sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Uma fala na tribuna: Novembro Azul

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

A tribuna desta terça-feira (5/11) foi usada pela vereadora Angela Maria Mendes Anjo (PPS), que preliminarmente é um dos vereadores que mais usou do espaço. Um assunto conduziu seu discurso no púlpito: o Novembro Azul.

A vereadora destacou a importância da campanha, que tem como objetivo a prevenção do câncer de próstata nos homens e do Diabetes. A vereadora destacou que é muito mais difícil homens irem ao posto de saúde para fazer exames de prevenção do que as mulheres. O câncer de próstata e o segundo que mais mata no Brasil.

Dados do INCA (Instituto Nacional do Câncer) informam que no ano passado foram identificados mais de 60 mil novos casos da doença. A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto. O câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, um toque retal, exame que enfrenta a resistência de muitos homens, combinado com o resultado de um exame no sangue. Se detectado o tumor, só a biópsia é capaz de confirmar a presença de um câncer. Segundo a SBU, quando descoberto no início, 90% dos casos de câncer de próstata são curáveis. Pessoas que têm casos de câncer de próstata na família, obesas e negras têm mais risco de desenvolver a doença. Informações do site do Governo Federal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.