terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Opinião: Natal, qual o sentido?

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Aproxima-se o natal e talvez surja a pergunta de qual o significado do Natal? E algumas coisas sobre o natal devem ficar claras. Papai Noel não existe é uma lenda criada pelo capitalismo para cada vez consumirmos mais e mais e mais... Primeira mentira do Papai Noel é sua vestimenta. Em pleno verão, de quase 40 graus, Papai Noel chega com roupas do Polo Norte? Cadê a cultura brasileira? Papai Noel personifica a imagem do consumo desnecessário e do rompimento de valores. Conheço famílias que financiam presentes para seus filhos e dizem “Papai Noel vai trazer um presente”, tirando assim todo pedagógico de entender que os pais sofrem, ralam, lutam para comprar aquele presente. Aquele presente não é algo mágico, entregue em noite de natal, é fruto do trabalho e dos esforços que deve ser exemplo para a criança valorizar o que se tem... Papai Noel cria uma cultura do descartável com isso, não agrega valor ao sentido de responsabilidade da criança.

Bom, Papai Noel não existe e o que sobra do natal? Sobra o que deveria ser único, o verdadeiro sentido, o Presépio! E não basta achar bonito os presépios, é necessário contemplar o sentido do presépio. Jesus, um menino frágil, filho de Maria e de José, subordinado as burocracias do estado vão a Belém (Belém significa a casa do Pão) se “recadastrar no censo de Herodes”. Lá não encontram hospitalidade e Jesus nasce em uma gruta, um estábulo, um lugar simples... Basta isso, o Menino que nasce da forma mais simples possível, assume um reinado diferente. Vejam Belém, que é a “casa do Pão”, é providencial, pois Jesus se faz pão e partilha. Outro fator é a perseguição de Jesus, crianças são mortas com o medo de um novo rei ter nascido... E talvez me perguntem qual o sentido disso tudo?

Temos dois projetos para vida e podemos assumir o presépio e seu divino sentido de humildade, de despojamento, de partilha e solidariedade, de amor e desprendimento e renuncia do dinheiro. Ou assumir o projeto de sociedade que Papai Noel representa.

Ainda é tempo de trocar os projetos e o presépio ser um modelo de sociedade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.