quinta-feira, 19 de setembro de 2013

CocalFest: Entrevista com o presidente da CCO Fernando De Fáveri

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

O Cocal Comunitário traz hoje uma entrevista com o presidente da Comissão Central Organizadora da 1° CocalFest, Fernando De Fáveri. O objetivo é ajudar nossos leitores a entender um pouco melhor sobre a CocalFest. Confira:

Cocal Comunitário: Cocal terá este mês a CocalFest. Como nasceu a ideia do evento?
Fernando De Fáveri: Cocal do Sul é uma das poucas cidades de nossa região que não possui uma identidade em termos de festa para identificar seu nome e seu povo. Urussanga possui duas grandes festas, a do Vinho e o Ritorno. Criciúma tem a Festa das Etnias, assim como outras cidades: Nova Veneza, Forquilhinha, Morro da Fumaça... A administração municipal convidou várias entidades do município para discutir a criação de uma festa que entrasse para o calendário de festas do estado e prontamente foi formada uma Comissão Central Organizadora, que posteriormente foram dando corpo e formato para festa.

C.C.: Sabemos que Cocal já teve outras festas. A CocalFest seria uma nova tentativa de iniciar uma festa no município? Quais os objetivos do evento?
F.F.: Sim, Cocal já teve outras festas que infelizmente não tiveram sequência. Os motivos não sei, mas acredito que esta festa vai marcar, até porque ela acontece no primeiro ano deste mandato, o que proporcionaria a realização de quatro edições. Se isso acontecer seria muito difícil o futuro gestor municipal não dar sequência à CocalFest, que tem por objetivo comemorar a emancipação político administrativa de nossa cidade, que completa 22 anos. A ideia é manter viva a tradição de nossos antepassados, resgatando a cultura, proporcionar cultura e lazer as famílias, valorizar nossos artistas, criar oportunidade de renda as entidades através da gastronomia, divulgar nossa cidade e seu povo.

C.C.: Poderia nos relatar como estão os preparativos para a CocalFest? E quem são os envolvidos com a organização?
F.F.: Os preparativos estão seguindo um cronograma muito bem elaborado pela CCO, que é dividida pela diretoria mais sete assessorias, sendo elas Divulgação, Segurança, Cultural, Saúde, Ornamentação, Gastronomia e Infraestrutura. Presidente: Fernando De Fáveri. Vice-presidente: Juarez Fogaça. Tesoureiro: José Stopassoli. Secretária: Cristina Corrêa
Assessoria de Divulgação: Maria Luiza Da Rolt e Claudio Fernandes Assessoria de segurança: sargento José Américo, sargento Nelson Oliveira da Silva e Evandro Rodrigues. Assessoria Cultural: Neide Pelegrin, Luciane Leal, Fabiano Francisco, Clédio Fachin, Nelson Rosso e Raquel Quarezemin. Assessoria de Saúde: Sinara Milanez. Assessoria de Ornamentação: Janína Zacaron, Zuleide Tavares e Marciana Scarpato. Assessoria de Gastronomia: Mariléia Pereira, Margaret Guse, Angela Anjo e Lordete Macari. Assessoria de Infraestrutura: Elvio Scarpato e Ricardo Machado.

C.C.: Como a comunidade pode se envolver na CocalFest?
F.F.: A participação comunitária acontece das seguintes maneiras:
- através de associações e/ou entidades organizadas na gastronomia com lucro para entidade;
- através de participações artísticas e culturais com exposição dos trabalhos de grupos de mães, apresentação de bandas, grupos, corais, valorizando os valores da terra;
- ajudando a divulgar a festa;
- o convite via redes sociais;
- a presença e participação durante as festividades.

C.C.: Quais as atrações e programação da festa? Aproveite e convide nossos leitores para participar.
F.F.: As atrações são ecléticas, teremos do Gospel ao Rock, do sertanejo universitário ao samba e pagode, do erudito ao hard core. Serão 33 atrações, sem contar com as apresentações do Festival Municipal de Dança, que ocorre no Ginásio Municipal. Aproveito a oportunidade para convidar em especial aos cidadãos sul cocalenses para participarem desta festa que enaltecerá o nome de nossa cidade. O exemplo de participação deve ser nosso, para depois termos turistas, essa é uma primeira edição de muitas que virão, e que no futuro poderá ser contemplada e agregada com as flores, a indústria e o comércio, unindo numa só festa as edições anteriores. A CocalFest não é da Prefeitura, da Câmara ou das entidades, a CocalFest é da cidade, é do seu povo, por isso a necessidade do empenho e da participação de todos, para que as próximas edições se superem em público e atrações, pois esta cidade merece uma festa a sua altura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.