de Pellegrim

Título Honorífico
- Vice-governador, Eduardo Pinho Moreira
- Comandante Geral da Polícia Militar do Estado, Nazareno Marcineiro


Helicóptero pousará no gramado do HH? Argel Fucks volta ao comando do Carvoeiro

colaborador Tiago Niero Fabris
- cocalcomunitario@gmail.com
Argel Fucks volta ao comando do Carvoeiro

Argélico Fucks, o Argel, gaúcho natural de Santa Rosa, foi treinador do Criciúma no acesso para a Série B de 2010, foi também finalista do Campeonato Gaúcho de 2009 com o Caxias. Este é o nome do novo comandante Tricolor.

A notícia não tem agradado a maior parte da torcida, segundo pesquisas em redes sociais, onde torcedores já associam a contratação do treinador como a primeira de 2014, pensando na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

Com essa nova passagem pelo Tigre, será a 17ª assinatura em sua carteira de trabalho desde 2008. Em 2012, ele esteve no comando de Joinville, Figueirense e Avaí, porém não se firmou em nenhum. Em 2013, já treinou o Red Bull Brasil e recentemente o América de Natal-RN, atual 15° colocado da Série B, dois pontos acima da zona da degola.

Para fortalecer a comissão técnica, Márcio Corrêa passa a ser o novo preparador físico, parte de treinamento na qual a equipe vem debilitada. Argel e Márcio chegaram na tarde de ontem em Criciúma e o treinador já comandou seu primeiro treino.

Em sua passagem anterior, Argel chegou de helicóptero e pousou no gramado do Majestoso. Em sua saída, também partiu utilizando o mesmo recurso.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Confira o resultado da enquete: O que você espera da CocalFest?

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

O Cocal Comunitário perguntou e o povo respondeu: O que você espera da CocalFest?

A grande maioria da população afirmou que espera “Um ambiente para levar a família, seguro e tranquilo”. Foram 75 % dos 156 votos, ou seja 117 votos.

As opções “Muita festa e diversão” e “Não tenho expectativas” ficaram praticamente empatadas, com 19 e 20 votos, respectivamente, cerca de 12% cada.

Confira todos os detalhes:

CocalFest terá lançamento de livro de crônicas

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A obra “Desafio ou Conexão?” será lançada durante a 1ª CocalFest, na quinta-feira (26/9). O livro é de autoria de Dienifer Tournier Warmling e Luciano Meller Domingues. Ele apresenta 100 crônicas escritas aleatoriamente em 100 dias. “Nós escrevemos um parágrafo de cada, sem que um pudesse mudar o parágrafo do outro, apenas adaptar-se a ideia proposta anteriormente”, explicou Dienifer. A festa ocorre na garagem da Prefeitura com entrada livre.

Durante o mesmo ato a Academia Brasileira de Letras, sucursal de Cocal do Sul irá empossar o seu presidente mirim.

Audiência pública para elaborar Lei de Diretrizes Orçamentária ocorre nesta quarta

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

A Prefeitura de Cocal do Sul promove nesta quarta-feira (25/9) uma audiência pública para elaborar a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária) para 2014, às 10 horas, no Centro de Pastoral da igreja matriz.

No local serão apresentadas e discutidas as receitas, as despesas correntes e de custeio e os investimentos do município para elaboração da LDO para 2014.

O convite foi divulgado no Diário Oficial.

A LDO é o instrumento por meio do qual o governo estabelece as principais diretrizes e metas da Administração Pública para um determinado prazo. Ela tem como principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público.

A participação popular é fundamental!

Sessão solene e autorização de licitação da SC-442

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Cocal do Sul vai estar movimentada nesta terça-feira (24/9). Não só os sul cocalenses estarão circulando e participando de dois grandes atos, mas também autoridades estaduais, como o vice-governador Eduardo Moreira.

O primeiro ato é a autorização da licitação da pavimentação da rodovia SC-442, que liga Cocal do Sul a Estação Cocal (Morro da Fumaça). A assinatura ocorre no Auditório do Colégio Maximiliano Gaidzinski, às 17 horas. O ato tem apoio das prefeituras de Cocal e Morro da Fumaça, empresas Eliane e CDL de Cocal.

Se o primeiro ato não atrase, às 19 horas ocorre a sessão solene na Câmara de Vereadores de Cocal do Sul. Na pauta do poder Legislativo homenagens com a entrega do título Honorífico de Cidadão Sul Cocalense e o Diploma do Mérito Comunitário a 12 personalidades. A sessão solene também marca o início da 1ª CocalFest.

Conheça os homenageados:

Diploma do Mérito Comunitário
- Quintino Ghellere
- Antônio José Zaccaron
- Angelino Bonetti
- Francisco de Assis Domingos
- Nelson da Silva
- Pedro João Snoeyer
- Jabino Carrer
- Hylário De Fáveri
-João Carlos de Pellegrim

Título Honorífico
- Governador do Estado, João Raimundo Colombo
- Vice-governador, Eduardo Pinho Moreira
- Comandante Geral da Polícia Militar do Estado, Nazareno Marcineiro

Unibave de Cocal com inscrições para cinco cursos

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

O Unibave, campus Cocal do Sul, está com o processo seletivo para cinco cursos abertos. Os interessados podem se inscrever pelo site do Centro Universitário até o dia 3 de novembro. São 250 vagas nos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Cerâmica e Pedagogia.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Fala Comunidade: Obra abandonada

cocalcomunitario@gmail.com

O sul cocalense Rick Domingos postou no Facebook e autorizou o Cocal Comunitário a replicar. Trata-se de uma obra “abandonada” pela Prefeitura de Cocal do Sul há exatos 11 dias. Só que é muito pior do que isso... Pois com a “obra”, quando chove, tanto água, quanto areia e barro descem até a casa do morador do Bairro Bela Vista. E para piorar, a obra ficou “pronta” em março, mas não durou muito... Com um problema inicial, na solução, fizeram outro problema, que para consertar, fizeram uma maior ainda. Resumindo, leia o texto na íntegra, pois vale a pena conhecer a “esperteza” da obra.

Confira o que ele postou, na íntegra:

“Dai meus amigos do Face, estou postando ai fotos de uma "OBRA ABANDONADA" há exatos 11 dias em frente a minha casa, na rua Mario Rosso, no bairro Bela Vista. Já tentamos contato por telefone com prefeito e secretário de obras, mas é quase impossível, por isso estou divulgando no Face, para ver se com a ajuda de vocês através de compartilhamentos, eles possam ver a situação e resolver alguma coisa.

UM RESUMO DO QUE ACONTECEU:

Há cerca de 2 anos reivindicamos o calçamento das ruas Lisboa e Mario Rosso, em fevereiro de 2013 foi iniciada a "obra", após reuniões com os moradores e definidos que nós iriamos pagar a lajota em frente as nossas casas, mesmo que com nossos IPTU em dia, teriamos que pagar uma taxa. Não cheguei a medir, mas era praticamente 100 metros de rua para lajotar e drenar, demorou quase 1 mês para a conclusão do que chamaram de obra. Uma a duas semanas depois do "término" e com as ruas liberadas, as lajotas da rua Mario Rosso (a rua do morro) começaram a afundar a deslocar tudo, qualquer chuvinha que dava alagava as duas ruas, invadia toda garagem e área da minha casa. Em março o secretário de obras veio até aqui (depois de muita insistencia) só veio porque conseguimos telefone particular de seus familiares que ligaram para ele, e ele então veio, teve a brilhante ideia de fazer uma "Boca de Lobo" em um nível mais alto da rua, OBVIO que a água não sobe morro sozinha. Há exatos 11 dias, vieram aqui para "resolver" o problema das lajotas soltas, alagamentos da rua, então pegaram a patrola e fizeram esse arregaço na rua, arrancaram tudo, e cavaram para colocar a drenagem, mas a incompetência da administração é tão grande, que ninguém sabia que já havia drenagem. Engenheiro?! Secretário?! Prefeito?! Vocês não tem um mapeamento da cidade, planejamentos, projetos, arquivos?? Imaginem os GASTOS, custos com mao-de-obra, combustiveis, maquinarios, materiais, impostos ja gastos para uma obra que não conseguiram terminar, drenaram e lajotaram uma rua, e depois arrancaram as lajotas para drenar novamente, pois ninguem sabia que ja estava drenada? Praticamente fizeram duas vezes a obra, e nada se resolve. As fotos estão ai, fizemos uma "barreirinha" com lajotas para areia e barro não descer mais.

Como eu disse, isso é só um resumo da história toda. Me ajudem a COMPARTILHAR isso ai dai povo Sul Cocalense. Afinal os dinheiros dessas arregalias feitas nas obras são nosso. Hoje em dia os profissionais não são capacitados, deveria ser igual em empresas privadas, fez errado, gasto mais do que devia, DEMISSÃO na certa. Mas não, é feito tudo errado, é planejado errado, executado errado, refazem errado, e fica tudo errado, e os cidadãos pagam pelo pato”.

Prédio do CMG será revitalizado com projeto moderno e criativo

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Um amplo, moderno e criativo projeto irá revitalizar o quase centenário prédio do Colégio Maximiliano Gaidzinski. Com características de uma escola moderna e padronizada, os arquitetos João Rieth e Gabriel Goulart finalizaram o projeto recentemente.

“O diferencial da obra será a fachada da instituição, que receberá material inovador da Eliane Revestimento Cerâmicos. O prédio será o primeiro na região a utilizar as fachadas ventiladas técnicas em porcelanato, o conceituado retrofit. Elas serão responsáveis para filtrar raios solares e a irradiação direta sem agredir o meio ambiente, permitindo a ventilação natural e, como consequência, minimizando o uso de ar condicionado e evitando o desperdício das demolições. Com isto, serão eliminadas as antigas venezianas em madeira, sem interferir na estrutural original, mantendo a integridade da obra”, detalham os arquitetos.

O prédio carrega até hoje traços que remetem a história da cidade. Ele foi construído para abrigar um convento e em 1978 foi adquirido pela empresa Eliane. A nova roupagem do prédio deve começar a ser executada em 2014 e também mexerá com o acesso de automóveis e alunos, além do espaço interno.

Será criada uma entrada de automóveis no sentido do fluxo viário, somente para automóveis e outra somente para os alunos, revitalizando a atual praça. Pensando na acessibilidade, a entrada do Colégio se dará através de rampa, com inclinação suave e dois lances de escada, ou seja, de um lado permanecem os degraus existentes e de outro, a rampa. Já o espaço multiuso prevê a cobertura do pátio interno para eventos, com palco, arquibancadas e camarins, prevendo sua utilização para os mais variados eventos.

Você conhece os integrantes do Conselho de Defesa Civil?

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Cocal do Sul agora tem um Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, o COMPDEC. No decreto de 28 de agosto de 2013 ficou constituído o COMPDEC com os seguintes membros:

I - João Geraldo Echeli - representante da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil;
II - Elvio João Scarpatto - representante da Secretaria Municipal de Obras Viárias, Edificações, Saneamento Básico, Reforma Urbana, Transportes e Serviços Públicos;
III - Sinara Maria Crippa Milanez - representante da Secretaria de Saúde Pública;
IV - Lourdete Cechinel Maccari - representante da Secretaria Municipal de Ação Social e da Família;
V - Luiz Fernando Mufatto - representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento;
VI - Raquel Romagna Quarezemin - representante da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura;
VII - Clédio Fachin - representante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Turismo e Comunicações;
VIII - Nilton Gonçalves - representante da Fundação Municipal do Meio Ambiente de Cocal do Sul - Fundac;
IX - Luiz Goulart - representante da Secretaria de Administração, Planejamento, Fazenda e Finanças Públicas;
X - Rosenei da Silveira - representante da Coordenadoria Regional de Defesa Civil;
XI - Rogério Antônio Thomaz, José Américo e Evandro Carlos Rodrigues - representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Polícia Militar de Santa Catarina e Polícia Civil;
XII - Carla Cristina Possamai Della - representante do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto - Samae;
XIII - Angela Maria Mendes Anjo - representante do Poder Legislativo;
XIV - Geisa Carla Pereira - representante da SDR;
XV - José Benevenuto Stopassoli - representante da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cocal do Sul - CDL;
XVI - Rosa Albertina de Lorenzi Carrer - representante do Lions Clube de Cocal do Sul;
XVII - Edmar João Galli - representante da Associação Comercial e Industrial de Cocal do Sul - ACICS;
XVIII - Luciane Trombin Niehues - representante do Grupo de Escoteiros.

Cocal sedia reunião do Conselho Regional de Turismo

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Cocal do Sul, pela primeira vez, vai sediar a reunião do Conselho Regional de Turismo, que envolve as cidades da Amurel, Amrec e Amesc. Mensalmente o Conselho se reúne de forma itinerante, sendo que dessa vez o local escolhido foi a Casa do Doce. Lá se encontrarão autoridades do Sul do Estado, como prefeitos, vice-prefeitos, secretários de turismo e diretores dos municípios.

Caminhada...

colaborador Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Primeiramente gostaria de pedir licença para todos de Cocal, pois inicio meu trabalho nesse meio de comunicação.
Minha coluna trará reflexões ligadas a Educação, seja ela nas escolas ou fora delas... Na Vida.
Minha intenção não é ser detentor da verdade, mas sim refletir... Questionar... Fazer pensar...
Esse é o caminho que escolho. Sejam bem vindos/as!

Sabedoria...
E se é para começar, gostaria de lembrar com vocês certa aula que eu estava lecionando (sou professor de Física - Ensino Médio), em que os alunos liam um artigo científico.
É incrível como podemos nos surpreender a cada instante, basta estarmos preparados para isso.
Uma de minhas alunas ao ler o tal artigo ficou em dúvida quanto ao significado da palavra "errônea". Ao dizer a ela que significava o mesmo que "errado", ela prontamente disse "E porque não escrevem desse jeito".
E sábios somos nós... Que temos curso superior, pós graduados...
Não venho defender a escrita errada, mas defender uma linguagem acessível.
Alguém já tentou ler uma decisão judicial, um laudo médico, um artigo científico numa área do conhecimento diferente da sua... Enfim, por vezes me vêm também a mente "Porque não escrever-falar de maneira que todos entendam?"
Talvez não se deseje verdadeiramente que todos tenham acesso ao conhecimento.
Se não entendemos algo, ficamos a mercê de alguém que entenda.