segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Diversão e aprendizado em um sábado diferente no Museu da PUC

por Davi Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Os estudantes das escolas Demétrio Bettiol e Cristo Rei de Cocal do Sul tiveram um sábado especial, com diversão e aprendizado. Cinquenta e três alunos do Clubinho de Matemática e da Turma de Fluxo de Aprendizagem visitaram o Museu de Ciências e Tecnologias da PUC, em Porto Alegre/RS.

O Show de Eletrostática foi um dos mais apreciados pelos alunos. Eles ficaram muito interessados em participar para saber qual é a sensação de ter os cabelos arrepiados quando colocam as mãos sobre o gerador de Van de Graaff. Os monitores do experimento explicaram que para o equipamento funcionar é muito importante que a pessoa esteja isolada em relação ao chão. Se a carga não puder se formar na pessoa, seu cabelo não ficará em pé. Quando o gerador começa a carregar, ele transfere a carga para quem o estiver tocando. Como os folículos capilares dessa pessoa estão sendo carregados com o mesmo potencial, eles tentam repelir uns aos outros.

“Os alunos exploraram diversos dos setecentos experimentos encontrados no local, fizeram muitas observações, interagiram com os colegas para descobrir o funcionamento dos aparelhos e aprenderam ciências com muita diversão”, comentou a professora Maria Albertina Guizzo.

A professora Ana Lúcia Pintro destacou que ficou emocionada quando um grupo de oito alunas tentou montar a palavra “Clubinho” com as mãos. “O objetivo do experimento era fotografar a sombra dos seus corpos e as marcas deixadas na parede significam que elas valorizam o nosso projeto. O nosso trabalho está dando bons resultados e temos que agradecer a Secretaria de Educação de Cocal do Sul pelo apoio financeiro e pedagógico, aos professores, as equipes diretivas de nossas escolas, aos pais e alunos que acreditam em nossa intenção de melhorar o ensino”, analisou.

A siretora Elaine Corrêa e a xoordenadora pedagógica Luciane Idêne dos Santos Leal e as representantes da Secretaria de Educação Cristina Corrêa e Hellen Mendes, também acompanharam os estudantes no passeio.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.