sábado, 24 de agosto de 2013

Diocese de Criciúma celebra 15 anos

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

A Diocese de Criciúma está celebrando neste domingo (25/8) um grande encontro com as suas mais de 500 comunidades e 30 paróquias da região sul do Brasil. O encontro ocorre no Santuário do Caravaggio e tem como programação completa: 14 horas - Chegada de caravanas; 16 horas - Show com Antônio Cardoso; 17h30 - Santa Missa; 18h30 - Lucernário; 19 horas - Benção final.

Dois grandes momentos serão a celebração eucarística e o show do cantor e compositor católico Antônio Cardoso, natural de Miguel Calmon (BA).

Para o padre Joel Savio, coordenador diocesano de pastoral em declaração ao Cocal Comunitário, “celebrar 15 anos de ação pastoral é importante para, ao mesmo tempo, recordar tudo que já foi realizado e sonhar com tantas outras que virão”. Ele lembrou a importância da celebração dos 15 anos e explicou porque a celebração se chama concentração das comunidades. “A comunidade é a reunião de fiéis em torno de um mesmo mestre. Nosso mestre é Cristo e na comunidade fazemos o verdadeiro e autêntico encontro pessoal com Cristo. Como nas comunidades acontece esta vivencia cristã, celebramos a unidade destas 541 comunidades que compõem nossa Diocese”, comentou.

Um pouco do histórico da Diocese de Criciúma

Às 15 horas, do dia 15 de agosto de 1998, o Ginásio Municipal de Criciúma ficou pequeno para acomodar aquela multidão. Com espírito preparado, após o período de passagem da imagem do padroeiro São José por todas as paróquias e a motivação feita através da Oração pelo Bispo e pela Diocese, os católicos presenciaram e participaram da grande celebração. A cerimônia marcada para acontecer de forma campal, na Praça Nereu Ramos, ao lado da Catedral, teve de ser transferida por causa do tempo chuvoso. Dom Paulo Antonio de Conto acolheu o povo a si confiado. A leitura da Bula Papal Sollicitus De Spirituali Bono (Solícito pelo Bem Espiritual de seus Fiéis), feita pelo chanceler, padre Gregório Michels, seguida pela entrega do báculo, feita por Dom Hilário Moser, oficializaram o início da missão do primeiro bispo.

A criação da Diocese, em 27 de maio de 1998, pelo Papa João Paulo II, teve por objetivo atender de forma mais efetiva os serviços de pastoral e comunidades. Estas últimas, que hoje somam um total de 541, na época da Diocese de Tubarão eram 857, organizadas por meio de 53 paróquias, sob a missão de Dom Hilário Moser.

Após o período em que ficou vacante (de 2008 a 2009), sob a missão de padre Wilson Buss, que assumiu a função de Administrador Diocesano, o Papa Bento XVI confiou a Diocese de Criciúma, aos 16 de setembro de 2009, ao pastoreio de bispo Dom Jacinto Inacio Flach. (histórico retirado do Site da Diocese de Criciúma).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.