segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Daqui a 10 anos...

colaborador Juliano Carrer
 - cocalcomunitario@gmail.com

“Daqui a 10 anos tu vai ver que os alunos vão reconhecer que bom era aquele professor que pegava pesado com os alunos!”. Já ouviram isso? Bom, eu já, e foi de pessoas tentando dizer que bons mesmos são os professores que pegam “pesado” (que nas situações em que vivenciei, na verdade eu diria que as pessoas defendiam o autoritarismo).

Concordo que pegar pesado é importante... Mas que tipo de pesado estamos falando? Pegar pesado sendo SÉRIO, exigindo RESPEITO, sendo ÉTICO... numa relação DEMOCRÁTICA, pra mim é um bom caminho. Mas quando o pegar pesado é ser autoritário, comandar os e as alunas, ser rude, grosseiro... Isso não rola.

Mas fiquei sem argumentos várias dessas vezes... Até um bom tempo atrás.

Enquanto conversava com um colega na vinda da escola em que trabalhávamos (conversando o de sempre... Sobre a escola, afinal gostamos disso), e ele se mostrava angustiado por tentar refletir com os alunos sobre um filme e pouco retorno tinha deles. Falei que eu preferia insistir, não mudar o tipo de relação existente, pois tenho esperança de que daqui a alguns anos, assim como tem aqueles que dizem que bom eram os professores que pegam "pesado", terão também aqueles que irão reconhecer a relação democrática que tentei vivenciar com eles, e quem sabe, sintam que esse é um bom caminho.

Mas, acho que ainda não falei os argumentos que tenho contra aqueles que defendem a relação autoritária como única forma de trabalhar com jovens (afinal como dizem muitos destes: “jovem só entende no berro!”). Pense comigo! Partindo do pressuposto que em grande maioria as pessoas tendem a se adaptarem a sociedade em que vivem e, sendo esta de certa forma autoritária, é natural que a partir do momento em que estes que estavam na escola (alguns até contestadores do sistema) entrem no jogo autoritário e defendam essa relação.

A escola acaba ajudando a formar bonequinhos reprodutores do autoritarismo... E assim vai indo... Resta lutarmos contra tudo isso... Como? Sendo referências pra essa gurizada... Referências democráticas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.