sábado, 25 de maio de 2013

Quando a matemática vira uma diversão

por Rodrigo Szymanski

Neste sábado (25/5) os alunos das escolas Demétrio Bettiol e Cristo Rei, do sexto ao nono ano, participaram do primeiro simulado, intitulado de 1º Olimpíada de Matemática das escolas municipais de Cocal do Sul. São quase duzentos alunos que participaram da prova, no Demétrio.

“Nós ficamos muito surpresas com a participação dos alunos, afinal de contas foi um convite, ou seja, não é uma aula de reforço. Estamos oferecendo apenas conhecimentos matemáticos. Muitos talentos já foram encontrados por meio da Olimpíada. Para a Olimpíada são oferecidos diversos materiais para estudo como aulas em vídeos e bancos de questões para treinamento, mas os alunos sentem-se desmotivados a estudar sozinhos. O apoio, a orientação e a intermediação dos professores são fundamentais nesse processo de aprendizagem. O trabalho realizado em grupo proporciona uma interação que amplia a visão dos alunos e os estimula a resolver problemas”, comentou a professora Ana Lúcia.

Clubinho da Matemática

Para  aprofundar os conteúdos de Matemática dos alunos das escolas municipais de Cocal do Sul estão participando do projeto Clubinho da Matemática. Mais de 100 alunos participam da iniciativa semanalmente. Esta é uma forma de incentivar a dedicação dos alunos que irão participar das Olimpíadas Nacional de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no dia 4 de junho, além de proporcionar maior embasamento para a realização de cursos e até para os diversos concursos em nível médio. O projeto é desenvolvido pelas professoras Diana Morona, Maria Albertina e Ana Lúcia Pintro.

“Este ano, as escolas municipais de Cocal do Sul encaminharão para a segunda fase da OBMEP um total de 38 alunos. As escolas Demétrio Bettiol e Cristo Rei encaminharão cada uma, sete alunos do Nível 1 e 12 do Nível 2. Todos esses alunos serão convidados a participar do Clubinho de matemática onde receberão apoio e treinamento”, destacou Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.