sexta-feira, 5 de abril de 2013

Conferência de Educação em pauta no Legislativo

por Rodrigo Szymanski

A secretária de Educação de Cocal do Sul, Raquel Quarezemin, usou da tribuna na última terça-feira (2/4) para falar sobre a organização da Conae (Conferência Nacional de Educação). 

Até fevereiro de 2014 ocorre as assembleias municipais, regionais e estaduais, juntamente com debates sobre Educação nas escolas e comunidades locais. Pode também acontecer conferências livres de educação, chamadas por organizações desvinculadas ao poder público. 

O tema central da conferência é “O Plano Nacional de Educação na articulação do Sistema Nacional de Educação: participação popular, cooperação federativa e regimento de colaboração”.

Cada município deve escolher dois eixos a serem debatidos no total de sete. O nosso município escolheu os eixos “2 - Educação e diversidade: justiça social. Inclusão e direitos humanos” e o eixo “3 - Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente”.

Os cronogramas das atividades das conferências:
- Conferências livres podem ser organizadas durante todo ano de 2013
- Dia do CONAE nas escolas será 24 de abril
- A conferência municipal de educação será no dia 16 de maio e a estadual até setembro de 2013.

Na última quarta aconteceu uma reunião preparatória para o início dos trabalhos com a comunidade.

Um comentário:

  1. Falando em educação...
    Está na hora de começar a olhar melhor para as escolas de Cocal do Sul. Começando pelo Schuler.
    Que além do teto estar quase caindo sobre as cabeças dos alunos, agora estão "entulhando" alunos fazendo duas turmas tornar-se uma só em alguns casos.
    Todos sabem que para um bom aprendizado eles precisam de no mínimo um local seguro para as aulas, sem contar que a quantidade excessiva de alunos na mesma sala de aula, gera desconcentração tanto da parte dos alunos, quanto dos professores, fazendo com que a qualidade e produtividade caia radicalmente. Vamos dar mais valor na educação minha gente, está na hora de parar com demagogias e colocar a mão na massa realmente. Ambientes de riscos e salas cheias não contribuem para uma educação de qualidade.
    Os alunos devem sentir orgulho da escola onde estudam e não vergonha.

    ResponderExcluir

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.