sábado, 30 de março de 2013

PM inibe parte da Malhação de Judas

por Davi Carrer

Há alguns anos a cidade de Cocal do Sul sofre com atos de baderna nas sextas-feiras Santa e ontem (29/3) não foi diferente na Malhação de Judas. Durante a noite houve estouro de roxões e foguetes, no Centro da cidade, e queima de pneus nos bairros, segundo relato de cidadãos, mas confirmado até agora apenas no Bairro Jardim Elizabeth.

A Polícia Militar esteve presente fazendo rondas e abordagens aos cidadãos, inibindo parte dos atos. A foto registrada pelo Cocal Comunitário é na Rua Paulino Búrigo, no Centro da cidade. Independente de destino ou motivo a PM parava alguns veículos e revistava os ocupantes.

Uma viatura da PM, inclusive, cruzou três terrenos privados, que, quando os donos deixam os portões abertos, criam uma ligação entre a Paulino Búrigo e a Avenida Polidoro Santiago.

Entenda a Malhação de Judas

A Malhação de Judas é uma tradição católica em que as pessoas surram um boneco forrado de serragem. Em Cocal do Sul a brincadeira ocorria quando os pais construíam bonecos com serragem, balas e moedas, e penduravam estes bonecos em postes na sexta-feira Santa.

No sábado pela manhã as crianças e adolescentes andavam pela cidade procurando estes bonecos para atirar pedra, com o objetivo de conseguir as balas e moedas, além de derrubar o boneco.

Com o passar dos anos a brincadeira virou baderna, os bonecos começaram a ser derrubados ainda na madrugada e em seguida queimados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

As manifestações aqui expressas são de cunho pessoal, ficando a responsabilidade do mesmo ao cidadão, que tem total liberdade de expressão.

Todos os comentários serão postados, desde que não contenham ofensas pessoais.