segunda-feira, 29 de julho de 2013

Opinião: Quem tem medo da reforma política?

por Rodrigo Szymanski 
- cocalcomunitario@gmail.com

É nítido e sem dúvida alguma que este sistema político atual, cansado e desgastado, não serve mais para o povo ou para maioria da população (embora às vezes pense se o povo acha mesmo este sistema falido ou apenas eu). A política atual é feita por partidos políticos sem ideologias, sem participação popular. É teoricamente feita para o povo e não com o povo. Infelizmente cada partido possuem seus “caciques”, normalmente de famílias tidas como “tradicionais” e de poder econômico elevado. Temos a impressão, ou melhor, a certeza que política é para poucos: para aqueles poucos que sempre mandaram e sempre tiveram poderes aquisitivos econômicos.

Há uma frase diz "Tudo é política, mesmo que o político não seja tudo". Talvez, é preciso reaprender que a política faz parte da vida, e lembro aqui a frase de um querido amigo, o padre Ludgero Buss (in memoriam), que muitos devem se lembrar dos tempos dele em Cocal. “Poítica é o simples ato de tomar banho”, é a tomada de decisão, que irá fazer bem para você que se beneficia com o banho, mas também para todos que estão próximo de você. Tudo é política, mesmo que os políticos não sejam tudo neste mundo. Mas quando se fala em política logo se pensa nos candidatos dos partidos políticos, nos vereadores e no prefeito. Mas seriam eles responsáveis pela mudança?

Acredito que não, pois não tenho fé neste modelo partidário, e em nossos representantes (não estou aqui chamando-os de corruptos, só estou dizendo que não acredito que os “representantes do povo” farão pelo povo acima das decisões partidárias).

O atual modelo político é partidário e, mesmo discordando das formas, acho a agremiação política partidária é necessária. Mas hoje os partidos não escutam as ruas, são partidos de “caciques” de decisões de interesses de “empresários”(claro, os mesmo investem muito dinheiro). É preciso mudar isso, hoje quem diz que “vota na pessoa não no partido” é um tanto quanto ignorante, pois primeiro o mandato é do partido, e é quase impossível (salvo exceções) que um “politico” passe por cima da decisão de seu partido. Então, você até pode escolher seu candidato por quem ele é, mas quem manda é o partido.

Disso tudo, quem tem medo da reforma política? De um plebiscito? De uma constituinte (já descartada pela elite). Não podemos temer as mudanças, é preciso PARTICIPAR para assim mudar. Somente a participação muda a Política. E uma participação comprometida com o coletivo, com a comunidade, e não somente com os interesses individuais. Enquanto os interesses individuais serem mais fortes que o coletivo nada vai mudar.

Diz o poeta Bertold Brecht
“Nada é impossível de mudar
Desconfiai do mais trivial, na aparência singelo.
E examinai, sobretudo, o que parece habitual.
Suplicamos expressamente: não aceiteis o que é de hábito como coisa natural, pois em tempo de desordem sangrenta, de confusão organizada, de arbitrariedade consciente, de humanidade desumanizada, nada deve parecer natural nada deve parecer impossível de mudar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.