sexta-feira, 7 de junho de 2013

Audiências Públicas debatem saneamento básico em Cocal

por Rodrigo Szymanski
 - cocalcomunitario@gmail.com

Duas audiências públicas debateram o saneamento de Cocal do Sul, contemplando a zona rural e urbana esta semana. A assessoria do projeto de saneamento básico da saúde esta sobre o comando técnico do Iparque da Unesc. O projeto é coordenado por engenheiros civis, ambientais e químicos. A audiência previa escutar a comunidade sobre os problemas relacionados aos saneamentos da cidade. Na terça-feira, cerca de 20 pessoas estiveram presente no Rio Comprudente, debatendo o saneamento nas zonas rurais e na quarta-feira cerca de 35 pessoas estiveram na Câmara de Vereadores para debater o saneamento na região urbana.

Foi apresentado os dados no município, as propostas de investimentos e depois aberto a comunidade para se colocar os problemas enfrentados. os maiores questionamentos da população foram a água suja e dos esgotos sem tratamento, que vão direto para o rio.

A Unesc tem um prazo de oito meses para concluir o plano de saneamento. Segundo os técnicos da Unesc a Lei de Saneamento Básico 11.445/2007 estabelece a politica de saneamento e após o projeto será realizado um conferencia e a criação de um conselho de saneamento básico na cidade.

Saneamento não é somente o esgoto da cidade, esclareceu os técnicos. O processo de coleta de água, tratamento e distribuição, os esgotos e a coleta de lixo fazem parte do processo de saneamento.

Para o tratamento de esgoto será realizado no primeiro momento uma de cinco bacias de tratamento de esgoto que atingira metade da população e terá um custo de R$ 10.134.788,72, com recurso da Funasa.

Uma curiosidade sobre a água: em Cocal é consumido 151,64 litros de água dia por habitante.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.