sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Opinião: Porque se sindicalizar?

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

É preciso trabalhar para sobreviver. Esta é uma verdade em que todos precisam passar. Até é possível sobreviver de outras formas, mas em nosso sistema somos preparados para trabalhar. Faz-se uma faculdade, não pensando no conhecimento, mas sim nas oportunidades do mercado de trabalho. Talvez por isso os psicólogos aumentem os números de atendimentos. Trabalhar é preciso e já que isso é necessário, como garantir direitos e não ser explorado?

A forma histórica comprovada de conquista de direitos se dá pela organização coletiva, dos trabalhadores em forma de agremiação sindical, cada categoria possui sua organização. O teórico comunista e crítico do sistema capitalista Karl Marx no manifesto do partido comunista expressou “Trabalhadores de todo mundo uni-vos”. Esta união demonstrou a capacidade das conquistas. No Brasil as lutas sindicais também são responsáveis pela articulação de forças populares. Lembremos a luta pela redemocratização do país na década de 1980 e final de 1970. Os trabalhadores criaram estruturas de lutas e com isso muitas conquistas.

Há um tempo os sindicatos vêm sendo sucateados por vários motivos: estruturas pesadas, lideranças viciadas, sindicatos ligados aos patrões, influencia político-partidária e o pior de tudo, a falta de pessoas que se colocam disponível a participar. Qualquer estrutura, até mesmo uma empresa, se não inovar-se, abrir-se, refletir e avaliar tende ao fracasso. Mas, na questão sindical, o maior problema é a recusa dos trabalhadores a se engajar nas lutas. Não é o presidente ou o liberado que faz a luta. São todos os trabalhadores.

O Brasil saiu às ruas em junho e usou do slogan #OGiganteAcordou. Bravo e justo, porém acordar e não participar não muda nada. É preciso se filiar ao sindicato. Lutar pelos direitos, debater propostas. Não existem conquistas porque o patrão é gente boa. Claro que irão justificar: nada adianta, eu não gosto daquele presidente, eu não gosto da “politicagem”. Bem, se você não concorda, entre lá e participe. Entre lá e mude, opine! Sobre a “politicagem”, você fica quieto e esta fazendo a mesma politicagem!

É preciso fazer parte e fazer acontecer. Qual sua categoria sindical? Quem é seu sindicato? Filie-se! Participe!

Um comentário:

  1. Rodrigo parabéns pela matéria! Sou sindicalizada ao Sindicato dos Servidores Públicos de Cocal do Sul(SISERP). Com certeza uma classe organizada faz a diferença. Filie-se também, você que é Servidor Público ao SISERP.
    Marlene Cancellier Nunes - Cocal do Sul

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.