quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Opinião: Halloween ou Dia do Saci?

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

A influencia de tudo o que vem do estrangeiro é profunda em nossa vida. Cada vez mais se familiariza, ao nosso redor, outras culturas. Até o nono e a nona arriscam falar um inglês. Ruim isso? Claro que não. A globalização e o conhecimento nunca são de mais. Porém venho aqui questionar...

Cabe refletirmos sobre o “Halloween”. A cada ano que se passa novas festas aparecem em nossa região. Já é tão normal celebrar o Halloween... Normal? Mas porque tudo que é de fora é melhor? Nossas crianças já se vestem de vampiros, mortos e bruxas, e abóboras com velas são colocadas nas vitrines das lojas. É a globalização e muitos até podem gritar: Viva a globalização. Mas é preciso refletirmos os motivos de que “tudo que vem de fora é melhor que nossa cultura”.

Vejamos, dia 31 de outubro se celebra o dia do Saci-Pererê. Sim, daquele menino engraçadinho, que pula com uma perna só, negrinho com um capuz vermelho, representante da mitologia afro e impregnado na cultura brasileira, eternizado como um dos membros do Sítio do Pica Pau Amarelo. 

Prefiro pensar que as escolas, o poder público e nossos governantes e a mídia apoiam o Saci e mudem este esquecimento que é imposto a nossa cultura. Não sou fã de Halloween e acho Saci a personificação da gurizada brasileira, que sai nas ruas fazendo suas malandragem.

O Dia do Saci faz parte do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003, de autoria dos deputados Chico Alencar (PSOL - RJ) e Ângela Guadagnin (PT - SP), com a finalidade de resgatar o folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das Bruxas". Para isso indicou-se celebrá-lo em 31 de outubro.

A questão não é não gostar do Halloween, mas sim valorizar o que é nosso! Viva a cultura Brasileira...

Um comentário:

  1. Acredito que devemos sim dar valor ao nosso pais, porém acho que cada pais é composto de imigrantes. Em cocal por exemplo, vocês sabem quantas pessoas moraram por muitos anos fora? Sabem quantas crianças nasceram em outros países como EUA, Itália, Alemanha, China, Japão etc.E estão aqui hoje em Cocal do Sul. Só em Cocal é incontável o numero de crianças que nasceram em outros países. Devemos respeitar a cultura deles como nos outros países que você for visitar iram respeitar a sua cultura também. Da onde vem a pizza? O suchi o Hamburger? O taco, massas etc? Cada pais completa o outro. Achei muito interessante ver as crianças se divertindo fantasiados sendo crianças felizes brincando e pedindo doce, nunca tinha visto em Cocal do Sul, E aconteceu em COCAL DO SUL na nossa comunidade.... Cocal COMUNITARIO

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.