segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Espaço Educação: Professor herói? Será?

colaborador Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

Já ouvi muitos criarem essa categoria para os professores: Herói... A mídia, governos, ONGs e até projetos ligados a universidades usam esse conceito.

O que me incomoda não é o fato de exaltar meus colegas (pois merecem exaltação), mas o que tem por trás disso.

Já é de conhecimento da própria população a rotina difícil desses trabalhadores, inclusive não é a toa que caiu drasticamente o número de pessoas interessadas no magistério.

Quando se coloca o professor como herói geralmente se exalta aquele trabalhinho extra realizado por este (como por exemplo dar aula fora do seu horário de trabalho).

Professor não é herói... Professor é gente... Gente como os estudantes, gente como o pedreiro...  Médico... Gari... Prefeita... Enfim, é gente!

E como toda pessoa precisa de descanso, de lazer, de estudo, de tempo com a família...

Certa vez uma professora disse que já estava acostumada a corrigir suas avaliações ao mesmo tempo em que tomava café da manhã... No mesmo momento pensei: "E como curtir a beleza do café da manhã desse jeito? A beleza do "saborear"... Da conversa com a/o esposa/o... Com os filhos... Com os pais...???

Que herói é esse que abre mão de suas necessidades humanas? Que referência é essa?

Queremos esse tipo de pessoa para o mundo a qual vivemos?

Se assim fizermos... Assim educaremos! Nossas práticas valem mais do que nossos saberes e nossos discursos.

Nesse dia dos professores, quero parabenizar àqueles e àquelas que insistem em ir contra essa lógica... Que lutam por uma vida digna para todos/as.

Lutar por melhores condições de trabalho é ir contra toda uma lógica de exploração! É ensinar para os nossos estudantes que no emprego deles eles merecem dignidade...

E para aqueles que se consideram heróis... Acordem povo! Quanto mais voluntariado existir na educação menos os governos vão assumir sua responsabilidade e estaremos ajudando a perpetuar a lógica de exploração existente!

PS.: Aos lutadores e lutadoras do Rio... Valeu pelo exemplo!

3 comentários:

  1. Olá Juliano. Também não acho que professor tem que fazer milagres. Se está difícil tem que berrar, tem que gritar, lutar por melhores condições de trabalho e salário. Mas, explorados, estressados, vivem a maioria dos trabalhadores. Não é só os professores. Acho que o que faz com que os professores sejam mais afetados é o fato de lidarem com pessoas o tempo todo, é o aluno, é os pais, é a direção, são os colegas de trabalho, ou seja, o objeto de seu trabalho é o ser humano, e isso é muito complexo. Vejo que falta muito um se colocar no lugar do outro.

    ResponderExcluir
  2. Desculpa-me Juliano acho que não me expressei bem no comentário anterior. Também acho que os professores bom exemplo, os "ditos heróis", são usados pelo sistema e nem se dão conta de que estão sendo na verdade explorados. Assim como os ditos amigos da escola que fazem trabalhos voluntários e são tidos como bom exemplo. Não sou professora, sou mãe de aluna, e vejo isso muito claramente nos discursos. Enquanto isso, tira-se do poder público a responsabilidade de investir na educação. Quem é amigo da educação, amido da escola tem é que lutar junto pela classe, junto ao sindicato, por salários e condições de trabalho dignos.
    Parabéns! Parabéns a todos os professores que lutam não só para si, mas por um coletivo! Esses verdadeiramente amam a educação e os alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoiada mãe anonima, pois não é só o professor que trabalha com o publico, que ganha pouco, que enfrenta dificuldades cotidianas, que também tem que pensar como trabalhar um dia apos ao outro, que é criticado não só por fazer o certo, mas também pelo errado.

      meus parabéns aos professores trabalhadores, que vestem a camisa, que lutam pela causa.

      Excluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.