terça-feira, 12 de novembro de 2013

Você sabia que o uso de drogas pode ser detectado pelo fio do cabelo ou pelos do corpo?

por Davi Carrer 
- cocalcomunitario@gmail.com

Um fio do cabelo ou pelos do corpo já basta. O exame de triagem toxicológica detecta o uso de drogas por meio da coleta de cabelo ou pelos do corpo. Muitas vezes, este exame é solicitado em editais de concursos públicos, como os das polícias Militar e Rodoviária Federal ou Corpo de Bombeiros. Realizada em Criciúma pelo Laboratório Búrigo a coleta para a triagem toxicológica é feita conforme a janela de detecção exigida pelo edital do concurso.

 “O mais comum é que a janela de detecção fique entre os últimos 90 ou 180 dias. Coletamos, geralmente, o cabelo da pessoa. Caso ela seja careca, realizamos a coleta de pelos do outras partes do corpo, como pernas ou axilas. Cada 1,5 centímetro de pelo serve para a análise toxicológica dos últimos 30 dias, mas se a pessoa não tiver um cabelo comprido, por exemplo, coletamos um número maior de fios para realizar o exame”, esclareceu a bioquímica Fernanda Biscaro.

O material coletado é enviado a um laboratório especializado nos Estados Unidos, e o resultado é entregue de 10 a 15 dias a partir da coleta. Além disso, o laboratório terceirizado exige que dois bioquímicos estejam presentes durante a coleta, para que sirvam de testemunhas. “Em casos de coleta para fins particulares é necessário que o paciente esteja ciente de que o exame mostrará que ele usou ou não drogas nos últimos meses”, comentou Fernanda.

A triagem toxicológica detecta o uso de várias drogas de abuso, entre elas cocaína e seus derivados, opiácios, anfetaminas, maconha e seus derivados e metanfetamina. O Laboratório Búrigo realiza a coleta na unidade Dona Lina (próximo ao Hospital São João Batista) e é necessário que o paciente apresente um documento com foto para realizar a triagem.

(Colaboração: Amanda Garcia Ludwig - Assessora de Imprensa do Laboratório Búrigo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.