domingo, 24 de março de 2013

Tuberculose tem cura. Preste anteção!

por Davi Carrer

Neste domingo (24/3) se comemora o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e a Secretaria de Saúde de Cocal do Sul inicia amanhã (25/3) uma semana de ações de prevenção à doença. As atividades ocorrerão em todas as Unidades de Saúde e nas escolas, quando será distribuído material educativo e repassado orientação a população sobre a doença, métodos de precaução e tratamento.

Cocal possui um Programa de Combate à Tuberculose desde 2005, que já registrou 23 casos da doença. “A tuberculose é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões. A transmissão é pelo ar, na balada, no trabalho ou em qualquer outro ambiente. A transmissão ocorre de forma direta, de pessoa a pessoa, ao expelir, falar, espirrar ou tossir. Cada paciente pulmonar bacilífero (BK+), se não tratado, pode infectar em média, de 10 a 15 pessoas por ano”, informou o médico Pedro João Snoeyer.

O médico também orienta para que “Todo paciente com tosse crônica por mais de 15 dias deve ser examinado. Aqueles que possuírem tosse com catarro e sangue, a probabilidade é ainda maior para que seja tuberculose. Neste caso é preciso fazer um diagnostico diferencial”, afirmou Snoeyer.

Os sintomas mais comuns são tosse seca contínua no início, com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue, cansaço excessivo, febre baixa, sudorese noturna, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão, fraqueza e prostração.

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt – Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Cocal do Sul)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.